O primeiro aeroporto executivo do Brasil foi inaugurado em São Paulo

O setor de aviação brasileiro vem tendo avanços expressivos nos últimos anos. O último deles é a liberação para operação do primeiro aeroporto executivo do Brasil, o São Paulo Catarina, localizado na cidade de São Roque, a cerca de 70 quilômetros da capital paulista.

Anteriormente, em 2019, os governantes brasileiros aprovaram uma medida que libera a entrada de até 100% de capital estrangeiro para investimentos no setor aéreo. Antes os investimentos estrangeiros ficavam limitados a 20% do total.

Outra notícia importante foi o aumento da oferta de voos no interior do país. Além disso, vale lembrar outro evento importante para a aviação nacional: o novo aeroporto de Florianópolis inaugurado em 1º de outubro. A empresa suíça Zurich Airport, que ganhou a concessão de operação total por 30 anos, logo após assumir a gestão, iniciou a reforma e ampliação do terminal de passageiros e criação de demais estruturas, totalizando R$ 570 milhões em investimentos e transformando-o num dos aeroportos mais modernos do país.

A importância do primeiro aeroporto executivo do Brasil

Apesar de um atraso de cinco anos nas obras, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, construído pela JHSF, surge em um momento importante e de franco crescimento da aviação brasileira.

Fonte da Imagem: Google

Após receber autorização da ANAC para iniciar suas operações, o aeroporto já está apto a receber os maiores jatos executivos do mundo, como o Embraer Lineage 1000, Gulfstream G650 e G550, Bombardier Global 6000 e o Dassault Falcon 8X.

Isso será possível graças a sua pista de pouso de 2.470 metros de comprimento por 45 metros de largura, tamanho consideravelmente maior do que a de grandes aeroportos brasileiros, como o de Congonhas, que possui 1.940 metros de comprimento.

O terminal do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo poderá operar 24 horas por dia, com controle de tráfego aéreo próprio e operação por instrumentos de precisão. Com essas características, o aeroporto poderá ter voos sem escala para destinos nos Estados Unidos e Europa.

Essas características transformam este aeroporto executivo em um dos principais destinos para a aviação particular no Brasil. Isso facilita o acesso daqueles que vem ao país a negócio e até mesmo líderes de Estado, que agora possuem um local com toda a infraestrutura e segurança necessária para receber grandes autoridades.

Infraestrutura gigantesca e completa

O Aeroporto Executivo São Paulo Catarina teve investimentos superiores a 600 milhões de reais, que proporcionaram uma infraestrutura completa, contando com diversos setores, tecnologias e todo o suporte necessário para a aviação executiva.

O aeroporto ocupa mais de 2 milhões de metros quadrados de área e possui 50 mil metros quadrados de hangares construídos. Além da pista para aviões, citada anteriormente, também há um heliponto, permitindo a conexão com o centro de São Paulo de forma rápida e prática: em menos de 15 minutos é possível chegar à capital.

Fonte da Imagem: Google

O novo terminal de aviação executiva conta com infraestrutura de apoio aos passageiros e tripulantes, com equipamentos para inspeção de bagagens, pessoas e documentos.

O setor está em expansão e precisando de novos profissionais

Com a expansão da aviação executiva no Brasil, a entrada de investimentos estrangeiros, crescimento da demanda, aumento também da aviação regional , uma coisa é certa: as empresas precisarão de profissionais qualificados para suprir a necessidade do mercado.

Esse é um ótimo momento para quem deseja ingressar na área começar a se preparar. Quem optar por um Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo, por exemplo, poderá em seis meses de curso já buscar uma vaga como comissário de voo e continuar estudando até o final do curso para buscar cargos cada vez mais interessantes para a sua carreira.

Quem deseja decolar seu futuro, precisa aproveitar agora, pois a aviação brasileira promete voar alto.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=lNKcmMHApZk   

https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2019/12/15/aeroporto-executivo-sao-paulo-catarina.htm

Guilherme-Santos

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário