Você sabe o que é um Curso Superior de Tecnologia?
A primeira coisa a saber é identificar as diferenças entre um Curso Superior de Tecnologia e um Curso Superior em Licenciatura ou Bacharelado.
Antes de iniciar, gostaria de adiantar que qualquer preconceito com o curso de tecnologia é puro desconhecimento, aliás, como veremos ao longo do texto, realizar esse tipo de curso lhe trará muitas possibilidades de inserção e crescimento no mercado de trabalho.
No início, os cursos superiores de tecnologia geravam dúvidas nos estudantes que haviam acabado de sair do ensino médio, como por exemplo: a validade do diploma desse tipo de curso, a grade curricular e até mesmo a aceitação do tecnólogo no mercado de trabalho.
Porém, essa desconfiança vem desaparecendo aos poucos a partir do momento em que nos aprofundamos mais no objetivo da criação desse tipo de curso. Veja abaixo a resposta para algumas das dúvidas que podem estar te afligindo:
As vantagens de um Curso Superior de Tecnologia
Duração:
Uma das muitas vantagens do curso superior de tecnologia é a sua duração, menor que a licenciatura e metade do bacharelado.
Bacharelado: Entre 3 e 6 anos.
Licenciatura: Entre 4 e 5 anos.
Tecnólogo: Entre 2 e 3 anos.
Um aspecto interessante que pode explicar a grande procura por cursos de menor duração e que também pode ser utilizado para analisar o perfil dos profissionais do mercado de trabalho atual é o conceito da geração Y, que veremos a seguir:
Resumidamente, podemos definir a geração Y como as pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até meados de 1990.
Segundo esse conceito as pessoas da geração Y, por terem nascido e crescido durante um período marcado por várias transformações e inovações tecnológicas desenvolveram um perfil específico. Os nativos da geração Y, que são as pessoas multitarefas, ou seja conseguem falar ao telefone, enquanto acessam suas redes sociais, ouvem música, enviam e-mails entre outras atribuições.
Outra característica forte dessa geração é sua grande capacidade e espírito de liderança, são profissionais que procuram subir rápido de cargo em suas empresas.
Segundo o portal Catho em menos de 10 anos a geração Y representará 75% da parcela do mercado de trabalho mundial, e pode-se resumir essa geração em 2 palavras: imediatismo e questionamento.
E o que isso tem a ver com o nosso tema principal?
Uma vez que boa parte do mercado de trabalho e por consequência dos estudantes em final de formação escolar hoje serem dessa geração, o curso superior de tecnologia atende a demanda de pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho de maneira mais imediata, por ter uma duração menor que a dos outros cursos.
Já os profissionais da geração X (nascidos entre o início dos anos 60 até meados dos anos 80) são mais analíticos e apresentam conhecimento mais aprofundado sobre os assuntos, o que caracterizava uma procura maior por cursos com duração mais longa.
Foco
Cada um dos cursos de formação superior possui um foco diferente para um tipo diferente de profissional.
Bacharelado: O estudante ganha uma visão geral e bastante aprofundada sobre o tema, tendo em sua maioria disciplinas teóricas, ao final do curso o profissional pode se especializar em uma área do curso através de uma pós graduação ou com a experiência do dia a dia da profissão.
Licenciatura: Foco maior em educadores, tendo em sua maioria matérias na área da Pedagogia e Didática, o profissional ao fim do curso pode ministrar aulas para o ensino fundamental e médio.
Tecnólogo: O currículo do curso conta com uma quantidade considerável de matérias práticas adaptadas as necessidades do mercado de trabalho.
O curso superior de tecnologia concilia o conhecimento técnico com maior foco na prática do dia a dia. Esse tipo de formação é a ideal para quem já trabalha na área desejada e gostaria de se candidatar à vagas que exijam nível superior ou para quem está no início da carreira e quer entrar no mercado de trabalho com um bom nível de conhecimento técnico e prático.
Importante também não confundir os cursos de tecnologia com os cursos técnicos, a grande diferença é que os cursos técnicos conferem um diploma de profissional de nível médio, focado para atuar em cargos mais operacionais, enquanto o curso superior de tecnologia possibilita ao profissional atuar em cargos de gestão e supervisão.
Valor
Além disso os cursos superiores de tecnologia por terem uma duração menor em sua grande maioria possuem preços mais acessíveis tantos aos estudantes quanto para os profissionais que já estão no mercado de trabalho.
Diploma
O profissional formado em um curso de tecnologia tem sua graduação reconhecida tanto quanto o profissional que realizou um bacharelado ou licenciatura existindo a possibilidade de realizar um mestrado ou doutorado mais adiante, lembrando que esse curso deve ser aprovado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que é o caso do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo da AEROTD.
Caso você ainda tenha dúvidas no próprio portal do MEC na sessão “Perguntas Frequentes”, o Ministério da Educação valida o curso superior de tecnologia, veja no link abaixo ao final da página.
Por isso é importantíssimo que você consulte se o curso no qual você está se matriculando é aprovado pelo MEC e se a Instituição é devidamente credenciada.
Buscando atender às demandas do mercado, muitas universidades tem se adaptado a esse tipo de formação, criando cursos e deslocando vagas de bacharelado para os cursos de tecnologia disponibilizando-os também no formato EAD.
O Curso Superior de Tecnologia e o Mercado de Trabalho
Segundo o Portal Guia da Carreira em pesquisa feita em 2017 com as maiores Consultorias Especializadas em Recrutamento do Brasil o profissional que investir em qualificação em um curso superior de tecnologia nas áreas de Gestão, Negócios ou Desenvolvimento Tecnológico, possui maiores possibilidades de emprego. Apesar de o país passar por um situação instável economicamente, o nível para contratação não baixou, muito pelo contrário, as empresas estão cada vez mais exigentes no momento de selecionar seus profissionais.
O mesmo cenário foi encontrado pela Fundação Getúlio Vargas que em suas pesquisas apresentou índices de empregabilidade superiores a 90% sendo que 79% são profissionais formados em suas respectivas áreas de interesse.
Sem dúvida o mercado está cada vez mais interessado em absorver profissionais com conhecimentos específicos e prático nos cargos, possibilidade que o curso superior de tecnologia oferece com menor tempo de duração.
Agora com todas essas informações é necessário que você realize alguns questionamentos antes de escolher o curso superior no qual deseja se inscrever, fatores como a área na qual você deseja trabalhar, o tempo em que você precisa se inserir no mercado de trabalho, os recursos financeiros que você possui no momento e principalmente o seu plano de carreira a curto e longo prazo dentro da área escolhida.
Boa Sorte!
Portal do MEC na sessão “Perguntas Frequentes:
Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AeroTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países.
ola, o curso é muito bom, adorando a grade curricular e os professores é uma aprendizagem que vou levar para vida pessoal e profissional.