Vida em solo de um piloto de aeronaves: entenda a importância das rotinas que são realizadas antes do voo

Se você já teve a oportunidade de ver de perto as rotinas realizadas pelos pilotos antes da decolagem, sabe que elas são muito mais complexas do que estamos acostumados a ver por aí. A vida em solo de um piloto de aeronaves é tão dinâmica quanto a vida no ar.

Aliás, há quem diga que é muito mais trabalhoso preparar o avião para a sua decolagem, do que manter ele voando. Se você está acostumado com a rotina simples de um carro, por exemplo, onde você senta no banco, coloca o cinto, ajeita os retrovisores e dá play no rádio, saiba que um avião requer muito mais etapas, paciência e conhecimento.

A seguir explicamos com mais detalhes como tudo funciona.

A preparação do avião

Seja em um voo solo privado ou em um voo de linha aérea de alguma companhia, antes de toda decolagem o avião precisa passar por diversas etapas até seguir para a pista.

Um voo comercial, por exemplo, inicia sua preparação para até 9 horas antes de sua decolagem. Todo o processo envolve limpeza, checagens de segurança, esvaziamento dos detritos, abastecimento de combustível, reabastecimento de água e comida, controle de bagagem, distribuição da carga no porão, entre outros procedimentos.

Abaixo você pode conferir um ótimo vídeo que explica o passo a passo do processo de preparação de um voo comercial enquanto o avião ainda está no pátio.

Vida em solo de um piloto de aeronaves: as rotinas e checagens

Aqui temos este outro vídeo que já mostra um pouco mais das rotinas feitas durante a entrada da tripulação e passageiros, antes de iniciar a decolagem da aeronave.

Neste último vídeo podemos ver brevemente como é o procedimento padrão de checagens realizado pelo piloto antes de iniciar a decolagem. Aliás, checklist é uma das palavras mais comuns no meio aéreo, tanto na vida em solo de um piloto de aeronaves, quanto no ar. Existem checklists para acionamento da aeronave, para teste de motores, pré-decolagem, pós-decolagem, checklists em voo, de emergência, pré-pouso, após o pouso, para corte dos motores, dentre outros.

Um dos fatores que garante que a aviação seja o meio de transporte mais seguro, depois do elevador (sim, isso mesmo), é o fato de serem exigidas uma série de verificações em diversas etapas da preparação e voo de uma aeronave. Na aviação não há espaço para erros.

O primeiro voo solo

Durante muito tempo, tanto a vida no ar quanto a vida em solo de um piloto de aeronaves, é compartilhada com seu instrutor, que está sempre o acompanhando em todos os procedimentos, desde a decolagem até o pouso, o ajudando nos checklists e colaborando para um aprendizado completo.

No entanto, assim como qualquer bom filho, uma hora é necessário sair debaixo das asas dos pais e voar sozinho. Dessa forma, o primeiro voo solo de um piloto é um marco em sua vida. Apesar de já ter experiência no controle da aeronave, já ter vivido diversas situações, ainda assim é um momento de grande desafio, afinal, é a primeira vez que o piloto voa sem ninguém para lhe prestar suporte. É só ele e a máquina.

É um momento importante também para o instrutor, que aposta no seu pupilo e põe à prova todos os ensinamentos passados.

Para o aluno é a hora onde o fator psicológico pode pesar, tanto a favor, quanto contra. Agora ele está no comando de uma aeronave, é o responsável por todas as decisões, desde o checklist até o pouso.

Talvez por essa pressão de ter que executar diversas checagens e “rituais”, antes mesmo de levantar voo, o aluno pode se sentir ainda mais nervoso, tornando a vida em solo de um piloto de aeronaves, principalmente quando iniciante, muito mais desafiadora.

Decole seu futuro

Já que a vida em solo de um piloto de aeronaves e sua carreira é pautada em checklists, o primeiro item dessa lista para você que quer realizar este sonho é começar agora um uma faculdade de Ciências Aeronáuticas.

Fazendo uma faculdade nesta área você consegue um leque muito maior de opções na carreira, se tornando um piloto completo, com habilidades que vão além do cockpit da aeronave.

Então, não deixe essa oportunidade passar e marque mais este item na sua lista de conquistas rumo ao sucesso!

 

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/07/conheca-os-bastidores-de-um-voo-internacional-que-sai-de-guarulhos.html

https://canalpiloto.com.br/5-dicas-para-seu-voo-solo-nao-ser-uma-ma-experiencia/

http://canalpiloto.com.br/duvida-qual-rotina-de-um-piloto-de-companhia-aerea/

http://canalpiloto.com.br/a-inspecao-pre-voo-alem-do-checklist/

https://aeroacademy.com.br/checklist/

Guilherme-Santos

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário