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Ensaios Não Destrutivos – END na Manutenção de Aeronaves

Ensaios Não Destrutivos – END

Segundo o IS Nº 43.13-003 da ANAC os END são métodos que permitem a inspeção de produtos aeronáuticos tais como aeronave, motor, hélice e componentes, com equipamentos extremamente portáteis e complexas estações de trabalho.

As técnicas permitem, através de um critério de aceitação/rejeição, estabelecido em uma documentação de engenharia voltada para a manutenção da aeronavegabilidade, determinar a presença de condições indesejáveis, como por exemplo: trincas, corrosão, delaminação, etc.

Os Ensaios Não Destrutivos – END contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

Os Ensaios Não Destrutivos – END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.

Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os ensaios:
– Pessoal treinado, qualificado e certificado (LEIA AQUI!)
– Equipamentos calibrados
– Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecido.

Comparativamente, podemos afirmar que o “controle da qualidade” que o médico faz de um corpo humano, na avaliação da saúde ou da patologia de um paciente, é o mesmo aplicado na manutenção de aeronaves.

Recentemente, o blog Decole Seu Futuro recebeu a visita do aluno Adenauer Alves Corrêa do Curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves – EaD – Semipresencial da AERO TD (CLIQUE AQUI!) 

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Adenauer Alves Corrêa – aluno de Aviônicos – EaD

Adenauer Alves Corrêa mora na cidade de Anápolis – GO, onde trabalha na manutenção de aeronaves em uma empresa particular e está em Florianópolis para realizar as atividades práticas do módulo AVIÔNICOS e com isso reforçar o seu currículo com mais uma carteira (CCT).

Veja aqui o vídeo que ele mesmo fez, lá em Anápolis, para ilustrar como funciona um dos procedimentos dos Ensaios Não Destrutivos – END.

 

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11 comentários em “Ensaios Não Destrutivos – END na Manutenção de Aeronaves

    1. Olá Felipe, seu contato de email já foi encaminhado à uma das atendentes da Aero TD que lhe passará as informações sobre o curso de Mecânico de Aeronaves. Obrigado e continue participando dos comentários aqui no Blog.

    2. Bom dia Felipe, os requisitos para a Certificação e Qualificação de pessoal (operadores/técnicos) em Ensaios Não Destrutivos para a aviação estão regulamentos pela norma NAS 410 ( NAS – CERTIFICATION & QUALIFICATION OF
      NONDESTRUCTIVE TEST PERSONNEL).
      A autoridade brasileira regulamentada para treinar, avaliar e emitir o atestado de qualificação é o DCTA-IFI ( Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto de Fomento Industrial) que fica em São Jose dos Campos; de acordo com às prerrogativas da norma.
      Os cursos ocorrem anualmente atendendo a um calendário previamente publicado pelo IFI no SITE
      http://www.ifi.cta.br/ – cursos.
      É importante que tome ciência prévia dos pré requisitos necessários que irão habilitar você a participar do processo de Qualificação em Níveis I; II; III, e que entenda as competências e limites de autoridade de cada nível.
      O Calendário 2020 já esta divulgado.
      Boa Sorte!!!
      Marcio Euclides Pereira Bicudo
      euclidesbicudo@hotmail.com

      1. Felipe,
        Considerando que se o objetivo for, também, a área de manutenção de aeronaves adicionalmente informo que deve estar familiarizado com as regulamentações IS 43.13-003 e 145.163-001 da ANAC.

        Abçs

    1. Olá VILSON BARBOSA COSTA!
      Para se tornar um mecânico habilitado para trabalhar com END – Ensaios Não Destrutivos ou NDT (Teste Não Destrutivo em português) você precisa ter o Certificação do Curso em uma Escola homologada pela ANAC, com aprovação na modalidade Célula.
      É necessário que se faça o curso específico de NDT ou END para que se possa trabalhar com o Ultrassom, Raio X, Magna Fluxo, Eddy Current e Inspetor de Solda que será a área de atuação do NDT ou END).
      Com a experiência do dia a dia, o profissional começa a ser reconhecido, é uma manutenção preventiva e não corretiva.
      Portanto para você poder ser inspetor de END precisa ter os seguintes documentos: certificado de conclusão de curso em escola homologada; carteira da ANAC módulo Célula e curso específico para END.

      1. Bom dia. Uma duvida, e só fazer o curso de inspeção pela Anac, ou precisa ter o curso de mecânico de aeronaves? Obs: já trabalho no ramo de inspeção industrial.

        1. Olá Alessandro! Sua dúvida já foi encaminhada para a nossa equipe de atendimento, em breve falaremos com você!
          Muito obrigado por participar aqui no blog.

  1. Alessandro, creio que posso estar contribuindo com você, também.
    Para atuação como Inspetor/Operador de END (NDT) na aviação, de acordo com a IS 43.13-003 C, no âmbito da ANAC você não é obrigado a ser detentor da licença de Mecânico, porém recomenda-se como formação adicional pois irá contribuir para a sua familiarização e aumentar os seus conhecimento nos requisitos da aviação em geral. Você dever sim, atender aos critérios de qualificação estabelecidos pela NAS 410, atendidos pela área de treinamento do IFI-DCTA; conforme já exposto anteriormente.
    Recomendo que você tome conhecimento na integra das Instruções Suplementares da Aviação IS 43.13-003 e 145.163-001 ANAC; pois existem outros requisitos adicionais que devem ser atendidos para
    execução dos serviços na Operação.
    Fico a disposição para esclarecimentos adicionais.
    Marcio Euclides Pereira Bicudo
    euclidesbicudo@hotmail.com

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