| DESCRIÇÃO DO CURSO
O Curso de Ciências Aeronáuticas, com as Habilitações em Piloto de Linha Aérea e Gestão de Aviação Civil, foi autorizado através da Portaria/MEC nº 370, de 20 de abril de 2018 e é organizado conforme as diretrizes curriculares do curso aprovadas pelo MEC. Atende, também a regulamentação profissional da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Ao final do Curso o aluno será diplomado como Bacharel em Ciências Aeronáuticas.
O Curso é oferecido em seis fases de aproximadamente seis meses cada, permitindo a conclusão em até três anos. A Matriz Curricular prevê aulas teóricas e também a parte prática de voo, esta última para a habilitação em Piloto de Linha Aérea.
O profissional formado pelo curso de Ciências Aeronáuticas chegará ao mercado de trabalho com competências para desempenhar diversas atividades ligadas à pilotagem de aeronaves e a Gestão da Aviação Civil. Nós da Faculdade AEROTD chamamos esse profissional de PILOTO 360º.
O PILOTO 360º terá uma formação baseada em três eixos curriculares, que são:
O Curso de Ciências Aeronáutica da AEROTD, oportuniza aos seus alunos aprendizados teóricos e de prática do voo. Além das disciplinas do eixo da Formação Aeronáutica, o aluno tem a Formação Humana e Gerencial, com disciplinas que permitem o desenvolvimento de habilidades gerenciais, sociais e humanas, tão importantes para a atividade aérea.
Nós, da AEROTD, entendemos que o piloto e o gestor que desejam trabalhar no mercado atual, precisam possuir mais do que as capacitações técnicas e práticas, é necessário que ele saiba se relacionar, trabalhar em equipe, comunicar-se com proficiência em inglês, gerenciar crises e possuir uma visão sistêmica das atividades aeronáuticas. E isso é o que chamamos de PILOTO 360º.
Sendo a aviação uma área marcada pela constante troca de informações, pelo contato com outras culturas e pessoas, torna-se essencial que o futuro profissional da aviação civil desenvolva, além da técnica, o lado mais humano, imprimindo-lhe habilidades comportamentais.
Por este motivo é indispensável a formação de profissionais preocupados com a segurança das aeronaves, com a gestão da aviação civil, comprometidos com um posicionamento crítico/reflexivo e com a sustentabilidade socioambiental, para que sejam capazes de atuar com qualidade e efetividade nos serviços desse segmento em nosso país e até mesmo no exterior.
Frisa-se que o Curso de Ciências Aeronáuticas possui duas habilitações: a de Piloto de Linha Aérea e a e Gestão de Aviação Civil.
Assim. Constata-se, atualmente, um bom crescimento na atividade da aviação comercial. Ficou mais fácil e barato viajar. A infraestrutura vem melhorando e a facilitação da entrada da iniciativa privada no setor do transporte aéreo está ajudando a injetar dinheiro nesse setor, promovendo também a criação de novas rotas e mais oportunidades de trabalho.
Com mais gente viajando, mais profissionais terão a oportunidade de trabalhar no setor para garantir conforto e segurança ao passageiro. Serão necessários mais pilotos, gestores, comissários de voo, mecânicos, atendentes aeroviários, operadores de tráfego aéreo, etc.
Por isso, quem investe nas carreiras do setor do transporte aéreo, com certeza terá um futuro promissor. O mercado está precisando de profissionais capacitados e aqueles que já estão se preparando, largam na frente.
As carreiras de Piloto de Aeronaves e Gestor de Aviação Civil estão associadas a bons salários e a um ritmo de trabalho dinâmico, sendo profissões que mexem com o imaginário das pessoas.
Quem faz o Curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas tem a oportunidade de desenvolver uma visão sistêmica da atividade aérea, pois passa a compreender a inter-relação existente entre os diversos saberes como: gerenciamento de pessoas e crises, legislação e normas da aviação, deontologia aplicada à atividade do aeronauta, psicologia aplicada, empreendedorismo, gestão ambiental e sustentabilidade, geopolítica, logística aplicada, inovação e tecnologia na aviação, dentre tantos outros campos do conhecimento.
É importante destacar que, fazendo um curso superior de Ciências Aeronáuticas você poderá ser contratado em uma Companhia Aérea com um número menor de horas de voo.
O curso de Ciências Aeronáuticas (Bacharelado), com Habilitação de PILOTO DE LINHA AÉREA, da Faculdade de Tecnologia AEROTD permite o desenvolvimento de Competências no decorrer do curso, tais como:
I – Conduzir aeronaves de grande porte com segurança e eficácia, com habilidades de coordenação motora, precisão e exatidão, concentração, raciocínio lógico, abstrato e espacial, rapidez de percepção e atenção difusa;
II – Comunicar-se, com proficiência em inglês, de forma adequada com os órgãos de controle do tráfego aéreo e com autoridades aeronáuticas civis nacionais e internacionais;
III – Ser capaz de utilizar as novas tecnologias usadas em aviões comerciais de grande porte em rotas internacionais;
IV – Comunicar-se, eficazmente, na língua pátria e em inglês, ter capacidade analítica e ética.
V – Efetuar o gerenciamento do voo em todos os aspectos e ser responsável pela gestão de um bom ambiente de trabalho, sabendo administrar recursos humanos, técnicos e materiais;
VI – Exercer liderança, trabalhar em equipe, gerenciar crises e suportar pressões dentro de padrões típicos do contexto profissional, compreendendo o processo como um todo;
VII – Representar, adequadamente, a empresa e o país, devendo, para tanto, desenvolver sua habilidade de interagir positivamente com autoridades representativas do segmento aeronáutico civil nacional, internacional e outras.
O curso de Ciências Aeronáuticas (Bacharelado), com Habilitação de GESTÃO DE AVIAÇÃO CIVIL, da Faculdade de Tecnologia AEROTD permite o desenvolvimento de Competências no decorrer do curso, tais como:
I – Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
II – Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – Refletir e atuar criticamente sobre a esfera de produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura a mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos de vida e de experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
Porque a instituição oferece cursos com qualidade, tendo como diferencial:
Comprometida com a qualidade na formação dos seus alunos, a Aero TD desenvolveu um programa detalhado de ensino da atividade prática de voo, integrando assim o aprendizado teórico com a prática.
O programa prático de voo foi desenvolvido por meio da colaboração de profissionais das principais Companhias Aéreas brasileiras e das principais instituições de ensino prático de voo no Brasil.
O objetivo do programa é garantir um ensino de qualidade na prática de voo, disponibilizando profissionais prontos para ingressar nas Companhias Aéreas nacionais e internacionais.
Destacamos que para obter a Habilitação de Piloto de Linha Aérea, as atividades práticas de voo são obrigatórias para a integralização da carga horária.
A regulamentação de todos os procedimentos inerentes às aulas práticas, o aproveitamento de estudos das práticas de voo constam de Regulamento próprio.
Os alunos que possuem formação aeronáutica de PC/IFR -Piloto Comercial / Regras de Voo por Instrumentos, podem validar disciplinas teóricas do curso de Ciências Aeronáuticas.
A validação (reconhecimento de estudos) se dá por meio de uma prova de proficiência que ocorre semestralmente, sempre nos meses de julho e dezembro. Os procedimentos para a validação seguem as regras que estão definidas em regulamento próprio da instituição e estão baseadas no artigo 47, § 2o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no. 9.394 de 20 de dezembro de 1996).
Consulte AQUI no catálogo acadêmico o item 7.
MATRIZ CURRICULAR
Clique no botão abaixo e faça o download da nossa Matriz Curricular em PDF.
Matriz Curricular do CCA v3 – Vigência em 2021
Ricardo Leão Correia
Resumo do Edital do Processo Seletivo para ingresso de alunos nos cursos Superiores da AEROTD.
SUPERIOR DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS EaD SEMIPRESENICAL
Resumo Edital Cursos Superiores
1 – Cursos e Vagas
– Ciências Aeronáuticas (CCA): 150 vagas.
– Tecnologia em Transporte Aéreo (CTTA): 150 vagas.
– Total: 300 vagas.
– Modalidade: Ensino a Distância (EaD), com atividades presenciais ao final de cada semestre.
2 – Período de Inscrição e Datas de Matrícula
– Período de inscrição: 07/10/2024 a 28/01/2025.
– As inscrições são feitas em etapas com vagas limitadas em cada uma:
– Primeira etapa: 07/10/2024 a 07/11/2024.
– Última etapa: 10/01/2025 a 28/01/2025.
3 – Processo de Inscrição
– Inscrição realizada no site da AEROTD.
– Valor da taxa de inscrição: R$ 20,00.
– Documentos necessários: Histórico Escolar do Ensino Médio e cópia de Documento de Identidade.
– Redação obrigatória com prazo de 72 horas após a confirmação do pagamento.
– É possível substituir a redação pela nota do ENEM dos anos de 2021, 2022 ou 2023.
4 – Critérios de Classificação
– Baseada na nota da redação ou nota do ENEM.
– A classificação será feita pela média aritmética da nota da redação/ENEM e as notas do Ensino Médio.
– Nota mínima exigida na redação: 5,0 (numa escala de 0 a 10).
5 – Matrículas
– O candidato classificado deve realizar a matrícula nas datas estabelecidas sob pena de perder a vaga.
– Em caso de empate, a idade será critério de desempate.
6 – Início das aulas
– As aulas das 1ªs Fases dos cursos superiores, denominadas AMBIENTAÇÃO, iniciam no dia 03/02/2025, com atividades e orientações de acesso às salas de aulas virtuais.
7 – Disposições Finais
– O curso pode ser cancelado se não atingir o mínimo de 50% de preenchimento das vagas.
– O prazo mínimo de integralização do curso de Ciências Aeronáuticas é de 6 semestres, e do curso de Tecnologia em Transporte Aéreo é de 4 semestres.
– A matrícula envolve o pagamento da primeira parcela e a assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.
Inscreva-se para o Processo Seletivo clicando no botão abaixo:
CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA NO BOTÃO ABAIXO:
Em breve publicaremos calendário acadêmico com novas turmas!
Deixe seus dados e contato aqui em nosso chat Online que nós ligaremos pra você.
É uma modalidade de ensino em que o aluno estuda individualmente, frequenta aulas ministradas por professores via web conferência; tira dúvidas com o próprio professor que, também, exerce a função de tutoria e dispõe de uma estrutura tecnológica, de pessoal (monitores) e de material didático (livro, vídeo aulas, exercícios de fixação da aprendizagem), tudo isso para facilitar a aprendizagem do aluno. Ainda, conta com atividades presenciais, na sede e nos polos da instituição. (No semestre 2018/2 as atividades presenciais serão desenvolvidas na sede da faculdade).
Nossos cursos em EaD foram planejados com uma metodologia inovadora (ENSINO HÍBRIDO), onde o professor ministra as aulas de sua disciplina, cujo material foi por ele elaborado. Também, é o professor que ministra as aulas via web conferência e exerce as funções de tutoria (faz o acompanhamento da aprendizagem do aluno, resolve suas dúvidas e orienta no processo de ensino).
Faculdade de Tecnologia AEROTD observa as diretrizes do Referencial de Qualidade para o EaD, definido pelo MEC.
Como são as aulas?
As aulas teóricas se darão por intermédio de um sistema denominado (AVA) – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Conforme o cronograma previsto para as aulas, o sistema de oferta é por disciplina.
Cada disciplina é ofertada em um tempo, pedagogicamente adequado, para trabalhar e estudar todo o conteúdo definido no Plano Instrucional da Disciplina.
Em cada semestre são ofertadas entre 07 e 08 disciplinas, sendo uma por vez. Durante a oferta da disciplina o aluno fará estudos e realizará atividades no AVA, e ao término será aplicada a prova final através do AVA, conforme cronograma.
O Sistema de avaliação da Aprendizagem
A avaliação da aprendizagem será feita por disciplina. A avaliação é um processo contínuo que tem por objetivo a verificação da aprendizagem e do desenvolvimento das competências do aluno necessárias ao desempenho da futura profissão.
O cálculo da MÉDIA FINAL de cada disciplina será feita por intermédio da “Média Ponderada”, na seguinte proporção:
Qual a estrutura de coordenação dos cursos em EaD?
Os cursos superiores em EaD possuem uma estrutura formada de Equipe Multidisciplinar, encarregada de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades e processos de cada curso. A composição da equipe pode variar na medida em que forem sendo implantados os cursos na modalidade EaD, bem como pela especificidade e o nível de cada curso.
Atualmente, está definida a seguinte estrutura:
Professor do quadro da instituição, com formação na área do curso. É responsável pela gestão acadêmica do curso, juntamente com o NDE.
Professor do quadro da instituição, com formação e experiência em educação a distância. É o responsável pela coordenação técnica e operacional das atividades inerentes ao EaD.
Profissional (professor ou funcionário) com formação e experiência em gestão e tutoria na EaD. É o responsável pela coordenação, efetuando a gestão acadêmica e administrativa do polo, para todos os cursos em funcionamento. Coordena a comunicação e interação com a coordenação do curso, com a equipe multidisciplinar e com a Coordenação do NEaD na sede. Dá suporte aos professores e alunos na oferta do curso. Em 2018/2 não haverá oferta de Polos.
Profissional (preferencialmente professor) com formação em nível de Pós-Graduação e/ou com experiência em EaD. É responsável pelo planejamento, organização, coordenação e controle do AVA, inerentes a todas as atividades de tutoria que envolve os processos acadêmicos cursos na modalidade EaD.
Profissional com formação e experiência na área pedagógica, especialmente em EaD. É o responsável pela coordenação pedagógica de todos os cursos presenciais e em EaD da instituição.
Professor ou funcionário da instituição, pós-graduado em Designer Instrucional. É responsável pela orientação e supervisão da construção do material didático do curso em EaD (Livro-Texto, atividades, vídeo-aulas, avaliações, etc.). Trabalha em conjunto com a Coordenação do Curso e a Coordenação do NEaD.
É professor, preferencialmente, do quadro docente da instituição, com formação acadêmica na área específica da disciplina do curso, com formação mínima de Especialista. É responsável por elaborar o Plano Instrucional da disciplina, tendo por base o PPC do curso; escrever o material didático (livro, atividades, vídeo-aulas, avaliações, etc.) necessário à disciplina sob sua responsabilidade; e gravar as vídeo-aulas.
É professor da instituição, com formação acadêmica, no mínimo em nível de Especialização, e experiência profissional na área da disciplina do curso. É responsável por planejar, gerenciar e avaliar todo o processo didático-pedagógico do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina sob a sua responsabilidade; efetua a adequação dos conteúdos dos materiais didáticos, para as mídias impressas e digi¬tais; ministra as aulas de sua disciplina via web conferência; e atua, também, como professor-tutor.
É professor da instituição, com formação acadêmica na área do curso, no mínimo em nível de Especialização, e com formação e experiência em tutoria de EaD. É responsável pela mediação do processo de ensino e aprendizagem do aluno, por meio do AVA (acompanhamento da aprendizagem do aluno, resolução de dúvidas e orientação dos estudos e realização das atividades da disciplina). Pode ser exercida, cumulativamente pelo professor-formador.
Professor ou funcionário, com formação acadêmica na área do curso, Especialista (no mínimo) e com formação e experiência em EaD. É responsável pelo acompanhamento e orientação dos alunos no AVA, pelo atendimento ao aluno e pelas atividades administrativas e operacionais do NEaD ou Polo de Apoio Presencial.
1. O aluno pode pedir validação mesmo não tendo concluído o ensino superior?
R: Sim, pode. Para tanto deverá apresentar o Histórico Escolar, o Ementário das disciplinas cursadas, a Carga Horária, bem como os Objetivos da Disciplina.
2. Aluno que ingressa como graduado ou pelo Enem ou até mesmo transferência paga o processo seletivo?
R1: Entrada pelo ENEM – faz normalmente o processo seletivo, pagando-o.
R2: Entrada com Diploma de Curso Superior: não faz o processo seletivo, pois ingressa nas chamadas vagas remanescentes.
R3: Entrada como Transferência: da mesma forma que com a entrada com diploma de curso superior = não faz o processo seletivo, pois ingressa nas chamadas vagas remanescentes.
3. Quando o aluno pede validação de disciplinas de PP e PC ele tem que fazer a primeira fase? Valida somente no segundo semestre? E diminui o tempo ou valor do curso?
R1: Somente pode pedir Validação de Disciplinas (tecnicamente chamado de APROVEITAMENTO DE ESTUDOS) quem já é aluno do Curso. Não há como validar algo sem uma destinação já específica. Não há possibilidade de se analisar a documentação de candidatos para se verificar quais disciplinas poderão ser validadas. Esse é um processo que ocorre durante o exercício do Curso.
R2: Toda e qualquer disciplina pode ser validada a qualquer momento após ingresso no Curso, ou seja, o Requerimento pode ser apresentado para a Coordenação do Curso desde o ingresso na Primeira Fase.
R3: Toda disciplina validada fica isenta de pagamento, sendo que o curso poderá ter o tempo diminuído, conforme cada caso em particular.
4. A partir de qual semestre o aluno poderá dar inicio as horas de voo?
R: Ao final da terceira fase já será possível iniciar o treinamento prático (horas de voo) para o PP – Piloto Privado.
5. A partir de qual semestre o aluno terá o teórico de PP?
R: A partir do término da 3ª fase o aluno terá o teórico de PP – Piloto Privado
Confira nossa aula experimental clicando no link abaixo
https://aerotd.com.br/lp-aula-experimental-ciencias-aeronauticas
INÍCIO DAS AULAS 1º SEMESTRE – 07/02/2022
Ciências Aeronáuticas – 40% de desconto em todas as mensalidades no 1º ano do curso – valido até 13/10/21
Contatos:
Horários de Funcionamento:
Atendimento Comercial: 2ª a 6ª das 09h às 21h
Secretaria: 2ª a 6ª das 09h às 21h
Financeiro: 2ª a 6ª das 08h30min às 18h
Ou, se preferir, clique AQUI
AEROTD Faculdade de Tecnologia e Escola de Aviação Civil @2023 – Todos os direitos reservados
© 2024 AEROTD Faculdade de Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.
Cuidadosamente desenvolvido utilizando Franz Josef theme e WordPress.