Etapas para se tonar um mecânico de aeronaves

Se você deseja se tornar um mecânico de aeronaves, precisa conhecer quais etapas estão presentes neste processo.

A boa notícia é que não é difícil conseguir se tornar um profissional deste ramo. Sabendo o caminho a seguir e com o suporte de uma instituição de ensino renomada, em breve você poderá decolar seu futuro nesta profissão!

O que faz o mecânico de aeronaves?

O site salario.com.br traz algumas informações interessantes, dentre elas, o que diz o CBO (Código Brasileiro de Ocupações), referente à profissão de mecânico de avião.

CBO 9141-05 – Mecânicos de manutenção aeronáutica pertence ao grupo dos mecânicos de manutenção veicular, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE – Ministério do Trabalho).

Os Mecânicos de manutenção aeronáutica CBO 9141-05 fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Precisa de faculdade? Quais cursos são necessários?

Para se tornar um mecânico de aeronaves não é necessário realizar curso superior, apenas curso de nível técnico, para que você tenha as habilidades e conhecimentos necessários para realizar manutenções em diversos tipos de componentes e aeronaves.

Para trabalhar na área, será necessário que você possua a certificação referente ao setor onde deseja ingressar.

A seguir, trouxemos um resumo das áreas de especialidade de um mecânico e suas competências:

GMP (Grupo motopropulsor) – O mecânico habilitado nesta área pode trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

Curso de Mecânico de Aeronaves EaD AERO TD Módulo GMP

CEL (Célula) – Esta especialidade permite que o mecânico trabalhe com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático e sistemas hidráulicos, além de poder realizar manutenção na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a fuselagem da aeronave.

Curso de Mecânico de Aeronaves EaD AERO TD Módulo Célula

AVI (Aviônicos) – O mecânico de manutenção de aeronaves habilitado em aviônicos pode trabalhar em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.

Curso de Mecânico de Aeronaves EaD AERO TD Módulo Aviônicos

O que praticamente todo mecânico de aeronaves faz é iniciar os estudos pela área que mais gosta e deseja trabalhar, tirando sua certificação nessa área (AVI, CEL ou GMP) e depois tirar todas as outras certificações para evoluir na carreira.

Quanto ganha um mecânico de avião?

Um mecânico de avião também conta com ótimos salários e benefícios.

Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários, o piso salarial da profissão em 2022 é de R$ 2.223,82.

Ainda segundo o site salario.com.br, o teto salarial de um mecânico de aviao é de R$ 6.039,29, sendo que R$ 2.700,36 foi a média salarial em 2022, levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

O site Educa Mais Brasil também traz dados interessantes sobre a profissão de mecânico de avião, que mostram a evolução dos salários-base de acordo com o nível de experiência.

Para o profissional que inicia em uma grande empresa do setor os valores são os seguintes:

  • Trainee – R$ 3.177,37
  • Junior – R$ 3.653,98
  • Pleno – R$ 4.202,08
  • Senior – R$ 4.832,39
  • Master – R$ 5.557,25

Vale lembrar que os valores citados acima não levam em conta os adicionais, que são muito comuns e incrementam os salários como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função, hora intervalar, entre outros.

O que é preciso para ingressar e quanto demora um curso de mecânico de aeronaves?

Se você deseja se tornar um mecânico de aeronaves, o primeiro passo é realizar um curso profissionalizante.

Para ingressar neste curso você precisa apenas ter concluído o ensino médio e ter, no mínimo, 18 anos.

Após ingressar, você passará por um módulo básico e os 3 módulos referentes às especializações (AVI, GMP e CEL). Em dois anos você já estará habilitado em todas estas 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, podendo trabalhar em diversas funções e empresas do setor aéreo.

Portanto, se você quer se tornar um mecânico de aeronaves, o primeiro passo é se matricular em um curso profissionalizante de manutenção de aeronaves.

A partir daí você já pode começar a estudar para entrar nesta carreira e decolar seu futuro!

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Um comentário em “Etapas para se tonar um mecânico de aeronaves

  1. Absurdo, é estarrecedor a desvalorização dos Mecânicos de Aeronaves. Por isso que faltam mecânicos, porque a maioria migra pra outro ramo ou recebe propostas melhores.

    Sugestão de uma nova média salarial (digna de um Mecânico de Aeronaves):

    Trainee – R$3.653,98
    Junior – R$4.716,32
    Pleno – R$6.202,15
    Senior – R$7.532,29
    Master – R$8.757,25

    Deem essa sugestão a todas as empresas, que pagam menos que isso aí para os Mecânicos de Aeronaves, pois a categoria necessita de uma boa remuneração e valorização dos seus profissionais. Façam enquetes com esta sugestão aí.

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