Quando você entra em um aeroporto e vê todo aquele ecossistema funcionando, talvez nem imagine que existe uma figura central para garantir que tudo ocorra conforme planejado: o gestor aeroportuário.
Este profissional assegura uma gestão eficiente de todas as atividades aeroportuárias, seja um pequeno aeroporto ou os grandes empreendimentos que recebem passageiros e aeronaves do mundo inteiro.
A seguir, você vai entender melhor quais as atribuições do gestor aeroportuário, quanto ele ganha, se vale a pena ingressar nesta área e como você pode fazer para se tornar um.
Afinal, o que faz um gestor aeroportuário?
O gestor aeroportuário é quem administra um aeroporto e todas as suas atividades.
Isso quer dizer que, hoje em dia, com aeroportos se transformando em verdadeiros centros comerciais, contando com diversos serviços extras, além do transporte de cargas e passageiros, o serviço deste profissional é extremamente importante.
Além de gerir as atividades de operação de passageiros e aeronaves, também atua em áreas como segurança operacional, proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita e ações iniciais de resposta a emergências estabelecidas no Plano de Emergência do Aeroporto e programa de Segurança Aeroportuária.
Um pouco do que o gestor aeroportuário precisa administrar
Aeroportos costumam criar um ecossistema complexo, composto por diversos órgãos públicos e privados. A seguir, enumeramos alguns destes órgãos e serviços que um gestor aeroportuário precisa atento.
- Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
- Institutos de meteorologia;
- Órgãos de fiscalização e policiamento como Polícia Militar, Civil e Federal, ANVISA, PROCON;
- Departamentos federais, estaduais e municipais ligados ao transporte;
- Transportadoras;
- Alfândega e imigração;
- Equipes de saúde, com médicos, enfermeiros e ferramentas para garantir atendimento em casos de emergência;
- Terceirizados que fazem serviços de *catering, gestão de bagagens, de estacionamento, lojas, restaurantes, dentre outros.
Resumindo: tudo que está dentro dos limites de um aeroporto é de responsabilidade do gestor aeroportuário.
Ainda que não seja diretamente responsável por tudo, mas indiretamente, ele precisa estar ciente do que está acontecendo, conhecer os responsáveis por cada área, saber o que precisa ser feito, ter habilidade para gerenciar conflitos e crises, etc.
Além disso, precisa também gerenciar todos estes recursos humanos e materiais de forma inteligente e econômica.
*O serviço de catering é realizado por uma empresa que prepara os pratos em um local e, em seguida, os serve em outro espaço.
Quanto ganha um gestor aeroportuário
Alguns levantamentos realizados indicam que um profissional que ocupa o cargo de gerente de administração de aeroporto (gestor aeroportuário) recebe, em média, R$ 7.313,67.
Este é o valor médio com base no que recebem os profissionais em regime CLT, em todo o Brasil, respeitando também os acordos coletivos da profissão.
No entanto, o teto salarial pode alcançar R$ 20.035,28 em algumas empresas.
As informações são provenientes da pesquisa realizada pelo site Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, contando com um total de 53 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Julho de 2021 a Junho de 2022.
Vale a pena se tornar um gestor aeroportuário?
O Brasil passa por um excelente momento em sua gestão aeroportuária, visto que o governo federal está investindo massivamente na melhoria desta infraestrutura.
Nos últimos anos aconteceram diversos leilões de aeroportos para a iniciativa privada, gerando arrecadação imediata de 3 bilhões de reais e a expectativa de mais 6 bilhões em melhorias desenvolvidas pelas empresas vencedoras.
Com a entrada da iniciativa privada, a gestão já vem passando a ser bem mais profissional, focada em um serviço de excelência, mudando o conceito dos aeroportos, transformando-os em espaços de convivência, lazer, cultura e negócios.
Neste cenário, surgem oportunidades para novos gestores aeroportuários, capazes de administrar um amplo ecossistema de serviços e recebendo excelentes salários para isso.
Como se tornar um gestor de aeroporto
Para conseguir o cargo de responsável pelo gerenciamento de um aeroporto é necessário que você já tenha experiência no setor, afinal, a vaga de gerência exige vivência no ramo e uma visão estratégica do negócio.
Costumam ter vantagem nos processos seletivos aqueles profissionais que já possuem alguns anos de experiência no setor administrativo dos aeroportos.
Além disso, aqueles que realizam uma pós-graduação em gestão e infraestrutura aeroportuária podem aumentar suas chances de contratação, visto que adquirem ao longo de sua formação as habilidades essenciais para garantir uma administração eficiente.
Se você deseja se tornar um gestor aeroportuário, um dos caminhos mais simples e assertivos é realizando esta pós-graduação citada anteriormente, que já está com matrículas abertas na AEROTD.
Deste modo, após 18 meses você já estará apto a ingressar nesta carreira e decolar seu futuro!
Espero que você tenha gostado desse conteúdo e continue acompanhando o blog, pois há muitas concessões acontecendo no Brasil e com elas, as oportunidades que iremos sempre ficar acompanhando para que você fique sempre bem informado.
Se você tem interesse de inserir nesse novo conceito de trabalho dentro dos aeroportos, saiba que a hora é agora.
A seguir, apresentamos a nossa assistente virtual Ellen, que irá direcionar você para tirar todas as suas dúvidas sobre este curso de pós-graduação inovador.