A importância dos treinamentos na aviação
Os treinamentos na aviação são recursos bastante utilizados para que os colaboradores possam estar sempre atualizados e preparados. Nesta matéria você irá conhecer alguns dos principais tipos e a razão pela qual são tão necessários.
O cérebro humano sempre está aberto para receber novas informações e promover atividades como a leitura, fazer palavras cruzadas, meditação ou tocar um instrumento musical são alguns exercícios que estimulam diferentes partes do cérebro e certamente ajudam a nos tornar mais inteligentes.
Existem muitas atividades para estimular o cérebro, porém não é sempre que estamos dispostos a aprender algo novo para sair da tão temida zona de conforto, essa comodidade quando levada para a área profissional, pode ser muito prejudicial, visto que novas tecnologias surgem a todo momento e precisamos estar atualizados.
O profissional que deseja crescer em qualquer área, precisa ter a consciência de que a auto qualificação deve ser constante e as empresas, no intuito de incentivar e promover o seu crescimento, investem cada vez mais em novas capacitações e com os treinamentos na aviação, isso não é diferente, principalmente para quem trabalha para uma companhia aérea.
O setor da aviação é recheado de procedimentos que vivem em constante renovação, por isso as companhias aéreas investem pesado em treinamentos para o colaborador, visando a satisfação do cliente e principalmente a segurança.
Tipos de treinamentos na Aviação:
Integração:
Voltado para o novo colaborador, este é um dos tipos de treinamentos na aviação que faz com que o colaborador conheça a empresa como um todo, suas normas, regulamentos, cultura organizacional entre outros.
Nas Companhias Aéreas o novo colaborador passa por uma “familiarização” que pode durar mais de uma semana, e muitas vezes o colaborador viaja até a sede da empresa com locomoção, hospedagem e alimentação por conta da companhia aérea.
É uma ótima oportunidade de se “aquecer” para a rotina dinâmica do aeroporto, além disso, geralmente as turmas dos novos colaboradores são formadas por profissionais de várias bases no Brasil.
Atualização:
Tem como objetivo fazer com que o colaborador conheça novas ferramentas e procedimentos, já que as empresas estão sempre em constante mudança em prol da evolução.
Procedimentos de segurança e otimização da operação diária na Aviação são repassados em formas de boletim e e-mail no portal da companhia Aérea, o colaborador deve estar sempre atento, pois estar desatualizado em relação a algum deles é considerada uma infração.
Mudanças:
Focado para o colaborador conhecer novas ferramentas e procedimentos, aprimorando suas habilidades.
O setor da Aviação, conforme falado anteriormente, sempre está evoluindo a operação do dia a dia, visando a satisfação do cliente aliada a segurança e agilidade.
Por isso, não se surpreenda se o sistema que você usava ontem, daqui há um mês se tornar obsoleto e você precisar renovar todo o seu conhecimento.
Mas antes disso você é preparado pela Companhia Aérea com um treinamento focado nesse novo sistema, durando até 1 semana, o colaborador é tirado da operação diária para estar 100% concentrado para realizar esse curso.
Promoção ou mudança de cargo:
Em casos de promoção o colaborador é colocado em uma série de cursos que o preparam para exercer as responsabilidades em sua nova função.
Mas também existem mudanças de cargo na emprega, no setor da aviação por exemplo, um colaborador pode mudar do setor de Check in para o Setor de Bagagens, sendo assim, o mesmo precisa passar por treinamentos para conhecer os procedimentos e também o novo sistema que será utilizado. Para ser promovido para supervisor ou líder, o colaborador deve primeiramente passar por um processo seletivo e se aprovado, passará por treinamentos e atualizações das atribuições de sua nova função.
Vantagens ao se implementar os Treinamentos na aviação para as empresas:
Existem uma série de vantagens ao se implementar treinamentos na empresa, a motivação que o colaborador ganha ao sentir-se valorizado e aprender novas habilidades é diretamente proporcional a sua produtividade. Além disso, um colaborador mais motivado e confiante faz com que o clima organizacional da empresa também melhore, um profissional mais satisfeito tem a tendência de contagiar com suas ideias a outros colaboradores, o trabalho em equipe acontece de maneira mais fluida e eficiente.
Estes tipos de treinamento na aviação podem ser aplicados nas profissões de Comissários de Voo, Agentes de Atendimento, Profissionais de pista, por exemplo, e vão desde a familiarização com o novo sistema, até àqueles voltados para a segurança de voo ou em solo.
Também é possível encontrar treinamentos na aviação voltados para aprender novos idiomas como o Inglês, Libras, conscientização sobre apresentação pessoal, como também sobre ética no trabalho, que são bastante requisitados pela empresa.
Como você pode perceber, trabalhar na aviação irá lhe proporcionar, mais que a realização de um sonho, irá manter você em constante aprendizado. Por esse motivo, o treinamento na aviação é muito importante.
A AEROTD - Faculdade de Tecnologia, oferece cursos reconhecidos pelo MEC e são hoje, uma referência, tanto pelas cias aéreas, como nos demais segmentos do mercado da aviação. Entre os cursos, você poderá optar por Comissário de Voo, Mecânico de Aeronaves e também os cursos superiores de Tecnologia em Transporte Aéreo e de Ciências Aeronáuticas.
Agora é só você escolher a área na qual você deseja trabalhar para se qualificar para decolar seu futuro!
Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países
Referências:
Blog Leucotron