Qual o salário de gestor aeroportuário?

O gestor aeroportuário, conhecido também como gerente de administração de aeroporto, vem ganhando bastante relevância atualmente, principalmente após as privatizações ocorridas em diversos aeroportos brasileiros.

Com isto, estes empreendimentos deixam de ser apenas para pousos e decolagens, se tornando grandes centros de convivência, lazer, cultura e negócios.

Isso cria oportunidades para novos profissionais, além de tornar o salário de gestor aeroportuário muito mais atrativo.

O que faz um gestor aeroportuário?

Um resumo breve encontrado no site de empregos Catho define a função da seguinte maneira:

“Gerencia as atividades operacionais, administrativas e orçamentárias de aeroportos, analisa irregularidades e acompanha a resolução de problemas, a fim de otimizar os recursos e processos e garantir os padrões de qualidade do atendimento prestado ao cliente.”

Gestor Aeroportuário

Outro resumo, disposto em um site que retirar informações de materiais do Ministério da Economia, traz uma lista ainda maior de responsabilidades, que podem ser divididas em alguns grupos:

  • planejar atividades de operação;
  • gerenciar atividades de operação;
  • gerenciar segurança da aviação civil;
  • gerenciar segurança operacional;
  • gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • gerenciar operações de cargas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais.

Em suma, podemos dizer que este é o profissional que fará o gerenciamento completo de um aeroporto, cuidando para que tudo que faz parte deste empreendimento esteja funcionando corretamente.

Qual o salário de gestor aeroportuário

O salário de gestor aeroportuário está crescendo cada vez mais no Brasil, contando também com benefícios extras cedidos pelos contratantes. Além disso, o gestor aeroportuário está incluso nas convenções coletivas de trabalho que reajustam periodicamente o salário dos profissionais da aviação.

Alguns levantamentos realizados indicam que um profissional que ocupa o cargo de gerente de administração de aeroporto (gestor aeroportuário) recebe, em média, R$ 7.313,67.

Salário Gestor Aeroportuário

Este é o valor médio com base no que recebem os profissionais em regime CLT em todo o Brasil, respeitando também os acordos coletivos da profissão.

No entanto, o teto salarial pode ultrapassar 21 mil reais em algumas empresas, principalmente em localidades onde há maior desenvolvimento do setor aéreo, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.

As informações são provenientes da pesquisa realizada pelo site Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Setores que mais contratam gestor aeroportuário

A seguir, listamos os setores que mais contratam gerentes de administração aeroportuária segundo o site cargos.com.br:

  • Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem;
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem;
  • Transporte aéreo de passageiros regular;
  • Comércio atacadista de álcool carburante, biodiesel, gasolina e demais derivados de petróleo, exceto lubrificantes, não realizado por transportador re
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação;
  • Transporte aéreo de carga;
  • Instalação de outros equipamentos não especificados anteriormente;
  • Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres;
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;
  • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo.

Vale a pena se tornar um gestor aeroportuário?

O Brasil passa por um excelente momento em sua gestão aeroportuária, visto que o governo federal está investindo massivamente na melhoria desta infraestrutura.

Nos últimos meses aconteceram diversos leilões de aeroportos para a iniciativa privada, gerando arrecadação imediata de 3 bilhões de reais e a expectativa de mais 6 bilhões em melhorias desenvolvidas pelas empresas vencedoras.

Com a entrada da iniciativa privada a gestão passará a ser mais profissional, focada em um serviço de excelência, mudando o conceito dos aeroportos, transformando-os em espaços de convivência, lazer, cultura e negócios.

Neste cenário, surgem oportunidades para novos gestores aeroportuários, capazes de administrar um amplo ecossistema de serviços e recebendo excelentes salários para isso.

Para as mulheres, este também é um segmento promissor, com representantes do sexo feminino já se tornando protagonistas em outros aeroportos pelo Brasil.

Como se tornar um gestor de aeroporto

Para se tornar um gestor aeroportuário não é necessário fazer concurso, pois a maioria das vagas são para empresas privadas. Dessa forma, para conseguir o cargo de responsável pelo gerenciamento de um aeroporto é necessário que o candidato já possua vivência no ramo e uma visão estratégica do negócio.

Costumam ter vantagem nos processos seletivos aqueles profissionais que já possuem alguns anos de experiência no setor administrativo dos aeroportos, dentro de companhias aéreas ou no setor administrativo de empresas da área de transporte, ou turismo.

Além disso, aqueles que realizam uma pós-graduação em gestão e infraestrutura aeroportuária podem aumentar suas chances de contratação, visto que adquirem ao longo de sua formação as habilidades essenciais para garantir uma administração eficiente.

Curso de Pós-Graduação em Gestão e Infraestrutura Aeroportuária

Se você deseja trabalhar na administração de um aeroporto, a melhor forma de começar é ingressando nesta pós-graduação oferecida pela AEROTD.

Em 18 meses você já estará formado e, enquanto isso, pode buscar oportunidades no setor para, em breve, conquistar o sonho de se tornar gestor aeroportuário e decolar seu futuro.


Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário