O Papel da Manutenção na Segurança Operacional
No dia 02/08/2016 aconteceu a Webconferência sobre o Papel da Manutenção na Segurança Operacional com Otávio Alves, comandante de unidade aérea e 30 anos de atuação na Força Aérea Brasileira.
A webconferência foi transmitida da Aero TD – Faculdade de Tecnologia de Florianópolis. O acesso foi gratuito mediante preenchimento de formulário no site da Aero TD e com direito a certificado de participação.
Assista aqui a Palestra na íntegra:
PERGUNTAS E RESPOSTAS DA WEBCONFERÊNCIA
Edmir Ferreira: O número de mecânicos demitidos só aumenta. Eu mesmo não lembro se houve outra crise desse porte no Brasil com tantas demissões. Existe um tempo estimado para a volta a recontratação?
Otávio Alves: Bom, a crise não é apenas na aviação. A crise no Brasil é política-financeira que por consequência, afeta todos os setores da indústria e do comércio. Mas, como havia dito, o cenário tem mostrado uma reação mais positiva. Não tenho conhecimento aprofundado do mercado financeiro para responder quando será a retomada da economia, mas acredito que em 2017 haverá novas contratações no setor aeronáutico.
Obs: A Aero TD possui um canal de comunicação específico para tratar de assuntos dessa natureza que é o blog DECOLE SEU FUTURO (este que você está) que traz E-books, Artigos, Notícias e demais informações sobre o mercado de trabalho e também, para divulgar as oportunidades de emprego, a Aero TD disponibiliza NO Grupo do Facebook NOTÍCIAS AERO TD e lá sempre são postadas as vagas que abrem para manutenção de aeronaves em todo o Brasil, processos seletivos para comissários de voo e pilotos.
Clique aqui e acesse: ✓Notícias Aero TD
Lucas Fellype de Souza Almeida: O que são diretrizes?
Otávio Alves: São documentos guia que garantem a aero navegabilidade da aeronave de acordo com o projeto original. Podem ser chamadas de outra forma como boletins, ordens de serviço e outros.
Adriana do Nascimento Lima Ferreira: Fator contribuinte para a falha na manutenção seria a falta do treinamento dos mecânicos para uma aeronave específica?
Otávio Alves: sim, pode ser considerado um fator contribuinte como o manuseio em uma aeronave para a qual aquele profissional não tem conhecimento (curso técnico e prático). Os profissionais recebem o certificado de acordo com sua habilitação (aviônicos, etc.) entretanto, para que um profissional seja credenciado a realizar manutenção em alguma plataforma específica, o profissional deverá realizar cursos técnicos das respectivas aeronaves.
Jardel Miguel Machado Nogueira de Carvalho: Qual o diferencial para iniciar no mercado da aviação para mecânicos com CCT sem experiência, o que sugere para compensar a falta de experiência e quais as áreas que são mais carentes de profissionais de Célula, GMP ou Aviônicos?
Otávio Alves: CAPACITAÇÃO. A crise é uma boa oportunidade para realizar capacitação em sua área. Invista em você!!!! Aproveite as oportunidades de curso, simpósios, conferências. Visite um aeroclube e converse com mecânicos. Aproxime-se e fique de olho. Saia da zona de conforto e mãos a obra!!! Estude bastante!! A chave para ingressar sem experiência prática é turbinar seu CV.
Apesar das aeronaves estarem evoluindo rápido (novos componentes eletrônicos e motores mais sofisticados) a área de célula tem sido bastante solicitada...mas todas são importantes e bem disputadas no mercado. Boa Sorte!
A aviação em geral está em crise, a executiva e a agrícola sofrem com a crise.
Todos sofrem, a crise é sistêmica e envolve toda a malha aeronáutica. Mas anime-se!! O cenário está mudando! Prepare-se!!!!
Lucas Fellype de Souza Almeida: Você acha que esta sendo real a troca de mecânicos de aeronaves por outros profissionais?
Em algumas empresas os engenheiros são bastante requisitados devido as tecnologias vigentes. Na aeronáutica por exemplo, alguns já ocupam função a bordo. Todavia, o mecânico continua sendo o técnico especializado.
Diego Henrique Nunes: Qual a diferença entre um mecânico e um técnico em manutenção?
Otávio Alves: No curso de MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA - MODALIDADE SEMIPRESENCIAL (EaD) o aluno sai com um curso profissionalizante e no curso TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AERONÁUTICA – PRESENCIAL permite ao aluno sair formado como Técnico, habilitando-se ao credenciamento junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Caso você opte pela modalidade EaD e tem interesse em ter o curso técnico, poderá solicitar a PROVA DE REVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS (PROVA DE PROFICIÊNCIA), que lhe dará direito ao CREA, tornando o seu curso de Especialização em curso Técnico.
O CREA é a credencial que permite ao profissional atuar como um RT (Responsável Técnico) de uma empresa.
Veja aqui como tornar o seu Curso de Mecânico em Técnico ✓Clique Aqui!
Carlos Alejandro Cartas: O certificado chega automaticamente via email?
POR FAVOR VENHAM FAZER PALESTRA NA PARAIBA. Obrigado pela aula, foi muito produtiva.
Otávio Alves: Caso você tenha preenchido os dados de contato na inscrição...sim! O certificado chegará por email. Será um prazer realizar uma palestra na adorada Paraíba!!!
Jardel Miguel Machado Nogueira de Carvalho: O tecnólogo em manutenção de aeronaves tem algum diferencial em relação ao mecânico e ao técnico?
Otávio Alves: Na aeronáutica (FAB) existe o mecânico tripulante e o mecânico que atua somente na manutenção. Nomenclaturas e definições à parte, são funções muito parecidas. Ambos são habilitados a realizar manutenção, mas apenas o mecânico de voo é tripulante e voo com os pilotos.
Rafael Alves dos Santos: Boa aula professor! Por que a ANAC que regulamenta a aviação permite a substituição de um mecânico por um despachante? Você acha seguro?
Otávio Alves: Pela capacitação técnica, acredito haver um equívoco, pois um despachante não pode substituir um mecânico habilitado.
Obs: Para melhor compreensão e interpretação do conteúdo da palestra, foram feitos algumas alterações textuais sem comprometer o teor da informação.
Links dos vídeos apresentados na palestra:
Maintenance Error Decision Aid Boing - MEDA
DEPOIMENTOS:
Rodinei Flores Novo:
"Obrigado pela aula. Foi muito produtiva."
Romário Pereira Ilha:
"Obrigado pela aula! abraço!"
Luiz Fernando de Camargo:
"Boa noite e muito obrigado!"
Adonias:
"Obrigado. Ótima aula."
Álvaro santos Santana:
"Boa noite e obrigado pela palestra muito proveitosa."
Adriana do Nascimento Lima Ferreira:
"Boa noite, muito obrigada pela aula professor. Fez abranger ainda mais nossa visão sobre a importância das áreas relacionadas a aviação."
Fábio Augusto Leandro da Silva:
"Muito bom foi esse Webinar, obrigado e uma ótima noite."
Juliano Ramon da Silva:
"Foi bastante produtivo a vídeo-aula. Abraço!"
Samara Flores Rita:
"Muito Bom!! uma boa noite à todos."
Túlio César Martins da Silva:
"Parabéns, ótima vídeo-aula"
Joao Carlos Schumacher:
"MUITO BOM! GOSTEI FOI UMA ÓTIMA AULA! PARABÉNS E MUITO OBRIGADO!"
ÓTIMO conteudo, de bastante valor, vou passar a seguir esse ÓTIMO site!! Obrigado pelas dicas !!!
muito bom o seu artigo
Adorei esse site. Ótimo conteudo. Abraço e muito sucesso