O agronegócio brasileiro é um dos setores mais importantes da nossa economia. Por isso, pensar no futuro da aviação agrícola é essencial, pois poderá garantir a empresas dos dois ramos, aviação e agronegócio, um desenvolvimento e crescimento cada vez maior.
Os últimos dados divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) mostrou que, mesmo com a pandemia em 2020, a frota agrícola cresceu 3,16%, chegando a um total de 2352 aeronaves.
Agora, com a parceria entre EmbraerX e a Pyka, empresa do vale do silício especializada em aviões elétricos, o setor seguirá inovando e crescendo.
Saiba mais sobre a EmbraerX
A EmbraerX é uma subsidiária de inovação disruptiva da Embraer localizada na Costa Espacial da Flórida, em Melbourne, nos Estados Unidos, integrada à equipe de engenharia da Companhia no Brasil, todos colaborando com as comunidades globais de inovação.
A equipe de inovadores, criadores, líderes de pensamento e designers da EmbraerX combina a visão do desenvolvimento centrado no ser humano, com a expertise em negócios e engenharia para enfrentar alguns dos maiores problemas de mobilidade da humanidade.
Saiba mais sobre a Pyka
A Pyka é uma empresa sediada em Oakland, na Califórnia, onde fica o vale do silício e está ajudando a revolucionar a aviação elétrica.
A empresa desenvolveu o primeiro e único avião 100% elétrico autônomo com certificação comercial do mundo.
A aeronave que promete fazer o futuro da aviação agrícola já soma mais de 3.000 missões autônomas em um dos ambientes mais complexos e difíceis para qualquer aeronave navegar.
A tecnologia de propriedade da Pyka envolve software de controle de voo autônomo, computadores de bordo, baterias de alta densidade de energia, controladores de motor de alta densidade de potência e fuselagens de fibra de carbono certificadas para viabilizar aeronaves totalmente elétricas.
Como EmbraerX e Pyka transformarão o futuro da aviação agrícola?
A parceria entre a EmbraerX e Pyka, oficializada em setembro de 2021, tem como objetivo acelerar o futuro da aviação agrícola através da pulverização autônoma.
A colaboração é voltada para tecnologia, certificação, operação e futura comercialização do Pelican, uma aeronave agrícola de asa fixa totalmente elétrica e autônoma, desenvolvida pela empresa do vale do silício.
Através de processos experimentais ágeis, as empresas pretendem trabalhar juntar para acelerar a chegada da solução autônoma ao mercado de agricultura de precisão.
A EmbraerX já está empenhada em explorar esses tipos de produtos e serviços disruptivos, que podem revolucionar negócios, como foi o caso da parceria firmada em 2019 com a WEG, justamente para desenvolvimento de tecnologias para aviação elétrica.
Daniel Moczydlower, head da EmbraerX, explica esta visão e justifica a parceria:
“A EmbraerX é uma aceleradora de mercado comprometida em desenvolver soluções que possam transformar o mundo e inspirar nossos parceiros por meio de ideias inovadoras, e com determinação e criatividade.
A inovação e capacidade tecnológica da Pyka estão alinhadas com a nossa estratégia de acelerar a criação de novos modelos de negócios por meio de parcerias com potencial de crescimento exponencial.”
Assim, as duas empresas buscarão oportunidades de potencializar serviços comerciais autônomos, conforme a operação da aeronave Pelican se desenvolver no Brasil nos próximos anos.
O veículo já está sendo utilizado por clientes da Pyka na América Central, com o propósito de aumentar a produtividade, eficiência de custo, segurança e sustentabilidade.
Michael Norcia, CEO e co-fundador da Pyka, demonstrou seu entusiasmo:
“Estamos extremamente entusiasmados em realizar parceria com uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, para viabilizar a nossa visão de trazer para o uso diário uma aeronave elétrica.
Estivemos muito focados na certificação e na entrega de uma espetacular aeronave autônoma e elétrica para servir aos nossos clientes. Agora estamos ao lado de uma líder da indústria, em um dos maiores mercados agrícolas do mundo, para ajudar a escalar o nosso negócio de aviões elétricos. Estamos ansiosos em trabalhar com a Embraer para integrar a aviação agrícola elétrica e autônoma no agronegócio e na economia em geral.”
A partir de agora, o futuro da aviação agrícola passará pelas tecnologias desenvolvidas pelas duas empresas.
Com isso, espera-se que o agronegócio brasileiro e também as oportunidades para profissionais do setor aéreo tenham um forte crescimento.
Tire suas dúvidas sobre nossos cursos entrando em contato pelo chat em nosso site www.aerotd.com.br ou com nossa equipe comercial:
WhatsApp Comercial 01 : (48) 9 9681 7971 – vera@aerotd.com.br
WhatsApp Comercial 02 : (48) 9 9655 3259 – comercial3@aerotd.com