Escolher uma carreira não é nada simples. Você precisa escolher algo que vai fazer por boa parte da sua vida. Além disso, deve ser algo que lhe trará um bom dinheiro e, claro, felicidade. Afinal, ninguém quer trabalhar em algo que só dá dor de cabeça e não é gratificante e recompensador. Por isso, se você está lendo isso aqui, a dúvida deve pairar: será que a carreira de mecânico de aeronaves é mesmo a certa para mim?
Ao longo deste texto vamos mostrar algumas vantagens e diferenciais desse curso para que você consiga entender todos os detalhes e avaliar melhor se esta carreira é a ideal para o seu futuro.
Como saber se você tem o perfil para ser mecânico de aeronaves
Provavelmente este é um dos questionamentos mais simples de ser resolvido, pois não é necessário ter um perfil específico para se tornar um mecânico de aeronaves. Existem profissionais de diversas idades, credos, tipos físicos, opiniões. A carreira é democrática e basta ter muita persistência e vontade de aprender.
Se você é apaixonado por aviação e gosta da parte mecânica e eletrônica, sem dúvidas esta será a carreira ideal. Um mecânico de aviões tem a oportunidade de mergulhar fundo no coração das aeronaves, destrinchar todas os seus detalhes, aprender o que faz cada componente. Além disso, estará imerso em um ambiente de inovação constante. A tecnologia que move as aeronaves muda muito rápido e será sempre preciso que o profissional esteja antenado, pronto para adquirir novos conhecimentos.
Portanto, se você adora mecânica, é apaixonado por aviação e gosta de desafios, de aprender cada vez mais e viver um ambiente inovador e tecnológico, este é o caminho para você! Resta agora dar o próximo passo.
Como escolher uma boa escola para fazer um curso de mecânico
Só ter o perfil e amar aviação não é o suficiente para se tornar um bom profissional e ingressar em grandes companhias aéreas. É preciso que você esteja realmente preparado para todos os desafios. Para isso é importante que você escolha uma escola que ofereça o melhor curso, tanto na parte teórica e prática, mas também com um suporte que proporcione um ponto de contato com o mercado de trabalho.
Por isso, avalie a grade teórica, tudo que será ensinado na teoria. Veja também se há a possibilidade de aplicar estes conhecimentos na prática e conheça ex-alunos e suas opiniões sobre o curso de mecânico de aeronaves realizado.
O curso de Mecânico de Aeronaves da AEROTD, por exemplo, possui todos estes diferenciais: um bom conteúdo teórico, suporte para a realização de disciplinas práticas, além de parcerias e contato com grandes companhias aéreas para o encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho.
Como funciona o curso de mecânico de aeronaves
Para pode começar o curso de mecânico de aeronaves, a única exigência é que você tenha 18 anos e o ensino médio completo. Não é preciso fazer vestibular ou qualquer outro tipo de prova. Basta motivação.
Também não é preciso esperar a sorte de ter uma escola perto de você, pois muitas instituições de ensino, como a AEROTD, possuem cursos semipresenciais. Você pode estudar de qualquer lugar do Brasil, podendo ir a parceiros espalhados pelo país inteiro para realizar as provas e disciplinas práticas. Dessa forma democratizamos o acesso ao aprendizado e ao sonho de seguir essa profissão.
Um dos diferenciais do curso de Mecânico de Aeronaves promovido pela AEROTD é que logo ao final do segundo período já é possível fazer uma prova da ANAC e ter o seu CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos), que já possibilita o trabalho como auxiliar ou ajudante de mecânico.
Os módulos (períodos) tem duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, que qualifica o aluno sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores.
O segundo é o GMP (Grupo motopropulsor), que habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores. Aqui já é possível fazer a prova da ANAC e tirar seu CCT para trabalhar em setores ligados a esse tipo de habilitação.
O terceiro é o CEL (Célula), que habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem da aeronave).
E o último é o AVI (Aviônicos), que habilita a trabalhar com todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.
O curso tem duração total de dois anos e ao seu final o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, podendo trabalhar em diversas funções e empresas do setor aéreo.
Como é a carreira de um mecânico
O setor aéreo está em franco crescimento no Brasil. Para se ter uma ideia, temos em nosso país uma das cidades com maior frota de helicópteros do mundo: São Paulo. São quatro pousos ou decolagens a cada cinco minutos saindo dos terraços da cidade.
Aquele que consegue vaga como mecânico de aeronaves em companhias aéreas conta com um bom salário, estabilidade, projeção de carreira e outros adicionais como auxílio saúde, alimentação, transporte, cursos de aprimoramento, plano de carreira, bonificações e muito mais!
O piso salarial (salário base e compensação orgânica) de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.191, segundo a última convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários. Mas, como mencionado anteriormente, com todas as bonificações e adicionais esse valor fica ainda maior.
Ou seja, seguir a carreira de mecânico de aeronaves pode ser o melhor caminho para você decolar seu futuro. Basta que você aproveite as oportunidades, não perca tempo e comece agora mesmo um curso que te possibilite mudar de vida.
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Fontes:
https://aerotd.com.br/curso-mecanico-de-aeronaves/
https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/mecanico-de-aeronaves-por-que-escolher-essa-profissao/
https://www.aeronautas.org.br/images/CCT_REGULAR_2017-2018.pdf