Indicadores para Gestão de Resíduos Sólidos em Aeroportos: uma análise dos aeroportos de Florianópolis e Salvador.

“Uma folha de papel em nossa mesa é um convite ao texto, uma folha de papel amassada e jogada na rua é lixo. Trata-se do mesmo papel, só que mudou de lugar. Será que a questão do lixo é apenas uma questão de como ver as coisas?” (Moacir Scliar).

É com este pensamento que Fernanda Caroline Moreno Nazário do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo preocupou-se com os impactos ambientais e na gestão de resíduos nas cidades que abrigam aeródromos. A movimentação intensa de pessoas nesses locais resulta na geração significativa de resíduos provenientes das operações aeroportuárias e serviços ao público.

Com isso, o trabalho de conclusão de curso visa analisar e comparar a gestão de resíduos sólidos em dois aeroportos brasileiros, utilizando indicadores de avaliação ambiental, a fim de verificar sua eficácia e propor melhorias.

A metodologia usada

  • Seleção dos Aeroportos: Os aeroportos brasileiros de grande porte foram selecionados para estudo comparativo;
  • Coleta de Dados: Informações sobre os planos de gerenciamento de resíduos sólidos, infraestrutura, processos e tecnologias utilizadas foram coletadas por meio de:
    • Questionários;
    • Entrevistas com gestores;
    • Análise documental.

A Aluna, visando atrair a atenção para o tema, realizou uma avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos em aeroportos aplicando os 17 indicadores propostos pelo autor Carra (2011), tendo como intuito a comparação da gestão realizada nos aeroportos de Florianópolis e Salvador.

Alguns principais indicadores

  • Geração: Quantidade e tipo de resíduos gerados;
  • Segregação: Eficiência da coleta seletiva;
  • Armazenamento: Condições de armazenamento e transporte;
  • Tratamento: Destinação final dos resíduos;(reciclagem, compostagem, aterramento sanitário).

O resultado destes indicadores foi comparado entre os aeroportos e interpretados em relação à eficiência da gestão de resíduos sólidos nos dois locais estudados neste TCC 

Resultados:

  • Geração: Ambos os aeroportos apresentaram volumes consideráveis de resíduos, com predominância de papel, plástico e material orgânico;
  • Segregação: A taxa de segregação foi satisfatória em ambos os aeroportos, com destaque para a coleta seletiva de papel e plástico;
  • Armazenamento: O armazenamento e o transporte dos resíduos atenderam às normas, com infraestrutura adequada e boas práticas de higiene;
  • Tratamento: A destinação final dos resíduos priorizou a reciclagem e compostagem, com índices acima da média nacional.

O que foi recomendado a partir dos resultados

  • Aprimoramento Contínuo: Implementar ações para aumentar a taxa de segregação, reduzir a geração de resíduos e ampliar a utilização de tecnologias inovadoras para o tratamento de resíduos;
  • Compartilhamento de Boas Práticas: Incentivar a troca de experiências entre os aeroportos para promover a excelência na gestão de resíduos sólidos;
  • Expansão da Metodologia: Aplicar a metodologia em outros aeródromos para mensurar a qualidade do gerenciamento de resíduos sólidos em todo o país.

Os aeroportos avaliados obtiveram bons resultados no gerenciamento de resíduos sólidos. O estudo também destaca o compromisso desses aeroportos com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, aspectos extremamente relevantes na atualidade. A gestão eficiente dos resíduos sólidos está alinhada com os princípios da AEROTD, que se dedica a ser uma empresa ética, socialmente responsável e ambientalmente consciente.

Para saber mais sobre este TCC

Basta acessar a Biblioteca Virtual através do link Biblioshop e o clicar no endereço Biblioteca Virtual acima, na tela pesquise pelo Autor ou Título do TCC depois em Pesquisar como mostra a imagem:

Clicando em Pesquisar o resultado será este:

Clicando em DOWNLOAD o TCC aparecerá na integra para você usufruir de todos os detalhes deste ótimo assunto tão atual. Veja!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário