Se você gosta de motores, engrenagens, sistemas elétricos, hidráulicos, todo o tipo de mecânica e os mais avançados componentes tecnológicos, a profissão de mecânico de aeronaves é tudo que você queria. Pra muitos, essa paixão por todo esse universo já é o suficiente para seguir nessa carreira. Mas nós vamos te ajudar a entender um pouco mais do que você pode conquistar ao optar por esse caminho.
Motivos para seguir a carreira de mecânico de aeronaves
Antes de qualquer coisa, saiba que ao seguir esse caminho, você estará se tornando um dos profissionais mais importantes do mundo. São os mecânicos que colaboram para que o transporte aéreo seja o meio mais seguro do mundo. O trabalho de um mecânico de aeronaves é tão importante e tão bem feito que a chance de um acidente fatal a bordo de uma aeronave é de 1 em 11 milhões! Ou seja, é mais fácil ter um acidente por conta de um ataque de tubarão (1 em 3,7 milhões) do que um acidente aéreo.
E além de colaborar para toda a sociedade e para o setor aéreo, ao escolher a carreira de mecânico de aeronaves você também estará colaborando para o seu próprio futuro.
É só prestar atenção nas vantagens que listamos a seguir.
Investimento e tempo de curso menor
Fazer o curso de mecânico de aeronaves não demora tanto tempo e tem um investimento bem menor se comparado a qualquer faculdade e outros cursos profissionalizantes. Em um curto espaço de tempo já é possível se tornar ajudante e aprender na prática e bem de perto todos os segredos da profissão
Setor aéreo em crescimento e com boas oportunidades de emprego
Temos no Brasil uma das cidades com maior frota de helicópteros do mundo: São Paulo. São 192 helipontos cadastrados pela Anac. A estimativa é que, a cada cinco minutos, pelo menos quatro helicópteros decolam ou pousam nos terraços da cidade. Com tantos helicópteros voando por aí, alguém precisa cuidar da manutenção deles. E o mesmo crescimento também acontece no setor de aviação comercial.
Estabilidade e oportunidade de trabalhar em grandes Cias Aéreas
Uma das grandes vantagens da carreira de mecânico de aeronaves é poder trabalhar nas maiores companhias aéreas do Brasil e do mundo. Ao entrar nessas empresas o funcionário pode contar com estabilidade e projeção de carreira. Além disso, pode receber diversos benefícios como auxílio saúde, alimentação, transporte, cursos de aprimoramento, plano de carreira, bonificações e muito mais!
E o salário?
E falando em dinheiro, o piso salarial (salário base e compensação orgânica) de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.191,17, segundo a última convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários . No entanto, um levantamento feito pelo site Live Mondays, mostrou que é comum ver remunerações que ultrapassam R$ 4 mil mensais.
Pare de perder tempo e comece agora mesmo a seguir a carreira dos seus sonhos!
Se chegou até aqui e está lendo entusiasmado e pensando no seu futuro trabalhando com aquelas máquinas incríveis, então é sinal de que você precisa começar a estudar e investir na sua carreira agora mesmo!
Pra iniciar o curso de mecânico de aeronaves da Aero TD o único pré-requisito é ter 18 anos e o ensino médio completo. Simples assim.
Mesmo se não tiver uma unidade da Aero TD perto de você, é possível fazer o curso semipresencial, estudando em casa e indo a nossa escola em Florianópolis-SC ou até um de nossos parceiros de oficinas em outros estados apenas para realização de provas e disciplinas práticas. Confira a página do nosso curso e veja o depoimento de alguns de nossos ex-alunos que já estão empregados, mesmo fazendo o curso à distância. Se você ainda está em dúvida, o depoimento deles vai te provar que o sucesso nesta área só depende de você!
E por falar em trabalhar na área, este curso tem um grande diferencial, pois logo no final do segundo período já é possível fazer uma prova da ANAC e ter o seu CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) que já possibilita o trabalho como auxiliar ou ajudante de mecânico.
Os módulos (períodos) tem duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, que qualifica o aluno sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores.
O segundo é o GMP (Grupo motopropulsor), que habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores. Aqui já é possível fazer a prova da ANAC e tirar seu CCT para trabalhar em setores ligados a esse tipo de habilitação.
O terceiro é o CEL (Célula), que habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem da aeronave).
E o último é o AVI (Aviônicos), que habilita a trabalhar com todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.
Após o curso, que tem duração de dois anos, o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, tendo uma gama variada de opções para trabalhar. Então, não perca mais tempo, inscreva-se e comece agora mesmo a decolar seu futuro!
Amei esse estudo.. Muito obrigadoonline pharmacy
Ola , gostaria de saber o cronograma semanal das aulas , todo dia tem aula ? para quem trabalha resta tempo para estudar esse conteudo ,pois é um conteúdo complexo não ?
Olá Gabriel!
O Curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves EaD (Semipresencial) é na verdade, o curso ideal para você, que mora em lugares distantes, tem horários flexíveis ou não muito comuns em sua escala de trabalho.
Através da internet você pode acessar de casa todas as aulas, seja depois do expediente ou no horário em que estiver disponível. No curso EaD é você quem escolhe o melhor horário para seus estudos.
Você participa de aulas ao vivo, interage em tempo real com professores e outros alunos, tem acesso ao material didático completo 24 horas por dia, sete dias por semana.
O aprendizado teórico é responsável por prepará-lo para as provas da ANAC e para o procedimento prático que você fará em uma das oficinas homologadas parceiras da AERO TD.
Para saber mais você pode enviar uma mensagem para este contato de whatsapp: (48) 9 9681-7971
Grande abraço!
Ola,tenho 37 anos…estou velho pra comecar um carreira como mecanico?
Caro Jean! Obrigado por participar aqui no blog!
Em relação à sua dúvida, não existe um limite de idade, mas assim como outras profissões, quanto maior a idade maior a exigência. No seu caso, garantir uma boa entrevista e mostrar que está bem qualificado para o trabalho te trará grandes oportunidades. Para falarmos com mais propriedade sobre esse assunto, vale dar uma olhada nesse matéria com o Evandro Ferreira, que tem muita experiência com a manutenção de aeronaves e que tem dicas e ensinamentos muito valiosos para os profissionais do setor. Leia aqui: https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/o-que-aprendi-nos-26-anos-na-manutencao-de-aeronaves/
Esperamos que isso possa contribuir e incentivar você a trilhar essa fantástica carreira.
Olá, compensaria eu fazer todos os módulos para procurar um emprego? ou com, por exemplo 2 apenas eu ja posso correr atras e vou fazendo o resto dos modulos ao passar do tempo?
Olá Luis! Aqui mesmo no blog escrevemos outras matérias expicando melhor essa questão sobre a importância do profissional da manutenção de aeronaves ter todas as carteiras.
A aviação é repleta de oportunidades e depende muito do empenho de cada um, tivemos muitos casos de profissioanais que ingressaram no mercado tendo apenas uma das habilitações, mas é imprescindível que todos que querem crescer na carreira continuem sempre estudando, então a nossa dica é procurar ser um profissional completo. Veja essa matéria para que você possa entender mais sobre este assunto: https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/o-que-aprendi-nos-26-anos-na-manutencao-de-aeronaves/
Sou estudante de engenharia mecânica e gostaria de saber se existem engenheiros mecânicos que realizaram esse curso como uma forma de especialização.
Olá Vitor! Ter o Curso Superior em Engenharia Mecânica certamente irá ser um grande diferencial no seu currículo, no entanto, para trabalhar como mecânico de aeronaves você deve cursar em uma escola homologada pela ANAC para poder obter as habilitações necessárias (GMP, Célula e Aviônicos). Nós já encaminhamos o seu contato para a nossa equipe de atendimento para que possam esclarecer essa questão. Grande abraço!