Dicas de currículos para profissionais da aviação civil

Você sabia que existem critérios para a elaboração de um currículo?

Pode parecer bobagem, mas muitas vezes um profissional qualificado acaba perdendo a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho em função de um currículo mal elaborado, além disso, jovens que não possuem experiências profissionais também podem entrar no mercado competitivo se levar em consideração as DICAS PARA ELABORAR UM CURRÍCULO que a Psicóloga Clarissa Lima preparou.

1 - DOCUMENTAÇÃO E DADOS PESSOAIS

Este deve ser o primeiro item do seu currículo e nele deve conter seu nome completo, seus números de telefone, um endereço de e-mail. Caso você tenha restrição de horário para atender o telefone, é sempre bom deixar o número de outra pessoa para recado (não se esqueça de avisar a pessoa e orientar a forma de atender o telefone caso façam contato)

Em relação ao endereço de e-mail, evite utilizar coisas como gatamorena63@..., fulanobadboy@..., ou seja, e-mails que não passam credibilidade, o ideal é fazer uma conta com o seu nome e sobrenome.

Não se esqueça de atender a todas as ligações (esteja atento!!). Muitas vezes as empresas ligam de números com o DDD diferente do seu ou até mesmo como número desconhecido!

Cheque diariamente seus e-mails, inclusive a caixa de spam ou lixo eletrônico.

Parece bobagem, mas há muitos casos nos quais as empresas não conseguem contatar o candidato através dos dados do currículo!

Além disso, devem constar no currículo, a data de nascimento, o endereço residencial, a nacionalidade e a naturalidade (cidade e estado de nascimento)

Estas são as informações básicas para qualquer currículo.

Sobre a documentação a ser colocada, vai depender do cargo, por exemplo, se você pretende uma vaga de comissário de voo, mecânicos de manutenção e pilotos é imprescindível disponibilizar CPF, Código da ANAC (o ideal é que seu CMA – certificado médico aeronáutico – esteja dentro da validade, no caso dos comissários e pilotos) e Passaporte (caso tenha).

Para a companhia aérea não faz diferença a cor dos seus olhos ou cabelos, por tanto, esta é uma informação desnecessária, mas é importante colocar sua estatura e se desejar, seu peso.

2 - FOTO

A foto no currículo, de modo geral, não é utilizada, mas em alguns casos, como a função de comissário de voo, é interessante colocar. Mas lembre-se de que a foto não serve para mostrar se você é bonito ou feio e sim para que o selecionador possa ter uma primeira impressão de como você se apresenta.

Não coloque fotos estilo book fotográfico (a não ser que o cargo pretendido seja o de modelo), não use fotos recortadas de festas ou outras ocasiões. O ideal é que a foto seja feita em estúdio fotográfico, mas se não puder fazer este investimento, faça uma foto com um fundo neutro (uma parede branca ou azul claro) e uma boa iluminação.

Não use acessórios chamativos como brincos grandes ou piercings.

Para os homens, o cabelo deve estar bem penteado e preferencialmente sem barba, caso utilize barba, ela deve estar bem aparada.

Para as mulheres, os cabelos devem estar presos e bem penteados ou se não ultrapassarem a altura dos ombros, podem ser utilizados soltos, mas sempre bem alinhados.

Em relação à maquiagem, opte por um estilo mais sóbrio, cuide para não carregar nos tons fortes, sobretudo nos olhos. Antes de se maquiar para fazer a foto do currículo, procure saber quais são os tons de maquiagem que combinam mais com seu tom de pele e seus traços, pois uma sombra azul e um batom vermelho, por exemplo, podem não cair bem em algumas pessoas. Essas dicas também valem para o dia da entrevista!

 

3 - IDIOMA

Como para a aviação ter um segundo idioma é algo importante, este item pode ser destacado, Porém seja honesto com o seu nível ao empregador. Qualquer entrevistador habilitado consegue descobrir em minutos de conversa se o seu grau de proficiência condiz com o informado. Isso pode gerar desconforto e desconfiança com relação a sua idoneidade;

4 - EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Se você já trabalhou em muitos locais diferentes, selecione e considere somente aqueles que irão contribuir para o cargo pretendido, pois assim não irá sobrecarregar o currículo com informações desnecessárias. Não se esqueça que a disposição no currículo deve ser do emprego mais recente ao mais antigo, ou seja, primeiro você coloca as experiências mais atuais.

Caso você não tenha muitas experiências profissionais ou até mesmo nunca tenha trabalhado, deve colocar a verdade e nunca inventar dados para impressionar o selecionador. Acredite: o selecionador vai saber na entrevista que você não está sendo honesto.

Também são válidas experiências em Empresas Júnior da Escola ou da Faculdade, trabalhos voluntários ou temporários. (aliás, essa é uma grande dica para driblar a falta de experiência, caso você nunca tenha trabalhado anteriormente).

5 - FORMAÇÃO ACADÊMICA E OUTROS CURSOS

Deve ser informado o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano de conclusão ou previsão de término.

No caso de quem não tem experiência profissional, é importante procurar se destacar de outras formas, como por exemplo, para o caso de comissário(a) de voo, cursos que contribuam para sua vida profissional, como de primeiros socorros, de atenção ao cliente, de atendimento à pessoas com deficiência, de liderança, entre outros. Cursos que não contribuem para o cargo pretendido são dispensáveis, como por exemplo, corte e costura confeitaria, digitação, entre outros...

Lembrando que cada vez mais o mercado de trabalho procura por candidatos que tenham uma formação superior. Busque por cursos que irão acrescentar positivamente na área que você pretende atuar, por exemplo, se você quer atuar na área da aviação, de nada serve um curso de moda, ou gastronomia, opte por formações mais específicas, como por exemplo cursos tecnólogos que tem a duração mais curta e possuem uma abrangência com foco nas aplicações dos conhecimentos em processos, produtos e serviços, como por exemplo o Curso Superior de Tecnologia no Transporte Aéreo.

6 - O QUE NÃO COLOCAR NUM CURRÍCULO:

  1. Título “currículo vitae” ou “currículo”
  2. Nome dos pais, marido ou esposa e filhos;
  3. Referências pessoais (contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não devem ser indicados);
  4. Pretensão salarial;
  5. Cartas de referência;
  6. Certificados de cursos realizados;
  7. Data e assinatura;
  8. Habilidades e qualidades.

 

7 - IMPRESSÃO DO CURRÍCULO

Opte por um papel com uma gramatura maior (em papel para certificado), pode ser texturizado e se optar pelo papel colorido opte pelos tons clarinhos ou pastéis.

Certifique-se que a foto esteja nítida, sem borrões e jamais desfocada. O ideal é colar a foto no espaço destinado (baixe o arquivo ao final desta matéria).

Um currículo diferente pode se destacar entre os demais, mas tome cuidado para não exagerar! É importante passar uma imagem séria.

8 - REDES SOCIAIS

De nada serve um currículo bem elaborado, claro e objetivo se você não tomar os devidos cuidados para manter uma imagem de pessoa responsável e cortês.

Muitas pessoas não sabem utilizar adequadamente suas redes sociais, mas é importante saber que atualmente grande parte das empresas consultam nas redes sociais o perfil dos seus candidatos.

Portanto, evite se expor excessivamente com comentários de ódio ou muito polêmicos, cuidado também com as fotos em situações constrangedoras (alcoolizado, cometendo atos ilícitos ou promíscuos) ou íntimas (de pijamas ou roupa interior) essas também devem ser evitadas.

BAIXE AQUI OS MODELOS DE CURRÍCULOS:

  Modelo de Currículo Comissário de Voo - AERO TD

  Modelo de Currículo: Técnico em Manutenção Aeronáutica - TMA - AERO TD

  Modelo de Currículo Aeroportos: Áreas Administrativas

  Exercícios para Potencializar Memória de Curto Prazo

IMPORTANTE: Imprima os currículos em papel de certificado e para comissários de voo a foto deve ser colorida no formato 5x7 e deve ser colada no espaço destinado para a foto. 

Este texto é de autoria de

CLARISSA IBAÑEZ DE LIMA

Psicóloga e Psicanalista - CRP 12/13686
Facebooktwitteryoutubeinstagram

21 comentários em “Dicas de currículos para profissionais da aviação civil

  1. Boa Tarde! Meu nome é Flávio, sou do RJ e gostei muito das informações sobre o assunto, como preencher e imprimir um currículo na área de Aviação Civil! Vocês me ajudaram com bastante clareza e transparência! Agradeço a todos da equipe! Abraços

    1. Obrigado por acessar o blog Flávio! Qualquer dúvida você pode falar com a nossa equipe de atendimento, que teremos prazer em lhe ajudar!
      Aero TD: (48) 3223 5191
      Comercial: (48) 9 9655 3259 – 9 9681 7971 aerotd@aerotd.com.br

      Grande abraço!

      1. Eu tenho alguns cursos que fiz pela marinha, na área de aviação, mas também não sei em qual profissão me enquadrar, pode me ajudar?

        1. Olá Keison! Tenha certeza que todos os cursos que você fez pela marinha, na área de aviação serão úteis para compor o seu currículo, pois as forças armadas são muito bem vistas pelo mercado de trabalho em geral.
          Se você continuar a investir no setor da aviação, saiba que a AEROTD possui um curso que irá aprimorar as suas capacitações técnicas e também irá prepara-lo para ser um futuro gestor da aviação, saberá como se relacionar, trabalhar em equipe, gerenciar crises e possuir uma visão sistêmica da comunidade aeronáutica.
          O Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo atende às diretrizes do MEC e ao final de dois anos você será diplomado como tecnólogo em transporte aéreo. Por ser um curso superior, você sairá formado e ainda poderá dar continuidade em seus estudos com Pós-Graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado.
          Além disso, este curso tornará você um profissional com as seguintes atribuições: planejar serviços e implementar atividades; administrar e gerenciar recursos; promover mudanças tecnológicas e também aprimorar condições de segurança.
          Se você quiser saber mais, pode falar com nossa equipe neste contato via whatsapp: (48) 9 9681 7971

          Esperamos tê-lo ajudado e queremos muito vê-lo em nossas salas de aula e decolar seu futuro profissional. Grande abraço!

  2. Tenho forte interesse em trabalhar em alguma aviação aérea, mas na hora de fazer o currículo é pedido pra que eu coloque qual área de pretenção e não sei o que colocar porque não tenho conhecimento de como são chamados os cargos e não sei qual eu poderia colocar pra mim! Podem me ajudar ?
    No momento estou estudando nível superior e não tenho nenhuma experiência em aviação.

    1. Olá Thais!
      O seu contato de email já foi encaminhado para a equipe de atendimento da Aero TD e irá te orientar sobre as áreas que você poderá atuar, pois muitas delas requerem cursos que são devidamente homologados pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e a Aero TD tem 20 anos de experiência na formação de profissionais do setor. Em breve falaremos.

      Fazemos votos que continue nos acompanhando aqui no Blog.

      Grande abraço!

  3. Gostaria de elaborar um curriculum para a área de check-in ou agente de atendimento. Sigo as mesmas regras de comissária?

    1. Olá Carolina!
      Você pode utilizar o mesmo formato de currículo feito para os comissários!
      Achamos interessante você dar uma boa olhada nessa matéria: https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/depoimento-da-comissaria-de-voo-cintia-rocha-aero-td-ead/

      Ficamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas!
      Estes são os contatos de nossa equipe de atendimento: (48) 9 9655 3259 – 9 9681 7971

      Vamos nos falando! Grande abraço!

    1. Olá Fernanda! A Aero TD ofertava este curso, porém acompanhando a tendência do mercado em contratar profissionais cada vez mais capacitados, hoje a Aero TD tem o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo com Terminalidade em Comissário de Voo. Além de formar profissionais para atender essa demanda que inclui os Agentes Aeroportuários, permite que o aluno adquira o seu diploma em apenas dois anos. Este curso inclui matérias relacionadas à Formação básica e comportamental, formação técnica e também de gestão. Se trata de uma grade curricular bastante completa para trabalhar em aeroportos, inclusive em cargos de liderança! Já encaminhamos o seu endereço de email para que você possa conhecer melhor a instituição e também este curso inovador. Vamos nos falando!

    1. Olá Jetro Gomes! Iremos publicar seu aviso em nossa página de notícias da Aero TD! obrigado por prestigiar o blog! sempre que precisar utilize nossos canais de comunicação para informar as vagas! Grande abraço!

  4. Olá boa tarde! Gostei muito da matéria , tirou várias dúvidas, mas tenho uma a respeito dos currículos anexados em cadastros nos sites das companhias, a foto deve estar 3×4 ou 5×7 como no currículo físico?

  5. Olá, meu nome é Cássio Oliveira.
    Gostaria de saber se posso usar este mesmo modelo de currículo de Comissário para Agente de Aeroporto, apenas editando o que interessa.

    1. Olá Cássio! Logo após o final da matéria nós disponibilizamos alguns modelos de currículo para baixar. É só você clicar no “Modelo de Currículo Aeroportos: Áreas Administrativas”.
      Grande abraço!

  6. Olá
    Estava pensando em fazer o curso de comissária aqui em minha cidade no ano que vem… mas irei fazer 29anos, será que tenho chances? Por que se já for difícil eu nem vou perder meu tempo fazendo o curso aqui….

    Grata

    1. Olá Barbara!
      Cada vez mais as empresas contratam comissários de voo com idade acima de 40 anos. Nada impede você de usar este tempo a seu favor para melhorar suas chances de se tornar um comissário de voo, fazendo cursos extra-curriculares (como aprender uma segunda língua) ou adquirir experiência em atendimento ao cliente; curso de Primeiros Socorros e demais cursos que são percebidos como atributos para a função de comissária.
      Tudo vem na hora certa! Basta sonhar e acreditar!

  7. Olá
    Tenho uma duvida, desde já agradecido em me ajudar
    Sou piloto e em 2017 decidi sair fora do Brasil para investir na carreira, dar um up grade no inglês. Agora tenho intenção de reingressar no mercado de trabalho e não sei de que forma que eu acrescento no meu CV pois lah não atuei na área da aviação.
    Nesse caso, posso mencionar o periodo e a atividade (serviço voluntario) no CV?

    Muito obrigado!!

Deixe um comentário