Transcrição do vídeo:
Olá! Sou Professor João Schorne de Amorim
Nos encontraremos como professor na disciplina de Introdução as Ciências Aeronáuticas.
E hoje vou tratar de um assunto muito importante que com certeza irá responder algumas dúvidas que você, que já é piloto as tem.
Vamos tratar da Validação das Disciplinas Teóricas e também a Validação da parte Prática de Voo, ou seja: Como isso ocorre, tanto pela regulamentação pelo Ministério da Educação, como também seguindo as normas da ANAC.
Inicialmente iremos falar sobre a Validação das Disciplinas Teóricas e logo em seguida partiremos para parte prática.
Sobre as disciplinas teóricas. Você tem duas maneiras de validá-las. Até porque você as fez em uma dessas situações:
– Ou você as fez em um curso superior em uma outra faculdade, em outra instituição de ensino superior.
– Frequentou essas disciplinas em um curso profissionalizante de PP, PC por exemplo e até mesmo de PLA, Piloto de Linha Aérea.
Se você fez em um curso superior, portanto em uma instituição de ensino superior o processo é bastante simples.
Você ingressa com requerimento solicitando a validação dessas disciplinas e através de um processo normal, célere seguindo as normas do MEC será avaliado o conteúdo, o nome da disciplina a carga horária dessa disciplina e a compatibilidade dela com a matriz curricular do curso de Ciências Aeronáuticas da AEROTD.
Feito isso, automaticamente essas disciplinas serão validadas.
Nos programas dessas disciplinas vamos encontrar aquelas tipicamentes aeronáuticas. Meteorologia, navegação, regulamento do tráfego aéreo, teoria de voo e etc.
Essa é uma das formas de você ter realizado a sua disciplina em uma instituição de ensino superior.
Mas você também pode ser um piloto que já fez em um curso profissionalizante de piloto privado piloto comercial IFR e de PLA. Dessa forma então, o procedimento é o seguinte.
Você fará uma prova de proficiência. Essa prova de proficiência é uma prova exigida pelo MEC.
Quando alguém demonstra grande conhecimento profissional em uma determinada área, o MEC autoriza que esse conhecimento possa ser aproveitado em um curso superior.
No caso de Ciências Aeronáuticas, toda aquela disciplina que você fez em um curso profissionalizante como meterologia, navegação, regulamento do tráfego aéreo, etc. Elas poderão ser validadas.
Você fará uma prova de proficiência onde você demonstrará os conhecimentos teóricos. Logicamente que essa prova tem uma similaridade com o que foi aprendido e foi cobrado pela ANAC e também dentro da matriz curricular do curso de Ciências Aeronáuticas. Valendo também para o PLA.
Nosso curso de Ciências Aeronáuticas aqui da AEROTD, habilita o Piloto de Linha Aérea ao final, e o Piloto de Linha Aérea deverá ter o curso teórico de PLA.
Essas disciplinas de PLA elas se encontram na integralização de toda carga horária na nossa matriz curricular.
Mas se você já as fez em um curso profissionalizante e aprovado pela ANAC, elas poderão ser também validadas.
Sabendo agora então como que você valida a parte teórica, ou seja, as disciplinas teóricas.
Vamos conversar agora sobre a parte Prática:
– Como validar as suas horas de voo.
O Nosso curso de Ciências Aeronáuticas possui duas certificações:
1ª certificação, 2ª certificação e no final a conclusão do curso.
Na 1ª certificação é concedido a habilitação de Piloto Privado de avião ou helicóptero. Na 2ª certificação piloto comercial IFR, avião ou helicóptero. Conclusão do curso, que é o Piloto de Linha Aérea.
Você deve se encontrar em uma dessas três situações: ou você é um piloto privado ou você é um piloto comercial IFR, ou você já é um profissional da área da aviação de carreira e já está voando como um piloto de linha aérea. Então vamos ver cada parte dessa, ok?
Então para a primeira certificação que é o piloto privado de avião e de helicóptero. O aluno entra com requerimento na faculdade, logicamente depois de matriculado e ele pede para validar as suas horas práticas de piloto privado.
Como isso acontece? Isso ocorre da seguinte maneira:
– É analisado currículo desse aluno.
– É verificado aonde que ele realizou essas horas práticas de voo.
Então, a AEROTD através de regulamentação própria e determinado pelo Ministério da Educação (MEC). Que informa como nosso curso deve funcionar, como os cursos de Ciências Aeronáuticas devem funcionar.
Então devemos submeter o aluno a uma escola conveniada, uma escola parceira com a AEROTD. Haja vista que essa escola estará cumprindo não só as normas da ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil mas também no Ministério da Educação (MEC).
Então o aluno é submetido a um Check Administrativo de PP. Seria um novo Check para avaliar a sua proficiência na parte prática de voo. Da mesma pra quem é piloto comercial IFR.
Ele entrará com requerimento, esse requerimento é analisado, estando tudo ok, iremos verificar onde ele realizou. Se ele realizou em uma escola parceira e conveniada com a AEROTD, as horas serão automaticamente validadas.
Caso contrário, ele fará um Voo de Check administrativo, onde ele irá demonstrar seus conhecimentos, as suas habilidades na parte prática de voo para habilitação que estará tentando validar, neste caso, o piloto comercial e por instrumentos.
Mas você além de estar em uma condição de PP ou de PC IFR, você pode estar na condição de piloto de linha aérea já trabalhando, voando em empresas comerciais. Logicamente que pela grande experiência que esse profissional de PLA já possui, ele não terá necessidade nehuma de mostrar as suas habilidades porque ele já trabalha profissionalmente na área da aviação.
Uma banca examinadora, fará uma análise documental a busca das evidências, ou seja, a comprovação de tudo aquilo que ele declara na sua experiência profissional como um piloto de linha aérea, então logicamente que toda a sua experiência também será validada.
Estou fazendo aqui um pequeno feedback, vamos ter então a validação teórica e a validação prática.
Na validação teórica sua disciplina ou foi realizada em um curso de nível superior, então automaticamente as disciplinas serão validadas, ou você as fez em um curso profissionalizante, ai você precisará realizar uma prova de Proficiência, que é determinada pelo MEC.
Da parte prática, as suas horas de voo serão validadas, para habilitação PP. IFR comercial da mesma forma. E o piloto de linha áerea uma banca examinadora verifica a sua documentação e comprovação de toda sua experiência.
Muito bem, sendo essas as informações que de uma forma rápida e objetiva gostaríamos de passar nesse primeiro momento.
Nossa comunicação não se encerra aqui e deixamos a disposição nosso canal de comunicação inicialmente nosso telefone (48) 3223 5191 que é o telefone da AEROTD.
Vocês podem solicitar para falar com o coordenador, o professor Amorim que sou eu, e estarei a disposição o tempo todo.
Mas deixo também meu WhatsApp (48) 9 8811 7696, repito, (48) 9 8811 7696.
Terei um grande prazer de a qualquer momento responder as perguntas que possam surgir.
Logicamente nós temos o site da faculdade AEROTD www.aerotd.com.br, aonde você ao acessar nosso site, você encontrará informações, então click em CURSOS, de cursos vá em Ciências Aeronáuticas, e você terá detalhamento de todas as informações, desde grade curricular, como fazer a validação
que acabamos de conversar agora, a carreira, etc, e etc. Ou seja, todas as informações estão a sua disposição.
Muito obrigado e até uma próxima.
Muito legal esta matéria!!!!
Ficou bem claro como um piloto com experiência pode eliminar disciplinas no curso de Ciências Aeronáuticas. 🙂