Coronel Aviador Otávio Alves

O Papel da Manutenção na Segurança Operacional

O Papel da Manutenção na Segurança Operacional

No dia 02/08/2016 aconteceu a Webconferência sobre o Papel da Manutenção na Segurança Operacional com Otávio Alves, comandante de unidade aérea e 30 anos de atuação na Força Aérea Brasileira.

A webconferência foi transmitida da Aero TD – Faculdade de Tecnologia de Florianópolis. O acesso foi gratuito mediante preenchimento de formulário no site da Aero TD e com direito a certificado de participação.

Assista aqui a Palestra na íntegra:

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS DA WEBCONFERÊNCIA

 

Edmir Ferreira: O número de mecânicos demitidos só aumenta. Eu mesmo não lembro se houve outra crise desse porte no Brasil com tantas demissões. Existe um tempo estimado para a volta a recontratação?

 

Otávio Alves: Bom, a crise não é apenas na aviação. A crise no Brasil é política-financeira que por consequência, afeta todos os setores da indústria e do comércio. Mas, como havia dito, o cenário tem mostrado uma reação mais positiva. Não tenho conhecimento aprofundado do mercado financeiro para responder quando será a retomada da economia, mas acredito que em 2017 haverá novas contratações no setor aeronáutico.

 

Obs: A Aero TD possui um canal de comunicação específico para tratar de assuntos dessa natureza que é o blog DECOLE SEU FUTURO (este que você está) que traz E-books, Artigos, Notícias e demais informações sobre o mercado de trabalho e também, para divulgar as oportunidades de emprego, a Aero TD disponibiliza NO Grupo do Facebook NOTÍCIAS AERO TD e lá sempre são postadas as vagas que abrem para manutenção de aeronaves em todo o Brasil, processos seletivos para comissários de voo e pilotos.

Clique aqui e acesse: Notícias Aero TD

 

Lucas Fellype de Souza Almeida: O que são diretrizes?

Otávio Alves: São documentos guia que garantem a aero navegabilidade da aeronave de acordo com o projeto original. Podem ser chamadas de outra forma como boletins, ordens de serviço e outros.

 

Adriana do Nascimento Lima Ferreira: Fator contribuinte para a falha na manutenção seria a falta do treinamento dos mecânicos para uma aeronave específica?

Otávio Alves: sim, pode ser considerado um fator contribuinte como o manuseio em uma aeronave para a qual aquele profissional não tem conhecimento (curso técnico e prático). Os profissionais recebem o certificado de acordo com sua habilitação (aviônicos, etc.) entretanto, para que um profissional seja credenciado a realizar manutenção em alguma plataforma específica, o profissional deverá realizar cursos técnicos das respectivas aeronaves.

 

Jardel Miguel Machado Nogueira de Carvalho: Qual o diferencial para iniciar no mercado da aviação para mecânicos com CCT sem experiência, o que sugere para compensar a falta de experiência e quais as áreas que são mais carentes de profissionais de Célula, GMP ou Aviônicos?

Otávio Alves: CAPACITAÇÃO. A crise é uma boa oportunidade para realizar capacitação em sua área. Invista em você!!!! Aproveite as oportunidades de curso, simpósios, conferências. Visite um aeroclube e converse com mecânicos. Aproxime-se e fique de olho. Saia da zona de conforto e mãos a obra!!! Estude bastante!! A chave para ingressar sem experiência prática é turbinar seu CV.

Apesar das aeronaves estarem evoluindo rápido (novos componentes eletrônicos e motores mais sofisticados) a área de célula tem sido bastante solicitada...mas todas são importantes e bem disputadas no mercado. Boa Sorte!

A aviação em geral está em crise, a executiva e a agrícola sofrem com a crise.

Todos sofrem, a crise é sistêmica e envolve toda a malha aeronáutica. Mas anime-se!! O cenário está mudando! Prepare-se!!!!

 

Lucas Fellype de Souza Almeida: Você acha que esta sendo real a troca de mecânicos de aeronaves por outros profissionais?

Em algumas empresas os engenheiros são bastante requisitados devido as tecnologias vigentes.  Na aeronáutica por exemplo, alguns já ocupam função a bordo. Todavia, o mecânico continua sendo o técnico especializado.

 

Diego Henrique Nunes: Qual a diferença entre um mecânico e um técnico em manutenção?

Otávio Alves: No curso de MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA - MODALIDADE SEMIPRESENCIAL (EaD) o aluno sai com um curso profissionalizante e no curso TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AERONÁUTICA – PRESENCIAL permite ao aluno sair formado como Técnico, habilitando-se ao credenciamento junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Caso você opte pela modalidade EaD e tem interesse em ter o curso técnico, poderá solicitar a PROVA DE REVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS (PROVA DE PROFICIÊNCIA), que lhe dará direito ao CREA, tornando o seu curso de Especialização em curso Técnico.

O CREA é a credencial que permite ao profissional atuar como um RT (Responsável Técnico) de uma empresa.

 

Veja aqui como tornar o seu Curso de Mecânico em Técnico Clique Aqui!

 

Carlos Alejandro Cartas: O certificado chega automaticamente via email?

POR FAVOR VENHAM FAZER PALESTRA NA PARAIBA. Obrigado pela aula, foi muito produtiva.

Otávio Alves: Caso você tenha preenchido os dados de contato na inscrição...sim! O certificado chegará por email. Será um prazer realizar uma palestra na adorada Paraíba!!!

 

Jardel Miguel Machado Nogueira de Carvalho: O tecnólogo em manutenção de aeronaves tem algum diferencial em relação ao mecânico e ao técnico?

Otávio Alves: Na aeronáutica (FAB) existe o mecânico tripulante e o mecânico que atua somente na manutenção. Nomenclaturas e definições à parte, são funções muito parecidas. Ambos são habilitados a realizar manutenção, mas apenas o mecânico de voo é tripulante e voo com os pilotos.

 

Rafael Alves dos Santos: Boa aula professor! Por que a ANAC que regulamenta a aviação permite a substituição de um mecânico por um despachante? Você acha seguro?

Otávio Alves: Pela capacitação técnica, acredito haver um equívoco, pois um despachante não pode substituir um mecânico habilitado.

 

Obs: Para melhor compreensão e interpretação do conteúdo da palestra, foram feitos algumas alterações textuais sem comprometer o teor da informação.

 

Links dos vídeos apresentados na palestra:



Maintenance Error Decision Aid Boing - MEDA

 

DEPOIMENTOS:

Rodinei Flores Novo:

"Obrigado pela aula. Foi muito produtiva."

Romário Pereira Ilha:

"Obrigado pela aula! abraço!"

Luiz Fernando de Camargo:

"Boa noite e muito obrigado!"

Adonias:

"Obrigado. Ótima aula."

Álvaro santos Santana:

"Boa noite e obrigado pela palestra muito proveitosa."

Adriana do Nascimento Lima Ferreira:

"Boa noite, muito obrigada pela aula professor. Fez abranger ainda mais nossa visão sobre a importância das áreas relacionadas a aviação."

Fábio Augusto Leandro da Silva:

"Muito bom foi esse Webinar, obrigado e uma ótima noite."

Juliano Ramon da Silva:

"Foi bastante produtivo a vídeo-aula. Abraço!"

Samara Flores Rita:

"Muito Bom!! uma boa noite à todos."

Túlio César Martins da Silva:

"Parabéns, ótima vídeo-aula"

Joao Carlos Schumacher:

"MUITO BOM! GOSTEI FOI UMA ÓTIMA AULA! PARABÉNS E MUITO OBRIGADO!"

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3 comentários em “O Papel da Manutenção na Segurança Operacional

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