Aumento das vendas de aeronaves dá sinais de retomada do setor aéreo

O setor aéreo, que foi um dos mais afetados durante a crise causada pelo Coronavírus, começa a mostrar sinais de retomada. Um destes sinais, o aumento das vendas de aeronaves, mostra que as grandes empresas do ramo estão otimistas com o futuro da aviação pós-pandemia

O mercado já se prepara para uma retomada no fluxo de passageiros nos aeroportos, para uma continuidade no crescimento da aviação executiva e, consequentemente, novos investimentos e lucratividade para o setor. 

Vendas de aeronaves para a aviação executiva lidera a retomada 

Enquanto a aviação comercial amargava fortes quedas, a aviação executiva mantinha seu crescimento mesmo durante a pandemia

Isso aconteceu porque, apesar da crise causada, muitas pessoas ainda necessitavam se locomover de um lugar ao outro e, assim, a aviação executiva surgiu como alternativa. 

Transporte de executivos, medicamentos, cargas e agronegócio puxaram o crescimento deste setor. 

Transporte Executivo
Fonte da Imagem: https://www.cavok.com.br/bombardier-entrega-a-350a-aeronave-executiva-challenger-350

Segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a quantidade de pousos e decolagens feitos no Brasil, no primeiro quadrimestre de 2021, foi 23% maior do que o registrado no mesmo período de 2020. 

A Embraer informou que o mercado passa por um bom momento e entregou 33 aeronaves no primeiro semestre de 2021, número 50% maior que o registrado no mesmo período de 2020. 

Uma das maiores empresas de importação e exportação do Brasil, a Sertrading, revelou que fechou 2020 com um crescimento de 60% na compra e venda de aeronaves e que, em 2021, deve fechar mais um ano de forte crescimento. 

E mais: mesmo enfrentando uma crise no mercado internacional por conta da baixa produção de novas aeronaves. 

Compradores precisam esperar até 15 meses por aeronaves novas 

A crise causada pelo novo Coronavírus afetou a produção em diversos setores da indústria. A falta de insumos atingiu também o ramo aeronáutico, que precisa de muito metal e componentes tecnológicos, itens que sofreram aumento de preços e baixa produção nos últimos anos. 

Somado a essa diminuição na produção houve, em contrapartida, aumento na demanda, principalmente capitaneada pelo agronegócio. 

Por isso, o prazo de entrega para vendas de aeronaves novas, que antes levava de 6 a 8 meses, agora já passa de 15. 

A demora na entrega de aviões e helicópteros novos tem aumentado o preço de seminovos e também a procura pelo compartilhamento de aeronaves. 

Representantes do setor dizem que clientes que não querem esperar pagam, em média, 20% a mais por aeronaves usadas. 

Gualter Pizzi, proprietário de uma empresa que atua como intermediária na venda de aeronaves seminovas, afirma que, desde o segundo semestre de 2020 a alta procura fez com que alguns aviões e helicópteros se esgotassem no mercado. 

Gualter Pizzi
Fonte da Imagem: Google

Neste período a procura aumentou cerca de 30% e, pela primeira vez em 35 anos, ele viu a falta de algumas aeronaves usadas no mercado. 

Compartilhamento de aeronaves surge como opção 

Enquanto a produção e as vendas de aeronaves novas segue em baixa e a grande procura por seminovas fez o preço subir, o compartilhamento de aeronaves surge como uma opção vantajosa

Hoje, já existem diversas empresas no Brasil que fazem o gerenciamento deste compartilhamento. 

Flapper Compartilhamento de Aeronaves
Fonte da Imagem: Google

O interessado pode comprar uma cota de participação e se tornar dono da aeronave, juntamente com outras pessoas, tendo um número de horas para utilizar durante o ano. 

Ou é possível também comprar assentos que ainda estão livres em voos de outras empresas, como faz o Flapper. 

Através deste aplicativo, empresas de aviação que possuem aviões executivos para compartilhamento oferecem seus serviços por meio de um aplicativo, cadastrando a data do voo disponível, a rota, detalhes da aeronave, etc. 

O usuário acessa o app, vê as ofertas disponíveis e reserva o seu assento para a data escolhida, tudo online, pelo aplicativo. 

O mercado em crescimento precisará de profissionais qualificados 

A pandemia transformou o mundo e trouxe uma nova realidade para o profissional de aviação. No entanto, uma coisa nunca mudou (nem mudará): é essencial contar com o suporte de uma instituição de ensino altamente capacitada para garantir que o aluno saia preparado para o mercado de trabalho. 

Aqui na AEROTD nós praticamos isso há 24 anos, se reinventando, enfrentando crises, mudanças, acompanhando as inovações e garantindo suporte total para que os nossos alunos consigam decolar seus futuros! 

  

Tire suas dúvidas sobre nossos cursos entrando em contato pelo chat em nosso site www.aerotd.com.br ou com nossa equipe comercial: 

WhastApp Comercial 01 : (48) 9 9681 7971 – vera@aerotd.com.br 

WhatsApp Comercial 02 : (48) 9 9655 3259 – comercial3@aerotd.com


Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário