Mecânico de avião: quais os benefícios da profissão?

Você tem o sonho de trabalhar consertando aquelas máquinas gigantes? Quer se tornar um mecânico de avião, mas não sabe direito como funciona o trabalho ou os benefícios dessa profissão?

Então o texto a seguir vai te ajudar a tirar algumas dúvidas e mostrar qual caminho você deve seguir para conseguir ingressar nesta carreira.

O que faz um mecânico de avião?

O mecânico de avião é responsável por garantir a correta operação das aeronaves, trabalhando preventivamente em busca de falhas, antes mesmo do pouso ou decolagem.

Antes de iniciar a decolagem ou logo após o pouso, enquanto os passageiros ainda estão saindo da aeronave, o mecânico já começa a inspeção com uma checagem visual.

Ele faz uma volta completa pela aeronave à procura de possíveis problemas, dando ênfase a alguns pontos importantes como rodas, pneus, trem de pouso, freios, entrada e saída do motor, luzes de navegação, superfícies de comando, sinais de colisão de pássaros e tubos de pitot.

Mecânico de Avião
Fonrte da Imagem: Google

Depois de checar se não há vazamentos, se todas as portas estão fechadas e se não há nenhuma avaria aparente, o mecânico libera o avião para taxiar e depois levantar voo novamente.

Além destas manutenções constantes, entre um pouso e decolagem, o mecânico pode realizar manutenções mais demoradas e complexas. Nestas, a aeronave é tirada de linha e podem ser realizadas checagens e alterações mais profundas.

Cada mecânico pode possuir uma especialidade e, assim, tratar das falhas relacionadas especificamente a sua área. A seguir, um resumo das áreas de especialidade de um mecânico e suas competências:

GMP (Grupo motopropulsor) – O mecânico habilitado nesta área pode trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

CEL (Célula) – Esta especialidade permite que o mecânico trabalhe com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático e sistemas hidráulicos, além de poder realizar manutenção na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a fuselagem da aeronave.

AVI (Aviônicos) – O mecânico de manutenção de aeronaves habilitado em aviônicos pode trabalhar em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.

Benefícios da carreira de mecânico de avião

Se você quer entrar na carreira de mecânico de avião, precisa conhecer alguns benefícios desta profissão.

Mercado em expansão

O setor aéreo, apesar da queda durante a pandemia, conseguiu se recuperar e já apresente grande expansão. Por isso, o mecânico de avião continua sendo um profissional altamente requisitado por companhias aéreas, hangares, escolas de aviação, aeródromos, etc.

Para você ter uma noção do tamanho das oportunidades que um mecânico de avião tem a sua disposição: você sabia que São Paulo tem uma das maiores frotas de helicópteros do mundo?

A cidade é referência mundial em aviação e precisa de profissionais qualificados.

Formação em curto espaço de tempo

Quem realiza um curso profissionalizante para ser mecânico de avião consegue se formar em dois anos! Ao final deste período o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves (GMP, CEL, AVI), podendo trabalhar em diversas funções e empresas do setor aéreo.

Ótimo salário e benefícios

Um mecânico de avião também conta com ótimos salários e benefícios. Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários, o piso salarial da profissão em 2022 é de R$ 2.223,82.

Isso levando apenas o valor do piso, sem contar diversos outros benefícios que aumentam o salário. Segundo levantamentos do site vagas.com o valor médico costuma ficar acima dos 3500 reais.

Além disso, este profissional, quando trabalha em empresas renomadas do setor costuma contar com outros adicionais como auxílio saúde, alimentação, transporte, cursos de aprimoramento, plano de carreira, bonificações e muito mais!

Como se tornar um mecânico de avião?

Se você quer se tornar um mecânico de avião, o primeiro passo é se matricular em um curso profissionalizante de manutenção de aeronaves.

Para ingressar você só precisa ter mais de 18 anos e completado o ensino médio. A partir daí você já pode começar a estudar para entrar nesta carreira e decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário