Inglês para aviação: dicas para ter mais sucesso na sua carreira

O setor de aviação, sem dúvidas, possui as profissões mais dinâmicas e com mais possibilidade de contato com outras pessoas e culturas. Como podemos notar em uma breve olhada no site Flight Radar, que mostra todos os voos comerciais do mundo em tempo real, em um dia de baixo movimento decolam mais de 150 mil aviões em todo o planeta. São milhões de passageiros das mais variadas nacionalidades indo de um lugar para o outro.

E com tanta gente, de tantos lugares diferentes, é essencial que os tripulantes saibam se comunicar, seja para passar instruções e garantir a segurança dos passageiros, ou simplesmente para promover o conforto e uma boa viagem.

Por isso, o inglês para aviação é tão importante. Esta é a língua universal, adotada pelo mundo corporativo e que padroniza a comunicação aérea. Falar inglês não é um diferencial, é essencial, seja para um piloto, que precisa se comunicar com a torre, um comissário, que precisa se comunicar com os passageiros, ou um mecânico, que precisa entender manuais e instrumentos que vem por padrão nesta língua.

Por ser tão importante, todos os cursos da Aero TD dedicam boa parte do seu conteúdo para o aperfeiçoamento do inglês para aviação. E para fazer sua fluência nesta língua ficar ainda melhor, preparamos algumas dicas que para que você possa ter ainda mais sucesso na carreira.

Perca o medo de falar inglês

Muitas pessoas ficam com medo de usar o inglês para aviação por acharem que é preciso falar perfeitamente a língua, sem sotaque, usando todas as flexões gramaticais corretamente e tendo um vocabulário rebuscado. Mas o principal é falar bem, de forma que os outros possam te entender, mesmo havendo algum sotaque ou se seu vocabulário não for vasto.

Muitos passageiros só querem ser entendidos e também poder entender você. Eles não vão ficar bravos ou chateados por você não ser um exímio falante da língua inglesa. E ser fluente não quer dizer falar perfeitamente, mas, sim, conseguir se comunicar bem.

ingles-para-aviacao-dicas-para-ter-mais-sucesso-na-sua-carreira_01

Não memorize. Aprenda a entender!

Não adianta tentar memorizar palavras, frases e falar como um robô. O inglês para aviação possui algumas coisas que precisam ser memorizadas, claro, mas para você realmente dominar a língua, precisa aprender a se comunicar organicamente, entendendo e se fazendo entender.

Por isso, não se preocupe em memorizar frases e expressões prontas. Busque um entendimento mais completo da língua para que você possa se dar bem nas mais diversas situações.

Aprenda com experiências reais

Não se atenha apenas as coisas que você aprende em livros e cursos. Vá além e busque aprender o inglês de forma mais natural. Para isso, estimule seus sentidos, leia, ouça, veja materiais nesta língua.

Você pode escutar músicas em inglês e tentar entender o que está sendo dito e exercitar sua compreensão. Pode também cantar junto e treinar sua fala e pronúncia. Vale a pena ver filmes e séries legendados e, quem sabe, depois em áudio original, sem ajuda de legendas, para treinar seu entendimento.

Além disso, pode conversar com aqueles que já falam melhor o idioma ou nativos, como forma de treinar seu inglês para aviação. Se você não conhece ninguém que saiba, pode entrar em sites e salas de bate-papo estrangeiras para ir exercitando sua fluência.

Aprenda vocabulário específico do inglês para aviação

Não se esqueça de treinar e aprender bem o vocabulário básico da aviação: partes do avião, suas funções, as palavras mais usadas, frases e expressões mais comuns, etc. Busque saber qual o vocabulário específico da sua função. Um piloto, por exemplo, tem frases e palavras que são mais usadas na comunicação com a torre e são imprescindíveis para sua ocupação.

O inglês na entrevista de emprego

Ao se aplicar para uma determinada vaga, pesquise quais as exigências da companhia em questão. O inglês para aviação exigido pode variar de acordo com o cargo e companhia aérea. Além disso, não esqueça das dicas anteriores, de dominar as frases e expressões mais comuns e o vocabulário específico da sua função.

Vá sempre sem medo, relaxado e não tente ir com frases prontas, decoradas. Como já dissemos anteriormente, o segredo é entender e se fazer entender, sem precisar decorar e soar como um robô.

Inclusive, prepare-se para uma entrevista com small talks. Ou seja, conversas corriqueiras sobre o dia a dia. O entrevistador pode perguntar como está seu dia, se você pegou trânsito no caminho, em qual restaurante almoçou e outras perguntas que não estão relacionadas com a vaga propriamente dita. Da mesma forma como seria uma entrevista em português, onde sempre existe uma conversa prévia, troca de saudações e preparação para finalmente entrar no assunto pretendido.

Faça cursos que te deixem realmente preparado

Se você quer entrar no ramo aeronáutico, faça seu curso em escolas como a Aero TD, que possui matérias voltadas especialmente para o desenvolvimento do inglês para aviação. Assim, você já sai formado e preparado para o mercado de trabalho.

Além de ter todo o suporte em nossos cursos, você também pode ter nossa ajuda e de toda a comunidade aqui nos comentários. Fale com a gente e vamos ajudar a decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário