As profissões da área de aviação são envoltas em mitos e mistérios. Por não ser algo assim tão comum, muita gente tem diversas dúvidas sobre o que pode, o que não pode e como funcionam certos processos. Não é incomum, por exemplo, ver gente falando que comissário não pode ter tatuagens, ser baixo ou estar acima do peso. E na mesma toada, temos a grande pergunta que assola muitos postulantes ao cargo de comandante de um avião: quem usa óculos pode ser piloto de aeronaves?
A resposta é bem simples, mas nós vamos explicar um pouco mais todo o processo pra que você não tenha mais nenhuma dúvida.
Afinal, quem usa óculos pode ser piloto de aeronaves ou não?
Se você usa óculos ou lentes, fique tranquilo, você ainda pode ser piloto de aeronaves. Isso não é um impeditivo. Ao contrário do que acontece na aviação militar, onde os problemas de visão realmente podem impedir que você exerça esta função, na aviação civil isso não é um fator determinante para acabar com seus sonhos de conquistar os céus.
Inclusive, é comum ver pilotos que usam óculos no exercício de suas funções. É quase a mesma situação de pessoas que precisam deles para dirigir carros. Você não será impedido de ter carteira de motorista por usar óculos. Mas, obviamente, precisará ter o auxílio de lentes sempre que estiver dirigindo.
Na aviação é a mesma coisa. Você só será impedido de pilotar caso tenha uma condição muito limitadora, que será identificada no momento do exame médico a ser realizado para a homologação do seu Certificado Médico Aeronáutico. Este certificado é o que lhe dará direito e atestará que você pode ser piloto de aeronaves.
Como funciona o exame para obtenção do Certificado Médico Aeronáutico?
O exame de saúde pericial para a obtenção do CMA tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental dos profissionais do setor aéreo, de acordo com cada função. Essa certificação tem o objetivo de garantir a segurança dos voos e dos processos relacionados, impedindo que alguém com condições de saúde prejudicadas possa colocar a vida de outras pessoas em risco.
Por este motivo, cada função tem regras específicas e exigências que serão feitas durante o exame pericial. Dessa forma, de acordo com a profissão que você quer seguir, pode se enquadrar em uma das cinco classes de CMA existentes:
- CMA de 1ª classe: piloto de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR.
- CMA de 2ª classe: piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre.
- CMA de 4ª classe: piloto de aeronave leve e piloto de planador.
- CMA de 5ª classe: piloto remoto de VANT
Se você quer saber se tem as condições necessárias para seguir em determinada carreira na aviação, é possível solicitar seu CMA antes mesmo de começar a fazer as aulas. Todo o processo pode ser feito através do site da ANAC, onde tem todas as instruções que você precisa. Você também pode procurar ajuda na escola onde faz curso. Na Aero TD, o aluno recebe todo o suporte para que consiga obter seu CMA facilmente.
E se for reprovado no exame médico? O que fazer?
Se por algum motivo você for reprovado no exame médico e não conseguir seu CMA, não é o fim da linha para o seu sonho. Você ainda pode ser piloto de aeronaves. É possível entrar com recurso e pedir um reexame.
Se não concordar com a decisão do examinador, o candidato poderá recorrer em até trinta dias, contados da data do lançamento do resultado do exame de saúde pericial no portal da ANAC.
A ANAC julgará a questão auxiliada por outros examinadores e poderá exigir novos exames para ajudar a emitir um novo parecer.
Com óculos ou sem, chegou a hora de decolar seu futuro!
Como deu pra notar, você pode ser piloto de aeronaves mesmo usando óculos ou lentes. E ao contrário da lenda, os exames médicos para a obtenção do CMA não são nenhum “bicho-de-sete-cabeças”.
Nossa dica é que você entre em contato com a AEROTD, acesse o nosso site ou participe pelos comentários. Assim podemos tirar todas as suas dúvidas e até mesmo te ajudar no processo de agendamento e obtenção do seu CMA.