[ APRESENTAÇÃO ]
Missão do Curso
A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Transporte Aéreo da FAERO é: “Formar um profissional especialista para o exercício de funções relacionadas com as atividades de gestão do transporte aéreo de pessoas e cargas, com zelo pela qualidade em todos os processos e com posicionamento crítico/reflexivo frente ao contexto organizacional e social de atuação”.
Objetivo do Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Transporte Aéreo tem por objetivo geral: “Promover a formação de um profissional especialista na área de gestão de empresas e setores relacionados com o transporte aéreo e de um cidadão envolvido com a promoção humana, com um posicionamento crítico/reflexivo e com a sustentabilidade sócio-ambiental, para que seja capaz de atuar com qualidade e efetividade nos diversos segmentos da aviação civil do País”.
[ CALEDÁRIO ACADÊMICO FAERO ]
Baixe aqui o calendário acadêmico 2017
[ CATÁLOGO ACADÊMICO ]
Baixe aqui o catálogo acadêmico 2017
[ PERÍODO DE INSCRIÇÃO ]
Período de Inscrição:
03/01/17 a 31/01/17
Matrículas:
03/02/17 a 10/02/2017
[ PROCESSO SELETIVO ]
Credenciada pela Portaria MEC Nº 1.475 de 07/10/2011 – Publicada no DOU em 10/10/11
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM TRANSPORTE AÉREO
Reconhecido pela Portaria MEC nº 326/2016 – Publicada no DOU nº 141, de 25/07/2016
Edital Nº 08 FAERO 2016 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA 2017/1º SEMESTRE.
1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
As inscrições serão efetuadas no período de 17 de Outubro de 2016 a 31 de Janeiro de 2017.
2. LOCAL DA INSCRIÇÃO:
Secretaria Acadêmica da Aero TD, localizada à Rua Marechal Guilherme, 127 – Centro, na cidade de Florianópolis – Santa Catarina, no horário: das 09h às 20h.
3. DOCUMENTOS, E VAGAS:
a) Documentos: fotocópia do documento de identidade e do Certificado / Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (com notas ou conceitos legíveis).
b) Vagas: 40 (quarenta) – turno noturno.
4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
A seleção será feita, considerando-se a nota obtida na Redação sobre “temas da atualidade” e a média das notas do Ensino Médio ou a nota obtida no ENEM.
a) A Redação será elaborada pelo candidato no ato da inscrição ou em data a ser agendada na Instituição. O local de realização da redação é nas dependências da FAERO.
b) A média das notas do Ensino Médio será calculada pela Instituição com base do Histórico Escolar do candidato, no qual deve conter as notas ou conceitos das disciplinas.
c) A nota obtida no ENEM será aceita a partir da entrega do documento oficial expedido pelo órgão competente.
5. INÍCIO DAS AULAS – 1º SEMESTRE DE 2017:
As aulas do Curso Superior de Tecnologia no Transporte Aéreo da FAERO iniciarão no dia 06 de Fevereiro de 2017.
Florianópolis, em 14 de Outubro de 2016.
Profª Donaide Pereira Ibañez
Diretora – FAERO
[ MERCADO DE TRABALHO ]
Em função de sua tradição turística, Florianópolis está despontando como um dos destinos turísticos mais conhecidos do mundo, tendo sido destaque em jornais e revistas, inclusive o New York Times. Em razão dessa projeção, a cidade e região têm recebido um número de turistas bastante significativo, requerendo uma estrutura de transporte e de recursos humanos com qualidade, na área de avião civil.
Florianópolis se firmou, nos últimos anos, como um dos principais destinos turísticos de lazer e de negócios do Brasil, operando em seu aeroporto local um total de sete companhias aéreas, conforme listadas abaixo:
Além do aeroporto internacional Hercílio Luz de Florianópolis, Santa Catarina possui mais dois grandes aeroportos situados em Navegantes (110 km de Florianópolis) e em Joinville (180 km distante da capital catarinense). Conta, ainda, com vários outros aeroportos menores no Estado. Toda essa infraestrutura na área de aviação civil tem uma demanda reprimida de recursos humanos, devidamente capacitados, para atender ao afluxo de pessoas que utilizam esse meio de transporte.
Aeroporto Hercílio Luz – Florianópolis
O aeroporto Internacional Hercílio Luz, situado em Florianópolis, em função dessa demanda, vem merecendo por parte do poder público, através da INFRAERO, uma atenção especial, promovendo sua ampliação e melhorias.
Nessa reforme foram inaugurados um novo terminal de cargas e de passageiros e outras benfeitorias. Mesmo com as melhorias implementadas o aeroporto, hoje, com capacidade para 1,2 milhões de usuários por ano, já tornou seu terminal de passageiros modesto para o crescimento de Florianópolis e região. Por isso, em breve, a cidade ganhará um novo aeroporto, com capacidade para receber 2,7 MILHÕES DE PASSAGEIROS POR ANO.
Toda essa nova estrutura do Aeroporto Internacional Hercílio Luz necessitará de uma correspondente estrutura de pessoal, devidamente qualificada, cuja função a instituição AEROTD pretende assumir, através dos cursos em nível técnico e profissionalizante já implantados: Curso de Comissário de Voo, de Piloto Comercial e Piloto de Helicóptero; Cursos Técnicos de Mecânico de Manutenção de Aeronaves.
Por intermédio dos cursos superiores de tecnologia previstos no PDI da Faculdade de Tecnologia AERO TD (Gestão do Transporte Aéreo e de Manutenção de Aeronaves), além de cursos de pós-graduação “lato sensu” na área de aviação civil, a instituição pretende atender de maneira satisfatória a necessidade de profissionais para o setor de aviação civil de Santa Catarina.
Assim, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Transporte Aéreo, objeto deste PPC pretende atender a uma demanda de profissionais para atuar na gestão dos serviços aeroportuários e de empresas de aviação civil. As atividades de gestão a serem desempenhadas pelos futuros egressos desta instituição podem ser desenvolvidas de forma autônoma ou em empresas de transporte aéreo regular, não-regular, na aviação privada, na aviação aero desportiva, na indústria aeronáutica, nas organizações públicas do Sistema de Aviação Civil – SAC, (ANAC, INFRAERO) e nos segmentos de apoio às operações e atividades sob responsabilidade de órgãos do Comando da Aeronáutica.
Portanto, o campo de trabalho do profissional egresso deste curso é amplo e promissor na região e, certamente, oferecerá oportunidades de emprego e trabalho aos profissionais que concluírem este curso.
PERFIL E COMPETÊNCIAS DO EGRESSO DO CURSO
O profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Transporte Aéreo da FAERO deve possuir competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) coerentes com o perfil profissional requerido para o desempenho das funções de “planejamento logístico e operacional de um sistema de transporte aéreo; Gerenciamento dos recursos humanos e materiais para o desempenho de diversas tarefas; Planejamento e implementação de serviços de logística de carga e de passageiros; promoção de inovação e mudanças técnicas e tecnológicas dos sistemas e processos; aprimoramento da gestão das condições de segurança operacional; zelo pela qualidade da prestação de serviços, da saúde ocupacional e da proteção ambiental em todos os processos da aviação civil”.
Conforme estabelece as diretrizes curriculares nacionais, o Eixo Tecnológico de Infraestrutura compreende o domínio das tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte. Contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange obras civis, topografia, transporte de pessoas e bens, mobilizando – de forma articulada – saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação. Características comuns desse eixo são a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética e segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade.
Assim, conforme definido no Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, editado pelo MEC, o profissional egresso deste curso pode atuar nas seguintes funções:
- Despachante Operacional de Voo;
- Gerente ou Supervisor em Aeroportos;
- Gerente ou Supervisor de Empresa Aérea;
- Operador de Atendimento Aeroviário;
- Funcionário Público de organizações e setores ligados à Aviação Civil (INFRAERO, ANAC, etc).
[ MATRIZ CURRICULAR ]
A matriz curricular proposta para o curso observa as diretrizes curriculares e ao Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia em vigência no País. Além disso, o currículo foi elaborado levando em conta a evolução da sociedade e do mercado de trabalho, buscando dar um suporte adequado à formação de um profissional apto ao exercício de suas funções, com qualidade e responsabilidade.
A matriz curricular proposta para o curso encontra-se a seguir: