Demanda de viagens global cresce mais de 80% com relação a 2021

A demanda de viagens global enfrentou forte queda após a pandemia de Covid se espalhar pelo mundo.

O setor aéreo foi um dos mais afetados por essa crise. Aeroportos do mundo todo sofreram queda no número de pousos e decolagens, bem como no número de passageiros.

No entanto, desde 2021, com o aumento da vacinação e a diminuição dos casos em todo o mundo, a aviação vem retomando sua posição de destaque neste pós-pandemia.

A seguir, você verá alguns dados e informações que confirmam que o setor aéreo está decolando novamente, confirmando que esta é uma das áreas mais importantes da economia mundial.

Demanda de viagens global cresce, mas ainda não supera o período pré-pandemia

Apesar de não ter voltado ainda aos níveis do período anterior à pandemia, este crescimento percebido ao longo dos últimos meses é muito importante.

Vale lembrar que, em alguns lugares do mundo, ainda há altas taxas de transmissão do vírus.

Apesar disso, a demanda global por viagens áreas domésticas e internacionais, teve alta de 82,3% em janeiro de 2022, em comparação com o mesmo mês de 2021 segundo informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

E mais: a oferta de voos cresceu 51,8%, enquanto a taxa de ocupação foi 10.8 pontos percentuais maior que o mesmo período do ano anterior.

Malha Aérea Global 2022

No entanto, quando a comparação é feita com o mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19, a demanda de viagens global em janeiro de 2022 fica 49,6% menor, enquanto a oferta fica 37,7% menor.

A demanda de viagens global por transporte aéreo de cargas também aumentou: foi 2,7% em relação a janeiro de 2021. E a oferta ficou 11,4% acima durante o mesmo período analisdo.

“A recuperação das viagens aéreas continuou em janeiro, mesmo com a ômicron. Os controles reforçados não impediram a propagação da variante, mas nos locais onde a taxa de imunização da população era alta, os sistemas de saúde pública não foram sobrecarregados. Agora muitos governos estão se ajustando, pois as políticas para a Covid-19 devem se alinhar com as de outros vírus endêmicos”, afirma o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.

Venda de aeronaves também aumenta e anima o setor

O aumento na venda de aeronaves é outro sinal de retomada do setor.

Segundo a Embraer, empresa brasileira e uma das maiores fabricantes de aeronaves, no primeiro semestre de 2021 foram entregues 33 aeronaves, número 50% maior do que o registrado no mesmo período de 2020.

A companhia espera que, neste ano de 2022, mesmo com a diminuição na disponibilidade de insumos e, por consequência, seu aumento de preço, ainda assim, a produção e entrega de aeronaves continua em crescimento.

A Sertrading, uma das maiores empresas de importação e exportação do Brasil, atambém revelou que fechou 2020 com um crescimento de 60% na compra e venda de aeronaves.

Mercado de aviação brasileiro tem resultados mais expressivos

Comparado aos números da demanda de viagens global, o mercado interno brasileiro possui números mais expressivos do que a média internacional.

No mercado doméstico, os indicadores de oferta e demanda estimados em fevereiro de 2022, apresentaram alta de 25% (oferta) e 29%(demanda), quando comparados ao mesmo período de 2021.

Foram, portanto, 5,5 milhões de passageiros transportados em voos nacionais, representando aumento de 28% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Pessoas em checkin de Aeroporto

Em comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, no entanto, a demanda recuou 17%, a oferta 14% e o total de embarques em 24%.

No entanto, apesar do recuo, já esperado, afinal estamos comparando com números pré-pandemia, podemos notar que o cenário nacional teve recuperação melhor que a média do cenário internacional.

A alta adesão da população brasileira à vacinação colaborou bastante para a diminuição do número de casos no cenário nacional, favorecendo a retomada do setor aéreo.

Demanda por profissionais qualificados deve aumentar

Juntamente com a demanda de viagens global crescente, deve acontecer também o aumento da demanda por profissionais qualificados.

Por isso, é importante que você esteja preparado para ingressar neste setor.

Aqui, na AEROTD, estamos há 24 anos, nos reinventando, enfrentando crises, mudanças, acompanhando as inovações e garantindo suporte total para que os nossos alunos consigam decolar seus futuros!

Tire suas dúvidas sobre nossos cursos entrando em contato pelo nosso novo canal de atendimento pelo WhatsApp:

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário