O idioma espanhol e o mercado da aviação
A região de Florianópolis, por se localizar próxima aos países como Argentina e Uruguai, conta com uma grande concentração de turistas falantes do idioma espanhol.
Segundo o Jornal O Clarín, Florianópolis, ao longo dos anos, tem apresentado fatores econômicos como: custos com hospedagem e alimentação, mais baixos em relação à Argentina e isso faz com que a ilha da magia seja um destino bastante atrativo.
Nesse texto vamos analisar a temporada de 2017/2018 e fazer uma análise de como deve ser a nova temporada 2018/2019 e como o profissional da aviação pode se preparar para atender essa demanda aprimorando o seu idioma espanhol.
Temporada 2017/2018
O presidente da Embratur Vinicius Lummertz informou que em média as empresas de turismo tiveram o crescimento de 4,5%, e que para o primeiro trimestre de 2018 a previsão de crescimento foi de mais 11%.
Ao caminhar pelas ruas de Floripa, principalmente no verão, não é difícil encontrar turistas estrangeiros oriundos de vários países da América Latina. A Santur - órgão de divulgação do Turismo de Santa Catarina, apontou que foram recebidos cerca de 1,5 milhão de visitantes, registrando aumento de 36,3% em relação ao ano de 2016. Esses visitantes são a maioria argentinos e optam principalmente pela região de Canasvieiras pela tranquilidade das praias e soma-se isso também a fatores como: alto custo de vida na Argentina, a diminuição da inflação no Brasil, o crescimento do número de voos charters e também a chegada do terminal de cruzeiros na região de Balneário Camboriú.
Segundo o site Mercado Livre, o Brasil é o destino favorito segundo pesquisa feita por 47% dos participantes, e Florianópolis é responsável por 37.3%, passando o Rio de Janeiro com 18,1%. Em terceiro lugar temos Salvador, com 9,5% e Recife com 7,3%.
Previsões para a temporada 2018/2019
Sem dúvida alguma, o turismo argentino é considerado hoje, um dos grandes fatores de lucro do turismo geral de Florianópolis, para alguns empreendedores, os argentinos são os grandes “salvadores”, contrapondo a queda que normalmente ocorre após o período de festas de final de ano.
Uma situação que tem preocupado alguns empreendedores é a crise que está acontecendo na Argentina, com a taxa de juros chegando a 60% e a desvalorização da moeda o país tem encontrado dificuldades para reequilibrar a sua economia, o que tem registrado uma baixa nas visitas ao Brasil na temporada.
Para contornar isso, o governo do estado, juntamente com as agências e todos os integrantes do setor de turismo (restaurante, hotéis) tem apostado em estratégias para atrair mais os “hermanos” de maior poder aquisitivo, que mesmo aparecendo em menor número, podem gastar mais.
Países como Chile, Uruguai e Paraguai tem entrado em destaque para reforçar a temporada em nosso estado. O portal Decolar, diz que serão lançados pelo menos seis voos charter por semana com origem em Buenos Aires, operando cerca de 40 voos no período de 01 de janeiro a 20 de fevereiro, essa operação deve trazer cerca de 12 mil turistas à ilha.
A partir do dia 06 de novembro, a companhia Low Cost chilena (baixo custo) Sky Airlines irá começar a operar seus voos com o trajeto Santiago – Florianópolis, esse é o início da temporada 2018/2019 na qual o nosso Aeroporto deve receber 09 voos vindos da Argentina, 05 do Uruguai e 03 do Chile.
Em princípio, havia uma certa dose de pessimismo devido à crise econômica, porém segundo o presidente da empresa de turismo (Santur) - Valdir Rubens Walendowsky tem uma visão mais otimista, ao afirmar que os Argentinos devem continuar vindo ao Brasil, abdicando dos destinos mais longos como Caribe, Cancun, Europa e Estados Unidos.
O Profissional da Aviação e o idioma espanhol
Após essa análise do turismo de Florianópolis e como ele é atrativo para os habitantes de países como Argentina, Chile e Uruguai, fica claro que o profissional da aviação deve estar preparado para atender passageiros se comunicando no idioma espanhol.
Segundo o Portal Catho, o idioma espanhol conta com 13% como segundo idioma utilizado nas entrevistas de emprego.
O curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo da AEROTD, ao verificar essa necessidade do mercado, tem em sua grade curricular a disciplina Espanhol Técnico, mesmo para os alunos que chegam ao curso sem nenhum conhecimento do idioma, é possível adquirir um bom vocabulário para ser utilizado no dia-a-dia da aviação. Confira aqui a GRADE CURRICULAR do curso: CLIQUE AQUI!
Invista no seu futuro. Entre em contato com a equipe da AEROTD e sobtenha informações sobre o curso superior ou venha fazer uma visita presencialmente no endereço: Rua Marechal Guilherme, nº 127 – Centro.
Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países