O Curso de Ciências Aeronáuticas, com Habilitação em Piloto de Linha Aérea foi autorizado através da Portaria/MEC nº 370, de 20 de abril de 2018 e é organizado conforme as diretrizes curriculares do curso aprovadas pelo MEC. Atende, também a regulamentação profissional da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Ao final do Curso o aluno será diplomado como Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

O Curso é oferecido em seis fases de aproximadamente seis meses cada, permitindo a conclusão em até três anos. A Matriz Curricular prevê aulas teóricas e também a parte prática de voo.

O profissional formado pelo curso de Ciências Aeronáuticas chegará ao mercado de trabalho com competências para desempenhar diversas atividades ligadas à pilotagem de aeronaves. Nós da Faculdade AEROTD chamamos esse profissional de PILOTO 360º

PILOTO 360º terá uma formação baseada em três eixos curriculares, que são:

O Curso de Ciências Aeronáutica da AERO TD, oportuniza aos seus alunos aprendizados teóricos e  de prática do voo. Além das disciplinas do eixo da Formação Aeronáutica, o aluno tem a Formação Humana e Gerencial, com disciplinas que permitem o desenvolvimento de habilidades gerenciais, sociais e humanas, tão importantes para a atividade aérea.

Nós, da AERO TD, entendemos que o piloto que deseja trabalhar no mercado atual, precisa possuir mais do que as capacitações técnicas e práticas, é necessário que ele saiba se relacionar, trabalhar em equipe, comunicar-se com proficiência em inglês, gerenciar crises e possuir uma visão sistêmica das atividades aeronáuticas. E isso é o que chamamos de PILOTO 360º.

Sendo a aviação uma área marcada pela constante troca de informações, pelo contato com outras culturas e pessoas, torna-se essencial que o futuro profissional da aviação civil desenvolva, além da técnica, o lado mais humano, imprimindo-lhe habilidades comportamentais.

Por este motivo é indispensável a formação de profissionais preocupados com a segurança das aeronaves, com a gestão da aviação civil, comprometidos com um posicionamento crítico/reflexivo e com a sustentabilidade socioambiental, para que sejam capazes de atuar com qualidade e efetividade nos serviços desse segmento em nosso país e até mesmo no exterior.

Constata-se, atualmente, um bom crescimento na atividade da aviação comercial. Ficou mais fácil e barato viajar, a infraestrutura vem melhorando e a facilitação da entrada da iniciativa privada no setor do transporte aéreo está ajudando a injetar dinheiro nesse setor, promovendo também a criação de novas rotas e mais oportunidades de trabalho.

Com mais gente viajando, mais profissionais terão a oportunidade de trabalhar no setor para garantir conforto e segurança ao passageiro. Serão necessários mais pilotos, comissários de voo, mecânicos, atendentes aeroviários, operadores de tráfego aéreo, etc.

Por isso, quem investe nas carreiras do setor do transporte aéreo, com certeza terá um futuro promissor. O mercado está precisando de profissionais capacitados e aqueles que já estão se preparando, largam na frente.

A carreira de Piloto de Aeronaves está associada a bons salários e a um ritmo de trabalho dinâmico, sendo uma profissão que mexe com o imaginário das pessoas.

Quem faz o Curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas tem a oportunidade de desenvolver uma visão sistêmica da atividade aérea, pois passa a compreender a inter-relação existente entre os diversos saberes como: gerenciamento de pessoas e crises, legislação e normas da aviação, deontologia aplicada à atividade do aeronauta, psicologia aplicada, empreendedorismo, gestão ambiental e sustentabilidade, geopolítica, logística aplicada, inovação e tecnologia na aviação, dentre tantos outros campos do conhecimento.

É importante destacar que, fazendo um curso superior de Ciências Aeronáuticas você poderá ser contratado em uma Companhia Aérea com um número menor de horas de voo.

O curso de Ciências Aeronáuticas (Bacharelado), com Habilitação de PILOTO DE LINHA AÉREA, da Faculdade de Tecnologia AEROTD permite o desenvolvimento de Competências no decorrer do curso, tais como:

I – Conduzir aeronaves de grande porte com segurança e eficácia, com habilidades de coordenação motora, precisão e exatidão, concentração, raciocínio lógico, abstrato e espacial, rapidez de percepção e atenção difusa;

II – Comunicar-se, com proficiência em inglês, de forma adequada com os órgãos de controle do tráfego aéreo e com autoridades aeronáuticas civis nacionais e internacionais;

III – Ser capaz de utilizar as novas tecnologias usadas em aviões comerciais de grande porte em rotas internacionais;

IV – Comunicar-se, eficazmente, na língua pátria e em inglês, ter capacidade analítica e ética.

V – Efetuar o gerenciamento do voo em todos os aspectos e ser responsável pela gestão de um bom ambiente de trabalho, sabendo administrar recursos humanos, técnicos e materiais;

VI – Exercer liderança, trabalhar em equipe, gerenciar crises e suportar pressões dentro de padrões típicos do contexto profissional, compreendendo o processo como um todo;

VII – Representar, adequadamente, a empresa e o país, devendo, para tanto, desenvolver sua habilidade de interagir positivamente com autoridades representativas do segmento aeronáutico civil nacional, internacional, e outras.

Por que a instituição oferece cursos com qualidade, tendo como diferencial:

  • Professores com excelente titulação acadêmica (Doutores, Mestres e Especialistas);
  • Professores com experiência profissional na área da disciplina que ministra;
  • Professores, Tutores e Monitores com experiência nos cursos presenciais e em EaD (Ensino a Distância);
  • Faculdade credenciada pelo MEC;
  • Escola homologada pela ANAC e com mais de 20 anos de experiência;
  • Moderna matriz curricular para formação do Piloto 360º;
  • Plataforma EaD de fácil entendimento (Moodle);
  • Parceria com Companhias Aéreas para descontos especiais para colaboradores
  • Parcerias com Escolas de Aviação e Aeroclubes, para realização das atividades práticas de voos;
  • E muito mais…

Comprometida com a qualidade na formação dos seus alunos, a Aero TD desenvolveu um programa detalhado de ensino da atividade prática de voo, integrando assim o aprendizado teórico com a prática.

O programa prático de voo foi desenvolvido por meio da colaboração de profissionais das principais Companhias Aéreas brasileiras e das principais instituições de ensino prático de voo no Brasil.

O objetivo do programa é garantir um ensino de qualidade na prática de voo, disponibilizando profissionais prontos para ingressar nas Companhias Aéreas nacionais e internacionais.

Destacamos que as atividades práticas de voo fazem parte da Matriz Curricular do Curso Superior de Ciências Aeronáuticas e são obrigatórias para a integralização da carga horária e oferecimento da Habilitação de Piloto de Linha Aérea.

A regulamentação de todos os procedimentos inerentes às aulas práticas, o aproveitamento de estudos das práticas de voo constam de Regulamento próprio.

Conheça nossos parceiros:

Os alunos que possuem formação aeronáutica (Piloto Privado, Piloto Comercial e outras) podem validar disciplinas teóricas do curso de Ciências Aeronáuticas.

A validação de disciplinas teóricas dos alunos que já possuem cursos profissionalizantes na aérea da aviação deve seguir as regras que estão definidas em regulamento próprio da instituição e estão baseadas no artigo 47, § 2o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no. 9.394 de 20 de dezembro de 1996).

Consulte AQUI no catálogo acadêmico o item 7 (Procedimentos acadêmicos na FAERO).

1ª FASE

  • Português Instrumental
  • Estudos Filosóficos e Socioculturais
  • Metodologia Científica e Introdução ao AVA
  • Comunicação Organizacional
  • Economia Básica
  • História, Legislação e Normas da Aviação Civil
  • Administração
  • Introdução às Ciências Aeronáuticas

2ª FASE

  • Inglês Técnico I
  • Psicologia Aplicada
  • Matemática Básica e Financeira
  • Empreendedorismo
  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
  • Sistema de Segurança Operacional – SSO
  • Conhecimentos Básicos de Aeronaves

3ª FASE

  • Inglês Técnico II
  • Meteorologia
  • Navegação Aérea
  • Física Aplicada
  • Conhecimentos Técnicos de Aeronaves (Avião
  • Teoria de Voo (Aerodinâmica)
  • Regulamento do Tráfego Aéreo Nacional

4ª FASE

  • Inglês Técnico III
  • Geopolítica
  • Medicina Aeroespacial
  • Física Aplicada
  • Sistemas de Aeronaves
  • Conhecimentos Técnicos de Aeronaves – Helicópteros
  • Regulamento do Tráfego Aéreo Internacional
  • Segurança de Voo

5ª FASE

  • Inglês Técnico IV
  • Inovação ma Aviação Civil
  • Logística no Transporte Aéreo
  • Fatores Humanos e Segurança de Voo
  • Gestão de Operações Aeroportuárias
  • Direito Aeronáutico
  • Fraseologia Aeronáutica
  • Gestão de Pessoas

6ª FASE

  • Motores de Aeronaves Convencionais e à Reação
  • CRM – Gerenciamento de Recursos de Equipe
  • Contabilidade de Custos e Orçamento
  • Gestão da Qualidade
  • Peso, Performance e Balanceamento de Aeronaves
  • Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar)
  • Estrutura de Operação e Manutenção de Aeronaves

João Schorne de Amorim

O curso de Ciências Aeronáuticas – Habilitação em Piloto de Linha Aérea da Faculdade AEROTD – é coordenado pelo Prof. JOÃO SCHORNE DE AMORIM, Mestre.

O Coordenador possui graduação no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (Segurança Pública); Bacharel em Direito pela UNIVALI, Especialista em Estratégias de Segurança Pública pela UNISUL e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC.

Sua experiência profissional:

É professor da Faculdade de Tecnologia AEROTD, desde abril de 2017, atuando nas disciplinas de: Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Introdução às Ciências Aeronáuticas e outras das fases profissionalizantes.

É professor da UNISUL em Cursos de Pós-Graduação (Especialização), desde 2008 nas disciplinas de: Logística Aplicada, Direito Administrativo do Trânsito, Gestão do Sistema de Informações, Orientação de TCC, etc.

É Coronel da Reserva Remunerada (aposentadoria) da Polícia Militar e sua última comissão foi no Posto de Coronel Chefe do Estado-Maior-Geral da Corporação, onde trabalhou por mais de 32 anos.

Foi comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar; Instrutor de voo; Examinador credenciado pela ANAC; e Comandante da Unidade Aérea. Acumulou inúmeras horas de voo em missões típicas de segurança pública e defesa civil.

Foi Coordenador Operacional das Operações Aéreas dos Jogos Pan-americanos de 2007 na cidade do Rio de Janeiro.

A AERO TD lhe dá as boas-vindas e está disponível para contribuir com a sua formação profissional.

RESUMO DO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE CCA (EaD) PARA 2020/1º SEMESTRE

1. CURSO:

CIÊNCIAS AERONÁUTICAS EAD

2. PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
30 DE SETEMBRO A 31 DE JANEIRO DE 2020

3. LOCAL DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO – CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO:

4. DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO:

– Fotocópia do documento de identidade;
– Fotocópia do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (com notas ou média legíveis).
– Boletim do ENEM (se for o caso)
– Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais).

5. VAGAS DISPONÍVEIS  E CURSO EaD:

Quadro 01

6. REALIZAÇÃO DA PROVA DO PROCESSO SELETIVO
A prova do Processo Seletivo (Vestibular) realizar-se-á em conjunto (dois cursos) e consiste de uma REDAÇÃO sobre temas da atualidade

a) As provas serão realizadas nas dependências da AEROTD em Florianópolis/SC. Dependendo do número de inscritos provenientes de outras regiões do País, as provas podem ser aplicadas em outras cidades.

Endereço AEROTD: Rua Marechal Guilherme nº 127 – Centro Florianópolis – Cep: 88015-000

b) Para a realização da prova, o candidato deve comparecer à sala, munido de:
– Original e 01 cópia do documento de identificação com foto;
– Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio (com notas ou conceitos legíveis);
– Boletim do ENEM (realizado nos três últimos anos: 2016,2017 e 2018);
– Caneta esferográfica, tinta azul ou preta.

7. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
a) A seleção será feita, considerando-se a nota obtida na Redação sobre “temas da atualidade” ou a nota do ENEM; e a média das notas do Ensino Médio. A nota obtida no ENEM substitui a Redação.

b) A classificação dos candidatos que pretendem ingressar como portadores de Diploma de Ensino Superior será feita com base na média do histórico escolar do curso superior, até o limite de vagas.

c) A classificação dos candidatos será efetuada por ordem decrescente, em cada ETAPA, por curso e conforme a opção do candidato, até p limite das vagas de cada etapa, com base na média aritmética da nota da Redação ou ENEM; e da média do Ensino Médio.

d) Os candidatos classificados, por etapa e curso, devem efetuar a sua matrícula, dentro do prazo definido no Quadro 01, sob pena da perda da vaga.

8. DEMAIS INFORMAÇÕES:
a) Os candidatos não classificados em um dos cursos poderão, existindo disponibilidade de vagas, optar por outro curso de seu interesse, ofertado neste Edital.

b) A confirmação da inscrição ocorre ao ser efetivado o pagamento da taxa e a devida compensação bancária e identificação do candidato. No dia da prova tenha consigo o comprovante (TAXA) original quitado.

c) O candidato que não comprovar a conclusão do ensino médio, mediante a entrega do Histórico Escolar será DESCLASSIFICADO.

d) A matrícula e a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, no curso para o qual foi classificado, dar-se-á conforme Edital próprio. A semestralidade do curso será dividida em até 06 parcelas, sendo a primeira parcela no ato da matrícula e as demais, conforme plano de pagamento, com vencimento até o dia 05 (cinco) de cada mês.

NOTA: Toda a regulamentação do processo seletivo encontra-se no Edital nº 04/FAERO/2019 (completo), disponível no link abaixo:

É uma modalidade de ensino em que o aluno estuda individualmente, frequenta aulas ministradas por professores via web conferência; tira dúvidas com o próprio professor que, também, exerce a função de tutoria e dispõe de uma estrutura tecnológica, de pessoal (monitores) e de material didático (livro, vídeo aulas, exercícios de fixação da aprendizagem), tudo isso para facilitar a aprendizagem do aluno. Ainda, conta com atividades presenciais, na sede e nos polos da instituição. (No semestre 2018/2 as atividades presenciais serão desenvolvidas na sede da faculdade).

Nossos cursos em EaD foram planejados com uma metodologia inovadora (ENSINO HÍBRIDO), onde o professor ministra as aulas de sua disciplina, cujo material foi por ele elaborado. Também, é o professor que ministra as aulas via web conferência e exerce as funções de tutoria (faz o acompanhamento da aprendizagem do aluno, resolve suas dúvidas e orienta no processo de ensino).

Faculdade de Tecnologia AEROTD observa as diretrizes do Referencial de Qualidade para o EaD, definido pelo MEC.


Como são as aulas?

As aulas teóricas se darão por intermédio de um sistema denominado (AVA) – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Conforme o cronograma previsto para as aulas, o sistema de oferta é por disciplina.

Cada disciplina é ofertada em um tempo, pedagogicamente adequado, para trabalhar e estudar todo o conteúdo definido no Plano Instrucional da Disciplina.

Em cada semestre são ofertadas entre 07 e 08 disciplinas, sendo uma por vez. Durante a oferta da disciplina o aluno fará estudos e realizará atividades no AVA, e ao término será aplicada a prova final através do AVA, conforme cronograma.

 

O Sistema de avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem será feita por disciplina. A avaliação é um processo contínuo que tem por objetivo a verificação da aprendizagem e do desenvolvimento das competências do aluno necessárias ao desempenho da futura profissão.

O cálculo da MÉDIA FINAL de cada disciplina será feita por intermédio da “Média Ponderada”, na seguinte proporção:

  1. 30% para o PROVÃO Semestral (presencial), que será realizado ao final do semestre;
  2. 40% para a Prova Final de cada disciplina (Online);
  3. 30% para as duas atividades obrigatórias – AOs (Online).


Qual a estrutura de coordenação dos cursos em EaD?

Os cursos superiores em EaD possuem uma estrutura formada de Equipe Multidisciplinar, encarregada de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades e processos de cada curso. A composição da equipe pode variar na medida em que forem sendo implantados os cursos na modalidade EaD, bem como pela especificidade e o nível de cada curso.
Atualmente, está definida a seguinte estrutura:

Professor do quadro da instituição, com formação na área do curso. É responsável pela gestão acadêmica do curso, juntamente com o NDE.

Professor do quadro da instituição, com formação e experiência em educação a distância. É o responsável pela coordenação técnica e operacional das atividades inerentes ao EaD.

Profissional (professor ou funcionário) com formação e experiência em gestão e tutoria na EaD. É o responsável pela coordenação, efetuando a gestão acadêmica e administrativa do polo, para todos os cursos em funcionamento. Coordena a comunicação e interação com a coordenação do curso, com a equipe multidisciplinar e com a Coordenação do NEaD na sede. Dá suporte aos professores e alunos na oferta do curso. Em 2018/2 não haverá oferta de Polos.

Profissional (preferencialmente professor) com formação em nível de Pós-Graduação e/ou com experiência em EaD. É responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle do AVA, inerentes a todas as atividades de tutoria que envolve os processos acadêmicos cursos na modalidade EaD.

Profissional com formação e experiência na área pedagógica, especialmente em EaD. É o responsável pela coordenação pedagógica de todos os cursos presenciais e em EaD da instituição.

Professor ou funcionário da instituição, pós-graduado em Designer Instrucional. É responsável pela orientação e supervisão da construção do material didático do curso em EaD (Livro-Texto, atividades, vídeo-aulas, avaliações, etc.). Trabalha em conjunto com a Coordenação do Curso e a Coordenação do NEaD.

É professor, preferencialmente, do quadro docente da instituição, com formação acadêmica na área específica da disciplina do curso, com formação mínima de Especialista. É responsável por elaborar o Plano Instrucional da disciplina, tendo por base o PPC do curso; escrever o material didático (livro, atividades, vídeo-aulas, avaliações, etc.) necessário à disciplina sob sua responsabilidade; e gravar as vídeo-aulas.

É professor da instituição, com formação acadêmica, no mínimo em nível de Especialização, e experiência profissional na área da disciplina do curso. É responsável por planejar, gerenciar e avaliar todo o processo didático-pedagógico do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina sob a sua responsabilidade; efetua a adequação dos conteúdos dos materiais didáticos, para as mídias impressas e digi¬tais; ministra as aulas de sua disciplina via web conferência; e atua, também, como professor-tutor.

É professor da instituição, com formação acadêmica na área do curso, no mínimo em nível de Especialização, e com formação e experiência em tutoria de EaD. É responsável pela mediação do processo de ensino e aprendizagem do aluno, por meio do AVA (acompanhamento da aprendizagem do aluno, resolução de dúvidas e orientação dos estudos e realização das atividades da disciplina). Pode ser exercida, cumulativamente pelo professor-formador.

Professor ou funcionário, com formação acadêmica na área do curso, Especialista (no mínimo) e com formação e experiência em EaD. É responsável pelo acompanhamento e orientação dos alunos no AVA, pelo atendimento ao aluno e pelas atividades administrativas e operacionais do NEaD ou Polo de Apoio Presencial.

1. O aluno pode pedir validação mesmo não tendo concluído o ensino superior?
R: Sim, pode. Para tanto deverá apresentar o Histórico Escolar, o Ementário das disciplinas cursadas, a Carga Horária, bem como os Objetivos da Disciplina.

2. Sobre o diploma se não conseguir fazer as horas de voo até o final do curso, poderá fazer depois e como será feito este controle?
R: Caso o aluno não consiga fazer as horas de voo durante os seis semestres (três anos), o mesmo terá igual período de tempo para concluir as horas de voo.

3. Aluno que ingressa como graduado ou pelo Enem ou até mesmo transferência paga o processo seletivo?
R1: Entrada pelo ENEM – faz normalmente o processo seletivo, pagando-o.
R2: Entrada com Diploma de Curso Superior: não faz o processo seletivo, pois ingressa nas chamadas vagas remanescentes.
R3: Entrada como Transferência: da mesma forma que com a entrada com diploma de curso superior = não faz o processo seletivo, pois ingressa nas chamadas vagas remanescentes.

4. Quando o aluno pede validação de disciplinas de PP e PC ele tem que fazer a primeira fase? Valida somente no segundo semestre? E diminui o tempo ou valor do curso?
R1: Somente pode pedir Validação de Disciplinas (tecnicamente chamado de APROVEITAMENTO DE ESTUDOS) quem já é aluno do Curso. Não há como validar algo sem uma destinação já específica. Não há possibilidade de se analisar a documentação de candidatos para se verificar quais disciplinas poderão ser validadas. Esse é um processo que ocorre durante o exercício do Curso.
R2: Toda e qualquer disciplina pode ser validada a qualquer momento após ingresso no Curso, ou seja, o Requerimento pode ser apresentado para a Coordenação do Curso desde o ingresso na Primeira Fase.
R3: Toda disciplina validada fica isenta de pagamento, sendo que o curso poderá ter o tempo diminuído, conforme cada caso em particular.

5. A partir de qual semestre o aluno poderá dar inicio as horas de voo?
R: Ao final da terceira fase já será possível iniciar o treinamento prático (horas de voo) para o PP – Piloto Privado.

6. A partir de qual semestre o aluno terá o teórico de PP?
R: A partir do término da 3ª fase o aluno terá o teórico de PP – Piloto Privado

DESCRIÇÃO DO CURSO

O Curso de Ciências Aeronáuticas, com Habilitação em Piloto de Linha Aérea foi autorizado através da Portaria/MEC nº 370, de 20 de abril de 2018 e é organizado conforme as diretrizes curriculares do curso aprovadas pelo MEC. Atende, também a regulamentação profissional da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Ao final do Curso o aluno será diplomado como Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

O Curso é oferecido em seis fases de aproximadamente seis meses cada, permitindo a conclusão em até três anos. A Matriz Curricular prevê aulas teóricas e também a parte prática de voo.

O profissional formado pelo curso de Ciências Aeronáuticas chegará ao mercado de trabalho com competências para desempenhar diversas atividades ligadas à pilotagem de aeronaves. Nós da Faculdade AEROTD chamamos esse profissional de PILOTO 360º

PILOTO 360º terá uma formação baseada em três eixos curriculares, que são:

curso ciências aeronáuticas aero td ead

O Curso de Ciências Aeronáutica da AERO TD, oportuniza aos seus alunos aprendizados teóricos e  de prática do voo. Além das disciplinas do eixo da Formação Aeronáutica, o aluno tem a Formação Humana e Gerencial, com disciplinas que permitem o desenvolvimento de habilidades gerenciais, sociais e humanas, tão importantes para a atividade aérea.

Nós, da AERO TD, entendemos que o piloto que deseja trabalhar no mercado atual, precisa possuir mais do que as capacitações técnicas e práticas, é necessário que ele saiba se relacionar, trabalhar em equipe, comunicar-se com proficiência em inglês, gerenciar crises e possuir uma visão sistêmica das atividades aeronáuticas. E isso é o que chamamos de PILOTO 360º.

Sendo a aviação uma área marcada pela constante troca de informações, pelo contato com outras culturas e pessoas, torna-se essencial que o futuro profissional da aviação civil desenvolva, além da técnica, o lado mais humano, imprimindo-lhe habilidades comportamentais.

Por este motivo é indispensável a formação de profissionais preocupados com a segurança das aeronaves, com a gestão da aviação civil, comprometidos com um posicionamento crítico/reflexivo e com a sustentabilidade socioambiental, para que sejam capazes de atuar com qualidade e efetividade nos serviços desse segmento em nosso país e até mesmo no exterior.

Constata-se, atualmente, um bom crescimento na atividade da aviação comercial. Ficou mais fácil e barato viajar, a infraestrutura vem melhorando e a facilitação da entrada da iniciativa privada no setor do transporte aéreo está ajudando a injetar dinheiro nesse setor, promovendo também a criação de novas rotas e mais oportunidades de trabalho.

Com mais gente viajando, mais profissionais terão a oportunidade de trabalhar no setor para garantir conforto e segurança ao passageiro. Serão necessários mais pilotos, comissários de voo, mecânicos, atendentes aeroviários, operadores de tráfego aéreo, etc.

Por isso, quem investe nas carreiras do setor do transporte aéreo, com certeza terá um futuro promissor. O mercado está precisando de profissionais capacitados e aqueles que já estão se preparando, largam na frente.

A carreira de Piloto de Aeronaves está associada a bons salários e a um ritmo de trabalho dinâmico, sendo uma profissão que mexe com o imaginário das pessoas.

Quem faz o Curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas tem a oportunidade de desenvolver uma visão sistêmica da atividade aérea, pois passa a compreender a inter-relação existente entre os diversos saberes como: gerenciamento de pessoas e crises, legislação e normas da aviação, deontologia aplicada à atividade do aeronauta, psicologia aplicada, empreendedorismo, gestão ambiental e sustentabilidade, geopolítica, logística aplicada, inovação e tecnologia na aviação, dentre tantos outros campos do conhecimento.

É importante destacar que, fazendo um curso superior de Ciências Aeronáuticas você poderá ser contratado em uma Companhia Aérea com um número menor de horas de voo.

O curso de Ciências Aeronáuticas (Bacharelado), com Habilitação de PILOTO DE LINHA AÉREA, da Faculdade de Tecnologia AEROTD permite o desenvolvimento de Competências no decorrer do curso, tais como:

I – Conduzir aeronaves de grande porte com segurança e eficácia, com habilidades de coordenação motora, precisão e exatidão, concentração, raciocínio lógico, abstrato e espacial, rapidez de percepção e atenção difusa;

II – Comunicar-se, com proficiência em inglês, de forma adequada com os órgãos de controle do tráfego aéreo e com autoridades aeronáuticas civis nacionais e internacionais;

III – Ser capaz de utilizar as novas tecnologias usadas em aviões comerciais de grande porte em rotas internacionais;

IV – Comunicar-se, eficazmente, na língua pátria e em inglês, ter capacidade analítica e ética.

V – Efetuar o gerenciamento do voo em todos os aspectos e ser responsável pela gestão de um bom ambiente de trabalho, sabendo administrar recursos humanos, técnicos e materiais;

VI – Exercer liderança, trabalhar em equipe, gerenciar crises e suportar pressões dentro de padrões típicos do contexto profissional, compreendendo o processo como um todo;

VII – Representar, adequadamente, a empresa e o país, devendo, para tanto, desenvolver sua habilidade de interagir positivamente com autoridades representativas do segmento aeronáutico civil nacional, internacional, e outras.

Por que a instituição oferece cursos com qualidade, tendo como diferencial:

  • Professores com excelente titulação acadêmica (Doutores, Mestres e Especialistas);
  • Professores com experiência profissional na área da disciplina que ministra;
  • Professores, Tutores e Monitores com experiência nos cursos presenciais e em EaD (Ensino a Distância);
  • Faculdade credenciada pelo MEC;
  • Escola homologada pela ANAC e com mais de 20 anos de experiência;
  • Moderna matriz curricular para formação do Piloto 360º;
  • Plataforma EaD de fácil entendimento (Moodle);
  • Parceria com Companhias Aéreas para descontos especiais para colaboradores
  • Parcerias com Escolas de Aviação e Aeroclubes, para realização das atividades práticas de voos;
  • E muito mais…

Comprometida com a qualidade na formação dos seus alunos, a Aero TD desenvolveu um programa detalhado de ensino da atividade prática de voo, integrando assim o aprendizado teórico com a prática.

O programa prático de voo foi desenvolvido por meio da colaboração de profissionais das principais Companhias Aéreas brasileiras e das principais instituições de ensino prático de voo no Brasil.

O objetivo do programa é garantir um ensino de qualidade na prática de voo, disponibilizando profissionais prontos para ingressar nas Companhias Aéreas nacionais e internacionais.

Destacamos que as atividades práticas de voo fazem parte da Matriz Curricular do Curso Superior de Ciências Aeronáuticas e são obrigatórias para a integralização da carga horária e oferecimento da Habilitação de Piloto de Linha Aérea.

A regulamentação de todos os procedimentos inerentes às aulas práticas, o aproveitamento de estudos das práticas de voo constam de Regulamento próprio.

Conheça nossos parceiros:

Os alunos que possuem formação aeronáutica (Piloto Privado, Piloto Comercial e outras) podem validar disciplinas teóricas do curso de Ciências Aeronáuticas.

A validação de disciplinas teóricas dos alunos que já possuem cursos profissionalizantes na aérea da aviação deve seguir as regras que estão definidas em regulamento próprio da instituição e estão baseadas no artigo 47, § 2o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no. 9.394 de 20 de dezembro de 1996).

Consulte AQUI no catálogo acadêmico o item 7 (Procedimentos acadêmicos na FAERO).

João Schorne de Amorim

O curso de Ciências Aeronáuticas – Habilitação em Piloto de Linha Aérea da Faculdade AEROTD – é coordenado pelo Prof. JOÃO SCHORNE DE AMORIM, Mestre.

O Coordenador possui graduação no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (Segurança Pública); Bacharel em Direito pela UNIVALI, Especialista em Estratégias de Segurança Pública pela UNISUL e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC.

Sua experiência profissional:

É professor da Faculdade de Tecnologia AEROTD, desde abril de 2017, atuando nas disciplinas de: Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Introdução às Ciências Aeronáuticas e outras das fases profissionalizantes.

É professor da UNISUL em Cursos de Pós-Graduação (Especialização), desde 2008 nas disciplinas de: Logística Aplicada, Direito Administrativo do Trânsito, Gestão do Sistema de Informações, Orientação de TCC, etc.

É Coronel da Reserva Remunerada (aposentadoria) da Polícia Militar e sua última comissão foi no Posto de Coronel Chefe do Estado-Maior-Geral da Corporação, onde trabalhou por mais de 32 anos.

Foi comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar; Instrutor de voo; Examinador credenciado pela ANAC; e Comandante da Unidade Aérea. Acumulou inúmeras horas de voo em missões típicas de segurança pública e defesa civil.

Foi Coordenador Operacional das Operações Aéreas dos Jogos Pan-americanos de 2007 na cidade do Rio de Janeiro.

A AERO TD lhe dá as boas-vindas e está disponível para contribuir com a sua formação profissional.

RESUMO DO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE CCA (EaD) PARA 2020/1º SEMESTRE

1. CURSO:

CIÊNCIAS AERONÁUTICAS EAD

2. PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
30 DE SETEMBRO A 31 DE JANEIRO DE 2020

3. LOCAL DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO – CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO:

4. DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO:

– Fotocópia do documento de identidade;
– Fotocópia do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (com notas ou média legíveis).
– Boletim do ENEM (se for o caso)
– Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais).

5. VAGAS DISPONÍVEIS  E CURSO EaD:

Quadro 01

6. REALIZAÇÃO DA PROVA DO PROCESSO SELETIVO
A prova do Processo Seletivo (Vestibular) realizar-se-á em conjunto (dois cursos) e consiste de uma REDAÇÃO sobre temas da atualidade

a) As provas serão realizadas nas dependências da AEROTD em Florianópolis/SC. Dependendo do número de inscritos provenientes de outras regiões do País, as provas podem ser aplicadas em outras cidades.

Endereço AEROTD: Rua Marechal Guilherme nº 127 – Centro Florianópolis – Cep: 88015-000

b) Para a realização da prova, o candidato deve comparecer à sala, munido de:
– Original e 01 cópia do documento de identificação com foto;
– Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio (com notas ou conceitos legíveis);
– Boletim do ENEM (realizado nos três últimos anos: 2016,2017 e 2018);
– Caneta esferográfica, tinta azul ou preta.

7. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
a) A seleção será feita, considerando-se a nota obtida na Redação sobre “temas da atualidade” ou a nota do ENEM; e a média das notas do Ensino Médio. A nota obtida no ENEM substitui a Redação.

b) A classificação dos candidatos que pretendem ingressar como portadores de Diploma de Ensino Superior será feita com base na média do histórico escolar do curso superior, até o limite de vagas.

c) A classificação dos candidatos será efetuada por ordem decrescente, em cada ETAPA, por curso e conforme a opção do candidato, até p limite das vagas de cada etapa, com base na média aritmética da nota da Redação ou ENEM; e da média do Ensino Médio.

d) Os candidatos classificados, por etapa e curso, devem efetuar a sua matrícula, dentro do prazo definido no Quadro 01, sob pena da perda da vaga.

8. DEMAIS INFORMAÇÕES:
a) Os candidatos não classificados em um dos cursos poderão, existindo disponibilidade de vagas, optar por outro curso de seu interesse, ofertado neste Edital.

b) A confirmação da inscrição ocorre ao ser efetivado o pagamento da taxa e a devida compensação bancária e identificação do candidato. No dia da prova tenha consigo o comprovante (TAXA) original quitado.

c) O candidato que não comprovar a conclusão do ensino médio, mediante a entrega do Histórico Escolar será DESCLASSIFICADO.

d) A matrícula e a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, no curso para o qual foi classificado, dar-se-á conforme Edital próprio. A semestralidade do curso será dividida em até 06 parcelas, sendo a primeira parcela no ato da matrícula e as demais, conforme plano de pagamento, com vencimento até o dia 05 (cinco) de cada mês.

NOTA: Toda a regulamentação do processo seletivo encontra-se no Edital nº 04/FAERO/2019 (completo), disponível no link abaixo:

É uma modalidade de ensino em que o aluno estuda individualmente, frequenta aulas ministradas por professores via web conferência; tira dúvidas com o próprio professor que, também, exerce a função de tutoria e dispõe de uma estrutura tecnológica, de pessoal (monitores) e de material didático (livro, vídeo aulas, exercícios de fixação da aprendizagem), tudo isso para facilitar a aprendizagem do aluno. Ainda, conta com atividades presenciais, na sede e nos polos da instituição. (No semestre 2018/2 as atividades presenciais serão desenvolvidas na sede da faculdade).

Nossos cursos em EaD foram planejados com uma metodologia inovadora (ENSINO HÍBRIDO), onde o professor ministra as aulas de sua disciplina, cujo material foi por ele elaborado. Também, é o professor que ministra as aulas via web conferência e exerce as funções de tutoria (faz o acompanhamento da aprendizagem do aluno, resolve suas dúvidas e orienta no processo de ensino).

Faculdade de Tecnologia AEROTD observa as diretrizes do Referencial de Qualidade para o EaD, definido pelo MEC.


Como são as aulas?

As aulas teóricas se darão por intermédio de um sistema denominado (AVA) – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Conforme o cronograma previsto para as aulas, o sistema de oferta é por disciplina.

Cada disciplina é ofertada em um tempo, pedagogicamente adequado, para trabalhar e estudar todo o conteúdo definido no Plano Instrucional da Disciplina.

Em cada semestre são ofertadas entre 07 e 08 disciplinas, sendo uma por vez. Durante a oferta da disciplina o aluno fará estudos e realizará atividades no AVA, e ao término será aplicada a prova final através do AVA, conforme cronograma.

 

O Sistema de avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem será feita por disciplina. A avaliação é um processo contínuo que tem por objetivo a verificação da aprendizagem e do desenvolvimento das competências do aluno necessárias ao desempenho da futura profissão.

O cálculo da MÉDIA FINAL de cada disciplina será feita por intermédio da “Média Ponderada”, na seguinte proporção:

  1. 30% para o PROVÃO Semestral (presencial), que será realizado ao final do semestre;
  2. 40% para a Prova Final de cada disciplina (Online);
  3. 30% para as duas atividades obrigatórias – AOs (Online).


Qual a estrutura de coordenação dos cursos em EaD?

Os cursos superiores em EaD possuem uma estrutura formada de Equipe Multidisciplinar, encarregada de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades e processos de cada curso. A composição da equipe pode variar na medida em que forem sendo implantados os cursos na modalidade EaD, bem como pela especificidade e o nível de cada curso.
Atualmente, está definida a seguinte estrutura:

Professor do quadro da instituição, com formação na área do curso. É responsável pela gestão acadêmica do curso, juntamente com o NDE.

Professor do quadro da instituição, com formação e experiência em educação a distância. É o responsável pela coordenação técnica e operacional das atividades inerentes ao EaD.

Profissional (professor ou funcionário) com formação e experiência em gestão e tutoria na EaD. É o responsável pela coordenação, efetuando a gestão acadêmica e administrativa do polo, para todos os cursos em funcionamento. Coordena a comunicação e interação com a coordenação do curso, com a equipe multidisciplinar e com a Coordenação do NEaD na sede. Dá suporte aos professores e alunos na oferta do curso. Em 2018/2 não haverá oferta de Polos.

Profissional (preferencialmente professor) com formação em nível de Pós-Graduação e/ou com experiência em EaD. É responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle do AVA, inerentes a todas as atividades de tutoria que envolve os processos acadêmicos cursos na modalidade EaD.

Profissional com formação e experiência na área pedagógica, especialmente em EaD. É o responsável pela coordenação pedagógica de todos os cursos presenciais e em EaD da instituição.

Professor ou funcionário da instituição, pós-graduado em Designer Instrucional. É responsável pela orientação e supervisão da construção do material didático do curso em EaD (Livro-Texto, atividades, vídeo-aulas, avaliações, etc.). Trabalha em conjunto com a Coordenação do Curso e a Coordenação do NEaD.

É professor, preferencialmente, do quadro docente da instituição, com formação acadêmica na área específica da disciplina do curso, com formação mínima de Especialista. É responsável por elaborar o Plano Instrucional da disciplina, tendo por base o PPC do curso; escrever o material didático (livro, atividades, vídeo-aulas, avaliações, etc.) necessário à disciplina sob sua responsabilidade; e gravar as vídeo-aulas.

É professor da instituição, com formação acadêmica, no mínimo em nível de Especialização, e experiência profissional na área da disciplina do curso. É responsável por planejar, gerenciar e avaliar todo o processo didático-pedagógico do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina sob a sua responsabilidade; efetua a adequação dos conteúdos dos materiais didáticos, para as mídias impressas e digi¬tais; ministra as aulas de sua disciplina via web conferência; e atua, também, como professor-tutor.

É professor da instituição, com formação acadêmica na área do curso, no mínimo em nível de Especialização, e com formação e experiência em tutoria de EaD. É responsável pela mediação do processo de ensino e aprendizagem do aluno, por meio do AVA (acompanhamento da aprendizagem do aluno, resolução de dúvidas e orientação dos estudos e realização das atividades da disciplina). Pode ser exercida, cumulativamente pelo professor-formador.

Professor ou funcionário, com formação acadêmica na área do curso, Especialista (no mínimo) e com formação e experiência em EaD. É responsável pelo acompanhamento e orientação dos alunos no AVA, pelo atendimento ao aluno e pelas atividades administrativas e operacionais do NEaD ou Polo de Apoio Presencial.

1. O aluno pode pedir validação mesmo não tendo concluído o ensino superior?
R: Sim, pode. Para tanto deverá apresentar o Histórico Escolar, o Ementário das disciplinas cursadas, a Carga Horária, bem como os Objetivos da Disciplina.

2. Sobre o diploma se não conseguir fazer as horas de voo até o final do curso, poderá fazer depois e como será feito este controle?
R: Caso o aluno não consiga fazer as horas de voo durante os seis semestres (três anos), o mesmo terá igual período de tempo para concluir as horas de voo.

3. Aluno que ingressa como graduado ou pelo Enem ou até mesmo transferência paga o processo seletivo?
R1: Entrada pelo ENEM – faz normalmente o processo seletivo, pagando-o.
R2: Entrada com Diploma de Curso Superior: não faz o processo seletivo, pois ingressa nas chamadas vagas remanescentes.
R3: Entrada como Transferência: da mesma forma que com a entrada com diploma de curso superior = não faz o processo seletivo, pois ingressa nas chamadas vagas remanescentes.

4. Quando o aluno pede validação de disciplinas de PP e PC ele tem que fazer a primeira fase? Valida somente no segundo semestre? E diminui o tempo ou valor do curso?
R1: Somente pode pedir Validação de Disciplinas (tecnicamente chamado de APROVEITAMENTO DE ESTUDOS) quem já é aluno do Curso. Não há como validar algo sem uma destinação já específica. Não há possibilidade de se analisar a documentação de candidatos para se verificar quais disciplinas poderão ser validadas. Esse é um processo que ocorre durante o exercício do Curso.
R2: Toda e qualquer disciplina pode ser validada a qualquer momento após ingresso no Curso, ou seja, o Requerimento pode ser apresentado para a Coordenação do Curso desde o ingresso na Primeira Fase.
R3: Toda disciplina validada fica isenta de pagamento, sendo que o curso poderá ter o tempo diminuído, conforme cada caso em particular.

5. A partir de qual semestre o aluno poderá dar inicio as horas de voo?
R: Ao final da terceira fase já será possível iniciar o treinamento prático (horas de voo) para o PP – Piloto Privado.

6. A partir de qual semestre o aluno terá o teórico de PP?
R: A partir do término da 3ª fase o aluno terá o teórico de PP – Piloto Privado

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