mulheres-na-manutencao-aeronaves-decole-seu-futuro

Mulheres na Manutenção de Aeronaves são destaque

Mulheres na Manutenção de Aeronaves são destaque.

O público feminino tem sido cada vez mais visto em cursos de mecânica (SAIBA MAIS AQUI!) e é também bastante comum a presença de mulheres na manutenção de aeronaves. Nos últimos 03 anos o percentual de mulheres interessadas tem crescido significativamente.

mulheres-na-manutenção-de-aeronaves-decole-seu-futuro-postagem
Denise (Foz do Iguaçu) Aluna do curso de Mecânico de Aeronaves da AERO TD - Faculdade de Tecnologia

Na aviação comercial (tanto de linha como de hangar), existem duas áreas de atuação na manutenção: Interna/Interiores/Entretenimento (IFE) e Linha (Ramp & Transit) ou Hangar (Heavy).

Normalmente há mais mulheres trabalhando na manutenção de IFE e Interna do que na linha/hangar por melhor adaptação ao tipo de trabalho. Mas também há mecânicas de linha que, nos casos que envolvem trabalhos braçais, se utilizam de equipamentos que auxiliam na remoção de equipamentos muito pesados (um conjunto de freio de Boeing 767 por exemplo pesa mais de 100kg com a embalagem).

mulheres_na_manutenção_de_aeronaves_conjunto_de_freios_boing_767
Trocando Conjunto de Freio – Boeing 767 (imagem do blog: Aviões e Músicas)

Em suma, na hora da entrevista, não há qualquer tendência para o lado masculino, basta comprovar competência com exceção para casos de gravidez ou ter problemas para trabalhar em determinados horários.

Quanto ao recrutamento, já é possível perceber que o quadro de mulheres na Manutenção de Aeronaves é cada vez mais representativo e isso se deve muito devido à características inerentes ao sexo feminino, como a capacidade de concentração, atenção aos detalhes, disciplina e perfeccionismo que acabam refletindo na competência devido a sua capacidade de realizar tarefas simultâneas com mais desenvoltura.

"Isso, sem falar que deixam o ambiente mais suave", observou a gerente de Recursos Humanos Sandra Costa da GE – Celma - empresa especializada em reparos de turbinas de aviões.

As mulheres são sensíveis, delicadas e estas qualidades da mão de obra feminina estão sendo tão apreciadas que a GE - Selma já adotou como estratégia, aumentar o quadro de funcionárias. É uma prioridade da empresa.

A empresa GE - Celma é especializada em reparo de turbinas de avião. Tem no seu quadro de funcionários cerca de 1.200 pessoas - 143 mulheres, grande parte são mulheres na manutenção de aeronaves.

Mulheres se destacam na equipe de manutenção da TAM.

mulheres_na_manutenção_de_aeronaves_tam_aerotd
Lênia, Ana e Sílvia fazem parte do quadro de funcionários da oficina da TAM da Aviação Executiva no aeroporto de Jundiaí

l

Lênia Froes, 34 anos, é uma mulher vaidosa, cuida dos cabelos em salão especializado aos sábados e tem como diversão praticar dança do ventre.

Ana Fernandes do Nascimento, 25, também vaidosa, pinta os olhos para ir trabalhar. No fim de semana é goleira de um time de hóquei.

Sílvia Aparecida Lopes, 36, como a maioria das mulheres casadas e que passam o dia no trabalho, usa salto baixo para não machucar os pés quando corre para buscar o filho na escola antes de ir para casa cuidar da da família.

Gostou do artigo? Se identificou com ele? Deixe sua opinião.

 

Fontes:

Hangardoheinz  | G1  |  Aviões e Músicas

Facebooktwitteryoutubeinstagram

6 comentários em “Mulheres na Manutenção de Aeronaves são destaque

    1. Olá Rosângela! A Aero TD possui 20 anos de experiência na formação de profissionais da aviação civil.
      São ofertados os cursos de comissário de voo e mecânicos de aeronaves nas modalidades presenciais e EaD, o curso de Piloto Privado de avião e Helicóptero e também o Curso Superior de Tecnologia no Transporte Aéreo.
      Como você disse que queria ter a oportunidade de conhecer e trabalhar na área de aviação estamos encaminhando o seu endereço de email à nossa equipe de atendimento que irá lhe enviar nossos informativos! Até breve!

      1. Boa tarde! Tudo bem?
        Gostaria de mais informações sobre o Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves. Tenho intenção de iniciá-lo o mais breve possível.

        Grata!

    1. Muito interessante a matéria, muito legal ver as mulheres ganhando seu espaço nessa área de trabalho, eu já nao tive a mesma sorte, fiz faculdade e me formei em Mecânica em Manutenção de Aeronaves, fiz a prova da Anac com a CCT em GMP, enviei milhões de currículos e não obtive quase nenhuma oportunidade na área da manutenção, sempre fui apaixonada pela aviação pois cresci no meio sendo filha de piloto, trabalhei pouco tempo na área, fiz curso de Comissária e a vida me trouxe novamente para minha terra natal a qual não tenho a oportunidade de trabalhar na área da aviação as quais me formei!

Deixe um comentário