Ao longo dos últimos meses vínhamos acompanhando um crescimento do setor aéreo no Brasil e em boa parte do mundo. No entanto, com a expansão da pandemia do Novo Coronavírus, boa parte dos serviços de aviação foram globalmente afetados.
Temos menos aviões voando, alguns países fechados, sem receber voos internacionais e até com a aviação regional parada por um período. Essa crise está impactando o setor aéreo, sem dúvidas.
No entanto, a economia (e a vida) é como uma montanha-russa: a gente pode até descer e ficar lá embaixo um pouco, mas logo a gente sobe. Com a aviação não será diferente e é muito importante SABER GERENCIAR AS CRISES. As oportunidades de crescimento futuro são empolgantes. Mas para aproveitar, é preciso se preparar desde já.
A seguir você vai entender quais serão estas oportunidades e como fazer para estar pronto quando surgirem.
Infraestrutura aeroportuária vem recebendo investimentos e crescendo
Hoje a maior parte do transporte de cargas e passageiros feito em nosso território é rodoviário. No entanto, você sabe que a situação de nossas estradas não é das melhores.
Enquanto isso, a infraestrutura aeronáutica vem melhorando cada vez mais e recebendo diversos investimentos importantes.
Com o intuito de expandir a aviação, em 2019, o governo aprovou uma medida que libera a entrada de até 100% de capital estrangeiro para investimentos no setor aéreo. Antes os investimentos estrangeiros ficavam limitados a 20% do total.
Dessa forma, com a possibilidade de que empresas de fora do nosso país coloquem mais dinheiro no setor de aviação do Brasil, é possível projetar um crescimento cada vez maior.
Como bom exemplo disso, podemos citar o grupo suíço Zurich Airport, que ganhou a concessão de operação total do aeroporto de Florianópolis por 30 anos. Logo após assumir a gestão, iniciou a reforma e ampliação do terminal de passageiros e criação de demais estruturas, totalizando R$ 570 milhões em investimentos.
Em dezembro de 2019, mais um excelente exemplo da importância dos investimentos em infraestrutura, principalmente através de capital estrangeiro: foi inaugurado em São Paulo o primeiro aeroporto privado voltado para a aviação executiva do país. O São Paulo Catarina Aeroporto (SPCA) tem, inclusive, uma pista de pouso maior do que a do aeroporto de Congonhas.
Diversas oportunidades profissionais surgirão
Ao ocorrer a retomada do crescimento do setor aéreo, diversas carreiras se beneficiarão. Além de vagas para pilotos e comissários, haverá oportunidades para as oficinas de manutenção, afinal são sempre necessários reparos em sistemas eletrônicos, reparos na fuselagem, pintura, resolução de falhas elétricas, troca de bancos e estofados, dentre várias outras funções.
Com mais pessoas circulando pelos saguões dos aeroportos, veremos o crescimento da quantidade de profissionais que precisam atender os clientes no check-in, vender passagens, organizar as entradas e saídas dos passageiros, fiscalizar bagagens, dentre várias outras atribuições.
Além de uma linha de frente bem capacitada, para garantir o crescimento do setor aéreo é preciso que existam pessoas nos escritórios fazendo um bom trabalho. Serão necessários profissionais nos escritórios das cias aéreas, profissionais que façam o planejamento estratégico de malhas aéreas, analisando o mercado e seus clientes.
Será necessário contar também com uma equipe que gerencie os recursos internos, organize escalas de funcionários, tripulações e aviões. E ainda precisamos lembrar dos diversos profissionais que trabalham nos departamentos de carga, logística e, claro, os controladores de tráfego e diversos profissionais que trabalham para manter tudo em ordem e em segurança.
Para saber mais sobre o futuro da aviação, veja o vídeo da gravação da Live que foi ao ar no dia 07 de abril de 2020 pelo Instagram da AEROTD com o Diretor da AEROTD Juan Henrique Pereira Ibañez e Marcelo Ceriotti, vice Presidente IFALPA e Diretor da SNA com o tema: A SITUAÇÃO ATUAL E OS IMPACTOS DA CRISE CORONA VÍRUS E AS PERSPECTIVAS NA AVIAÇÃO.
Este é o momento de se preparar para o crescimento do setor aéreo
Enquanto vemos o crescimento do setor aéreo desacelerar, percebemos que este é o momento de buscar qualificação e se preparar para a retomada do crescimento.
Aqueles que começarem a estudar agora, se preparando para conquistar uma formação, quando houver a retomada do crescimento do setor aéreo estarão preparados para ocuparem cargos importantes.
Esse é um ótimo momento para quem deseja ingressar na área começar a se preparar. Quem optar por um Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo, por exemplo, poderá em seis meses de curso já buscar uma vaga como comissário de voo e continuar estudando até o final do curso para buscar cargos cada vez mais interessantes para a sua carreira.
Quem deseja decolar seu futuro, precisa aproveitar agora, pois a aviação brasileira ainda vai continuar voando alto.