banner-duvidas-frequentes-curso-mecanico-de-aeronaves-02

– Fiz a matrícula, qual o prazo que tenho para enviar a documentação à secretaria? Para qual endereço? Aos cuidados de quem?

R: O prazo para enviar a documentação à secretaria é de 30 dias a contar da data de realização da matrícula. O endereço é Rua Marechal Guilherme, 127 – Centro – CEP 88.015-000 – Florianópolis/SC – Aos cuidados da Secretaria da AEROTD.

– Enviei a minha documentação à secretaria, como sei se foi recebida?

R: Para confirmar o recebimento da documentação, você tem as seguintes opções:
(1) Falar com a secretaria, através do número (48) 3223-5120;
(2) Mandar e-mail para secretaria@aerotd.com.br ou;
(3) Acessar o Sistema Acadêmico – https://aerotd.com.br/sistema-academico/ com o seu login (matrícula) e senha (pessoal).

– O que é Código ANAC (CANAC)?

R: O Código ANAC (CANAC) é o número único, composto de 6 dígitos, que identifica o candidato ou o titular de uma licença emitida pela ANAC. Todo aeronauta, mecânico ou profissional que trabalha junto às aeronaves brasileiras necessitam de um Código ANAC e é único para cada pessoa, ainda que possua mais de uma licença emitida pela ANAC.

 

– Para que serve o Código ANAC (CANAC)?

R: O detentor de um CANAC, por meio de seu login e senha, são capazes de acessar o SACI e ter acesso aos seguintes serviços:

a) Inserção das informações dos seus documentos pessoais;

b) Inserção e alteração dos arquivos contendo seus documentos pessoais;

c) Inserção e alteração de endereço residencial;

d) Inserção e alteração de foto e assinatura;

e) Inserção e alteração de endereço de e-mail e telefone;

f) Inserção de voos em sua CIV Digital;

g) Solicitação de serviços de licença e/ou habilitação, tais como concessão de licenças, inclusão e revalidação de habilitações, emissão de 2ª via, validação de licenças e habilitações estrangeiras, autorização para instrução em voo, emissão de License Authentication Form, Affidavit e Declaração de Horas de Voo.

IMPORTANTE: É responsabilidade do usuário inserir e manter atualizados todos os registros exigidos no sistema SACI.

Para mais informações, acesse a Instrução Suplementar – IS Nº 00-008 – Revisão A – http://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2018/27/anexo-xiv-is-no-00-008-revisao-a

 

– Quero atualizar o cadastro CANAC, qual o procedimento?

R: Para atualização do cadastro CANAC, acesse o portal da ANAC – http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/paginas-complementares/atualizacao-de-cadastro-canac – e leia as instruções. Caso o site da ANAC esteja indisponível, entre na Ouvidoria e abrir o seu chamado.

– O que são aulas práticas?

R: As aulas práticas correspondem ao treinamento dos alunos do Curso de Mecânico em Manutenção Aeronáutica em oficinas homologadas e, por fazem parte da grade curricular, são obrigatórias, devendo estar concluídas até a data da Prova Final Presencial, estabelecida no calendário acadêmico da AeroTD.

A carga-horária para BÁSICO (30h/a), AVI (68h/a), GMP (68h/a) e CÉL (72h/a). O aluno deve ter 100% de frequência e conceito Satisfatório (S), para ser aprovado. Todos os alunos do módulo Básico (BAS) e das habilitações Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e Aviônicos (AVI) deverão fazê-las conforme determinação da ANAC.

 

– Onde são realizadas as aulas práticas?

R: As aulas práticas do Curso de Mecânico em Manutenção Aeronáutica ocorrem nas oficinas parceiras da AeroTD, as quais são homologadas pela ANAC. Para verificar os locais onde são realizadas as aulas práticas, acesse a agenda online – http://agenda.aerotd.com.br/users/login – e consulte a relação. 

 

– Até quando devo concluir as aulas práticas?

R: As aulas práticas devem estar concluídas até a data da Prova Final Presencial do Curso de Mecânico em Manutenção Aeronáutica – Módulo Básico e as habilitações Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e Aviônicos (AVI) – estabelecida no calendário acadêmico da AeroTD.

 

– Como faço para agendar as aulas práticas?

R: O agendamento das aulas práticas é feito de forma online, através do link http://agenda.aerotd.com.br/users/login e também na sala de aula virtual de qualquer disciplina do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os dados de acesso (usuário e senha) ao sistema de agendamento são os mesmos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

No momento do agendamento, o aluno deve escolher a oficina (aparece à relação somente das opções disponíveis para a habilitação do aluno) e selecionar as datas que irá fazer as aulas práticas.

IMPORTANTE: Ao realizar o seu agendamento é obrigatório anexar cópia do seguro de vida pessoal dentro do prazo vigente.

 

– Agendei as minhas aulas práticas, mas quero alterar a oficina e/ou as datas, o que faço?

R: Para alterar a oficina e/ou as datas agendadas para a realização das aulas práticas, é necessário enviar um e-mail para secretaria@aerotd.com.br e solicitar a mudança.

 

– O que preciso levar para a oficina no primeiro dia da aula prática?

R: O comprovante de pagamento do seguro de vida e a cópia da apólice para entregar ao instrutor/professor.

ATENÇÃO: Observar no seu agendamento se a oficina escolhida solicita Equipamento de Proteção Individual (EPI).

 

– Onde e como fazer o seguro de vida?

R: O seguro de vida pode ser feito das seguintes maneiras:
1) Qualquer seguradora;
2) Casas lotéricas;
3) Parceira da AeroTD – Solution Corretora de Seguros, via site www.solutioncorretoraseguros.com.br ou por e-mail solutioncorretoraseguros@gmail.com (informando que é aluno da AeroTD e solicitando um seguro de vida para fazer as aulas prática).

Se o aluno já possuir um seguro de vida da empresa que trabalha, tem que solicitar uma cópia da apólice ao setor de Recursos Humanos e o contracheque com o desconto da taxa do seguro de vida para levar à oficina no primeiro dia da aula prática.

 

– Com quanto tempo de antecedência, preciso fazer o seguro de vida?

R: O aluno deve estar com o seguro de vida ativo 48h antes de entrar na oficina para realização das aulas práticas.

 

– Qual o valor estipulado para o seguro de vida e qual o tempo de cobertura?

R: A AeroTD não estipula um valor para o seguro de vida, ficando à critério do aluno. Em relação ao tempo de cobertura, a única exigência é que o aluno esteja com o seguro de vida ativo no período de realização das aulas práticas.

 

– Concluí as minhas aulas práticas, o que devo fazer?

R: IMPORTANTE: Ao terminar as aulas práticas, o aluno recebe a ficha de avaliação (preenchida e assinada pelo instrutor/professor da oficina) e, juntamente com a cópia da apólice do seguro de vida, deve enviar, pelos Correios, ao endereço da AeroTD: Rua Marechal Guilherme, 127 – Centro – CEP 88.015-000 – Florianópolis/SC – Aos cuidados da Secretaria da AeroTD.

Disso dependerá do envio do seu nome para a ANAC e consequentemente a emissão do seu certificado.

 

– Fui aprovado na parte teórica do curso, mas não realizei as aulas práticas, quais as consequências?

R: As aulas práticas devem estar concluídas até a data da Prova Final Presencial, estabelecida no calendário acadêmico da AeroTD.

Caso o aluno não faça as aulas práticas, embora tenha sido aprovado na parte teórica, está reprovado no curso.

– O que é Prova Final Presencial?

R: A Prova Final Presencial é uma avaliação obrigatória que corresponde a 50% da nota final, aplicada ao Módulo Básico e às habilitações Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e Aviônicos (AVI), no Curso de Mecânico em Manutenção Aeronáutica.

 

– Onde é realizada a Prova Final Presencial e em que data?

R: A Prova Final Presencial é realizada em data e horário, definidos em calendário acadêmico, e ocorre em instituições de ensino parceiras da AeroTD.

Esta informação está disponível no site da AeroTD – https://aerotd.com.br/oficinas-parceiras/#locais-de-provas-mecanico-de-aeronaves – para consulta.

 

– Perdi a Prova Final Presencial, tenho como recuperá-la?

R: Não. A ausência na Prova Final Presencial implica na reprovação do aluno no curso, embora o mesmo tenha realizado as aulas práticas.

– Após o término do curso, qual o prazo para recebimento do certificado de conclusão do curso?

R: O prazo para envio do certificado de conclusão do Curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves das habilitações Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e Aviônicos (AVI) do Curso de Mecânico em Manutenção Aeronáutica, é de 30 dias, após a publicação oficial do nome do aluno na ANAC.

O certificado é enviado pelos Correios (Carta Registrado – com AR) para o endereço cadastrado no sistema acadêmico. Se o certificado retornar por problema no endereço, o aluno deve pagar uma taxa de postagem. O valor deve ser verificado na secretaria.

No Módulo Básico (BAS), o certificado é gerado somente mediante solicitação do aluno à secretaria, por e-mail secretaria@aerotd.com.br

No prazo máximo de 30 dias, após o término do curso, o certificado é enviado de forma digital ao e-mail do aluno.

– Como faço para ver se o meu nome já foi publicado pela ANAC?

R: Para ver se o nome já foi publicado pela ANAC, o aluno deve acessar o portal da ANAC – https://sistemas.anac.gov.br/educator/Exames.aspx – e digitar o CPF.

No blog Decole seu futuro – https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/como-agendar-sua-prova-da-anac/- tem um passo a passo.

 

– Como faço para agendar prova da ANAC?

R: Para agendar a prova da ANAC, o aluno deve acessar o portal da ANAC – http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/exame-teorico – e ler as orientações sobre locais de prova, pagamentos, etc., bem como pode ver o passo a passo no blog Decole seu futuro – https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/como-agendar-sua-prova-da-anac/ 

LEIA OS GUIAS DO ALUNO

Clique nas imagens abaixo e acesso aos documentos em pdf.

Guia do aluno EaD
Conhecendo a sala de aula virtual

Guia do aluno EaD – Acessando o AVA
(Ambiente Virtual de Aprendizagem)

MATRIZ CURRICULAR

MÓDULO BÁSICO
1º PERÍODO

MÓDULO GMP
2º PERÍODO

MÓDULO CÉLULA
3º PERÍODO

MÓDULO AVIÔNICOS
4º PERÍODO