A importância do idioma inglês na aviação
Para entender a importância do idioma inglês na aviação vamos começar falando sobre a empresa Floripa Airport, que assumiu as operações no Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz. Já está mais do que evidente o crescimento no movimento de passageiros diariamente, segundo o Ministério do Turismo, só no mês de janeiro de 2018 foi registrado o total de 438.164 mil passageiros.
Desse total temos 16% dos passageiros vindos do exterior e os voos internacionais representaram 15% de toda a malha aérea desse período.
Esse aumento representou 9,46% e foi registrado como o segundo maior em 2017 perdendo somente para o Aeroporto Internacional de Recife (PE) com 13,2% e o de Confins (MG) com 5,27%.
Isso demonstra um grande crescimento em relação aos passageiros internacionais na nossa cidade, sendo assim logicamente a demanda por profissionais que consigam se comunicar de maneira eficaz no idioma inglês também aumentou.
Nesta matéria, veremos então como a comunicação nesse idioma pode representar um grande diferencial para o profissional da aviação.
O idioma inglês na aviação
Hoje, o idioma inglês é recomendado pela OACI (Organização Internacional de Aviação Civil) como o idioma oficial da aviação e atualmente essa exigência está cada vez mais forte não somente para pilotos, copilotos e comissários, mas também para funções como agentes de aeroporto, controladores de tráfego e todos os envolvidos na operação diária dos aeroportos.
O domínio do idioma inglês dá ao colaborador do aeroporto, maior segurança no atendimento, além de ser um diferencial no serviço prestado.
Situações como conflitos com passageiros e situações de contingência, podem ser melhor resolvidos sabendo se comunicar no idioma do passageiro. Ter o idioma inglês é um requisito importante e um grande diferencial para trabalhar na aviação.
Além disso, vários termos utilizados na área da aviação são derivados do idioma inglês e são constantemente utilizados no dia a dia de trabalho, veja alguns deles abaixo:
- Bin – (compartimento superior para alocar a bagagem na aeronave)
- Briefing - (reunião feita com a equipe para passar instruções sobre procedimentos, malha do dia, metas a serem batidas e também para se organizar em situações de contingencia)
- Catering - (serviço de fornecimento de refeições)
- Check In - (registro de entrada do cliente)
- Cockpit - (espaço na aeronave onde se localizam pilotos e copilotos)
- ETA – Estimated Time Arrival - (Horário estimado de chegada)
- ETD – Estimated Time Departure - (Horário estimado de decolagem)
- Finger – (passarela que liga o portão de embarque a aeronave)
- Galley - (local onde são embarcados alimentos e bebidas que serão servidos aos passageiros e tripulação)
- Gate - (Portão de embarque)
- Jump Seat - (assento retrátil na cabine de passageiros ou no cockpit)
- LL - Lost Luggages (Bagagens Perdidas na tradução literal ou Achados e Perdidos) - Setor da companhia aérea onde são abertas ocorrências de perda, danificação ou extravio de bagagens
- POB (Persons on Board) – número de pessoas a bordo
- Push back - (deslocamento através de um equipamento auxiliar de sua posição de parada até a área de decolagem)
- Slot - (direito a pouso e decolagem de uma aeronave em determinado espaço e horário no aeroporto)
- Speech - (anúncio realizado nas salas de embarque ou na aeronave no qual são passadas informações importantes aos passageiros)
- Standby - (direito a viajar dos funcionários de determinada empresa aérea, pagando um valor reduzido estando sujeito a disponibilidade de vagas no voo)
- Taxiway - (faixa de pista em um aeródromo),
A expansão das Companhias Aéreas pelo mundo
O grande investimento das companhias aéreas estrangeiras também tem sido um fator importante no aumento de passageiros vindos de fora do país além de impulsionar o mercado da aviação nacional, fazendo com que o padrão de atendimento seja cada vez mais alto, trazendo também novas tecnologias.
Em 26 de junho de 2015, a United Airlines realizou a compra de R$ 100 milhões por 5% da Companhia Aérea Azul.
Com essa parceria, as empresas poderão oferecer voos para mais de 450 destinos em mais de 6.000 vos diários sendo fortalecida e estimulada através de descontos e programas de milhagem.
A United Airlines atualmente é a terceira maior linha aérea dos Estados Unidos e do mundo com 357 destinos, sendo 124 deles domésticos e 233 internacionais, registrando o atendimento de 148 milhões de passageiros em 2017.
Em 2011 a Gol Linhas Aéreas firmou parceria com a Delta (EUA) operando hoje mais de 30 voos semanais atendendo a mais de 320 destinos no mundo, sendo 220 nos Estados Unidos vindos de 5 lugares do Brasil, essa parceria é firmada através de um acordo que permite que as duas vendam passagens uma da outra, sendo ainda reforçada com a entrada da Air France-KLM (França).
Seguem abaixo outras companhias aéreas que possuem parceria com a Gol:
- Aerolíneas Argentinas (Argentina)
- Aero Mexico (Mexico)
- Air Canada (Canadá)
- Alitalia (Italia)
- Copa (Panamá)
- Ethiopian (Etiópia)
- Etihad (Emirados Árabes)
- Emirates (Emirados Árabes Unidos)
- Korean Air (Coréia do Sul)
- Qatar (Qatar)
- Tap (Portugal)
- Royal Air (Marrocos)
- South African Airways (África do Sul)
Em março de 2014 a até então TAM, passou a fazer parte da One World, grupo da qual a Lan também era pertencente, essa aliança entre as companhias aéreas passou a permitir que as companhias compartilhassem programas de milhagem e voos entre seus passageiros, 1 ano depois foi anunciada a unificação entre TAM e a LAN (Chile), formando assim a Latam.
A OneWorld é uma aliança de companhias aéreas que cobre mais de 1.000 rotas em mais de 160 países, atualmente em sua composição conta com 13 membros, veja abaixo:
- American Airlines (Estados Unidos)
- British Airways (Reino Unido)
- Cathay Pacific (China)
- Finnair (Finlândia)
- Iberia (Espanha)
- Japan Airlines (Japão)
- LATAM Airlines (Brasil/Chile)
- Malaysia Airlines (Malásia)
- Qantas (Australia)
- Qatar Airways (Catar)
- Royal Jordanian (Jordânia)
- S7 Airlines (Rússia)
- SriLankan Airlines (Sri Lanka)
Em 22 de julho de 2015 a Avianca foi anunciada oficialmente como membro da Star Alliance, se tornando a 28ª empresa do grupo, tomando o lugar da sua congênere LATAM.
Essa parceria possibilita maior conectividade entre as companhias aéreas além de aumentar significativamente as suas rotas, atualmente embarcando mais de 650 milhões de passageiros por ano dentro de 190 países em mais de 18.500 voos diários.
Veja as companhias aéreas integrantes do grupo Star Alliance:
- Adria Airways (Eslovénia) Aegean Airlines (Grécia) Air Canada (Canadá)
- Air China (China) Air India (Índia) Air New Zealand (Nova Zelândia) ANA (Japão)
- Asiana Airlines (Coreia do Sul)
- Austrian Airlines (Áustria) Avianca (Colômbia) Brussels Airlines (Bélgica) Copa Airlines (Panamá) Croatia Airlines (Croácia) EgyptAirt (Egito) Ethiopian Airlines (Etiópia) EVA Air (Taiwan) LOT Polish Airlines (Polônia)
- Lufthansa (Alemanha) Scandinavian Airlines (Dinamarca, Noruega e Suécia) Shenzhen Airlines (China) Singapore Airlines (Singapura) South African Airways (África do Sul) Swiss International Air Lines (Suíça) TAP Air Portugal (Portugal) Thai Airways International (Tailândia) Turkish Airlines (Turquia)
- United (Estados Unidos)
O grande investimento que as companhias aéreas estão fazendo em parcerias com empresas de todo o mundo mostra que as mesmas não estão satisfeitas apenas em lutar pela preferência dos passageiros nacionais, o mercado internacional tornou-se um novo alvo, e compartilhar tecnologias, passagens, rotas tornou-se parte desse processo, trazendo cada vez mais passageiros estrangeiros para o nosso país, sendo assim é recomendável para o profissional que já está ou que deseja se inserir no mercado da aviação o que busque possíveis promoções ter em seu currículo o idioma inglês pelo menos em nível básico.
O idioma inglês no mercado de trabalho
A necessidade do conhecimento do idioma inglês não se resume apenas ao mercado da aviação, em pesquisa a empresa Catho conseguiu os seguintes dados:
- 11% se comunicam sem dificuldade no idioma inglês
- 3,4% conseguem se comunicar, falar e entender qualquer assunto no idioma inglês
- 12,4% falam, escutam e escrevem com certa dificuldade sobre assuntos cotidianos
- 24,9% leem e escutam conversas simples se comunicando em nível básico.
- 28,2% não falam nem escrevem, mas conseguem ler ou ouvir conversas simples
- 23,5% não possuem nenhum conhecimento do idioma inglês
De acordo com o Portal Trecsson o idioma inglês pode ser um diferencial também no momento de uma promoção, uma pesquisa realizada com 1.350 executivos constatou que a diferença entre os profissionais com o domínio do inglês em algumas empresas chegava a cerca de R$ 2.500,00 por ano.
Diferente de tempos atrás, para aprender o idioma inglês não é mais obrigatório realizar um curso de vários anos, investir em cursos focados em conversação, realizar um intercâmbio ou até mesmo procurar por conteúdo na internet são ótimas opções para o profissional que deseja se qualificar e adicionar mais esse conhecimento em seu currículo.
Para o profissional que já atua ou que deseja entrar no mercado da aviação a AEROTD, disponibiliza 04 (quatro) fases em sua grade curricular, aulas de inglês direcionadas para o dia a dia da aviação, para saber mais acesse: https://aerotd.com.br/ (link direto para o site)
Gostou deste post. Deixe o seu comentário ou entre em contato com a equipe AEROTD para saber mais como ingressar na carreira do setor aéreo e decolar seu futuro.
Fale com a gente: (48) 9 9681 7971
Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países