Carreiras na Aviação

Por dentro do aeroporto: quais profissões você pode seguir

Charles Hardt

Postado em 8 de October de 2018

Quando falamos em aeroporto, aviões, logo pensamos nas carreiras de piloto e comissário. Estas são as mais conhecidas e as que todo mundo consegue ver quando faz uma viagem aérea.

Porém, existem diversas outras profissões ligadas ao meio aéreo e que são de suma importância para o bom funcionamento de todas as etapas e processos que fazem parte desse ecossistema. Algumas delas muito discretas e que a maioria nem sabe que existe, mas que são fundamentais.

A partir de agora você vai conhecer um pouco mais dos bastidores e para isso, nós separamos aqui algumas categorias de profissionais que fazem esta engrenagem funcionar e, principalmente, entender que o setor aéreo pode oferecer diversas oportunidades para a sua carreira.

Atendimento em solo

Os comissários fazem o atendimento no ar. Porém é necessário um bom número de profissionais para fazer o atendimento em solo, antes mesmo dos passageiros embarcarem. Nos salões e corredores de um aeroporto as opções de trabalho são as mais variadas: atender os clientes no check-in, vender passagens, organizar as entradas e saídas dos passageiros, fiscalizar bagagens, dentre várias outras atribuições.

Este tipo de profissional é de extrema importância, já que lida diretamente com o público, antes mesmo do embarque e, portanto, acaba se tornando a cara da empresa. Em algumas funções é preciso muito jogo de cintura para lidar com diversos tipos de clientes e resolver seus problemas sempre de maneira ágil e cordial.

Logística de cargas

Existem diversos profissionais que atuam dentro de um aeroporto trabalhando com a logística das milhares de cargas que viajam a cada dia de um lugar para o outro. Imagina o trabalho que dá conseguir gerenciar todas aquelas bagagens, aquele peso, alguns itens indo para lugares diferentes e fazendo escalas em outros pontos.

Um dos exemplos é o agente de Load Control, que é responsável por distribuir adequadamente o peso da carga, do correio, do material da companhia, das bagagens dos passageiros, de forma que a aeronave possa efetuar um voo sem problemas, obedecendo os limites operacionais de peso para cada tipo de aeronave. Para isso esta pessoa precisa conseguir elaborar cálculos e, assim, gerenciar a distribuição do peso nos porões dos aviões.

Planejamento de pousos e decolagens

Tudo que acontece em um aeroporto segue um planejamento muito bem desenvolvido e organizado para que tudo funcione perfeitamente. Se um voo atrasa alguns minutos, tudo pode se tornar um caos gerando um efeito dominó.

Um especialista em planejamento estratégico de malha, por exemplo, precisa estar sempre analisando o comportamento do mercado, dos passageiros, onde há mais demanda de voos, o que buscam estes passageiros e o que a cia aérea pode oferecer, buscando desenvolver uma inteligência competitiva que torne cada vez mais eficiente os serviços prestados.

Planejamento de escalas, tripulação e recursos

Toda cia aérea precisa de profissionais que façam o gerenciamento dos seus recursos internos, organizem as escalas de seus funcionários e realoquem recursos para as áreas que necessitam.

Como exemplo, podemos citar o funcionário que gerencia as escalas de tripulantes. Esse profissional é encarregado de mapear a escala da tripulação a longo prazo, tendo em vista os períodos onde há alta na demanda e, portanto, se faz necessária uma equipe maior. Deve organizar também os períodos de férias e treinamentos, além de alocar os profissionais de acordo com suas capacidades. Por exemplo, levando em conta que é essencial colocar um comissário de voo que é fluente em língua inglesa para fazer voos internacionais.

Gerenciamento de tráfego aéreo

Dê uma pequena olhada no site Flight Radar e você vai ficar abismado com a quantidade de aviões que estão nos céus de todo o mundo. Por isso, os profissionais que fazem o gerenciamento do tráfego aéreo são tão importantes em um aeroporto. Eles são responsáveis por permitir pousos e decolagens, além de ajudar os pilotos durante a aproximação, informando condições de pista, condições meteorológicas, dentre diversos outros tipos de assistências que podem prestar.

Além dos controladores de tráfego presentes em um aeroporto, também existem diversos deles espalhados em outros centros de controle, que acompanham toda a rota da aeronave, garantindo que ela chegue segura em seu destino.

Quer trabalhar em um aeroporto?

Você é apaixonado pela área de aviação e sonha um dia em trabalhar em um aeroporto? Temos uma boa notícia pra você! O setor aéreo está crescendo cada vez mais e as oportunidades de trabalho são as mais variadas, como você pode ver.

Você só precisa ter foco e começar agora mesmo a estudar e se aprimorar para conseguir a vaga que deseja. Não perca mais tempo! Conheça o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo da Aero TD.

Você pode começar agora mesmo e estudar em casa, sem precisar pagar mensalidades exorbitantes e tendo todo o suporte de uma escola de aviação que está há 20 anos no mercado, tendo formado milhares de profissionais que atuam nas mais variadas funções. Comece a decolar seu futuro agora mesmo com a Aero TD!


Compartilhe


Skip to content