O sonho de trabalhar e viajar o mundo habita a mente de muitas pessoas. Porém, tem quem acredite que fazer um curso de comissário de voo e ingressar nesta carreira é algo fora de sua realidade, somente para poucos privilegiados. Ledo engano!
Estudar para seguir a carreira de aeronauta já é algo acessível para muita gente, de diversos lugares do país, principalmente pela popularização das modalidades de ensino a distância.
Hoje nós vamos explicar um pouco como funciona um curso de comissário de voo e quanto custa para se finalizá-lo e entrar nesta carreira. Falaremos sobre os gastos extras, os requisitos necessários e o retorno que você pode ter ao optar por este caminho.
Como funciona o curso de comissário de voo
Em um post anterior explicamos como o Curso de Comissário de Voo é o jeito mais simples e rápido de fazer parte do ramo da aviação. Esse curso tem duração de seis meses e pode ser feito semipresencialmente. Ou seja, você pode começar a estudar de sua casa, indo até nossa escola apenas para aulas práticas, como a de sobrevivência na selva, primeiros socorros, combate ao fogo, entre outras.
O curso tem duração de, no máximo, 7 meses e ao final desse período o aluno já pode se habilitar a cargos em empresas do setor de aviação civil, podendo já ser efetivado como comissário de voo.
Inclusive, na página do nosso curso, você pode conferir o relato de vários dos nossos alunos que terminaram os estudos e já conseguiram realizar o sonho de voar, sendo contratados por grandes companhias aéreas.
Você também pode fazer um curso superior com terminalidade em Comissário de Voo
O postulante ao cargo de comissário de voo pode também ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo. Essa graduação tem duração de 2 anos e ao final você recebe o Diploma de Tecnólogo.
No entanto, com a reformulação curricular feita em 2018, logo no final da primeira fase, que dura 6 meses, o profissional já está apto a seguir a carreira de Comissário de Voo. Continuando o curso, o acadêmico pode aprender muito mais, incrementar seu currículo e crescer profissionalmente.
Quanto custa um curso e quais os investimentos extras?
O curso de comissário de voo básico tem investimentos baixos. As mensalidades podem ser parceladas em 1 entrada mais 5 vezes de R$ 380,00* reais para o curso semipresencial ou 1 entrada mais 6 vezes de R$ 350,00* reais para o curso presencial.
Além das mensalidades pode ser necessário que o aluno faça cursos extras para incrementar seu currículo e se tornar um profissional desejado por todas as cias aéreas. Um curso de inglês que ajude a melhorar ainda mais o que é aprendido no curso de comissário de voo e ajude a desenvolver a fluência pode ser necessário.
Ainda será necessário investir em algumas roupas e acessórios necessários para compor a indumentária do futuro comissário, como sapatos, calças ou saias, lenços, dentre outros. As mulheres também precisarão investir em cuidados com cabelos e maquiagens, mantendo um excelente padrão de apresentação pessoal.
Ao final do curso é necessário apresentar o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), um documento que atesta que o futuro profissional está saudável e apto a desempenhar todas as funções em sua nova carreira. Este certificado pode variar entre R$ 300,00 e R$ 500,00 reais.
Uma carreira com excelente custo benefício
Com isso concluímos que o curso de comissário de voo tem um excelente custo benefício, já que seu investimento não é alto e logo após seis meses já é possível ingressar na carreira.
Os iniciantes já começam com um piso salarial de R$ 2.203,18 segundo a última convenção coletiva de trabalho dos aeronautas. No entanto é comum ver profissionais que recebem um valor ainda maior devido às diversas bonificações a que tem direito.
Portanto, se você tem o sonho de trabalhar como comissário, agora tem bons motivos para começar seu curso agora mesmo e decolar seu futuro!
* Valores sujeitos a alterações de acordo com o plano financeiro da AEROTD.
Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.