Conhecendo a Azul Linhas Aéreas
Atualmente, a Azul Linhas Aéreas é a companhia aérea que possui o maior número de destinos no Brasil, realizando mais de 900 diários possuindo também uma frota de 140 aeronaves e mais de 10.000 funcionários.
A companhia possui inúmeros prêmios como o de “Empresa Aérea Low Cost mais Pontual do Mundo em 2015” pelo OAG (Oficial Airline Guide), também foi eleita pela sexta vez consecutiva “A Melhor Companhia Aérea Low Cost da América do Sul” pela Skytrax World Airline Awards e também pela Airline Strategy Awards como a de “Empresa Aérea com Melhor Gestão”.
O surgimento do nome e os primeiros voos
O nome Azul foi escolhido em março de 2008 através do concurso “Você Escolhe”, contando com mais de 108 mil cadastros, 157.528 votos, a disputa final ficou entre Samba e Azul.
Devido ao tamanho da competição entre os 2 nomes o internauta que enviou o nome “Samba” João Souza Dias Garcia e o vencedor Vitor Buzzone ganharam o direito de viajar de graça pelo resto de suas vidas.
No dia 5 de novembro de 2008, a primeira aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileiras sobrevoou a sede em Alphaville, o procedimento foi realizado as 14h10, sendo autorizado pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
No dia 12 de novembro de 2008 a ANAC emitiu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo, e dessa maneira a companhia iniciou as operações em 15 de dezembro do mesmo ano fazendo as rotas Campinas-Salvador e Campinas-Porto Alegre.
A Azul iniciou as operações com o sistema Sabre Travel Network no dia 27 de novembro visando maior alcance, e otimizar os recursos de distribuição de tarifas aos passageiros e agências.
A primeira aeronave da Companhia, um Embraer modelo 195 foi entregue no dia 11 de dezembro de 2008. O primeiro voo recebeu 90 passageiros na ida e 59 no retorno realizando a rota Campinas-Porto Alegre. Os ganhos acabaram por cobrir os custos da operação.
A aeronave Embraer 195 possui uma configuração que hoje é considerada uma das mais seguras em todo o mundo, contando com equipamento como o HUD (Head Up Display) que permitem maior segurança, projetando informações sobre os vidros em frente aos pilotos, a companhia é a única a implementar os HUDS duplos para os dois pilotos.
Crescimento
O ano de 2018 a Azul manteve seu ritmo de crescimento, seu fundador David Neeleman, confirmou que a companhia transportou em seu primeiro ano de atividades cerca de 2,2 milhões de passageiros sendo a primeira companhia aérea do mundo a alcançar essa marca em seu primeiro ano.
No ano de 2009 a Azul assumiu a quarta posição no mercado, e cresceu ainda amais, aumentando sua frota e recebendo oito aeronaves da Embraer, chegando ao total de 13 aviões.
Para começar a operar no Brasil a Azul contou com a verba inicial de 200 milhões de dólares e atingiu o patamar de companhia mais capitalizada em sua fundação da história mundial.
Foram encomendadas mais 42 aeronaves e outras 36 em opção de compra, chegando ao total de 3 bilhões de dólares em investimentos.Com o objetivo de acelerar sua entrada no mercado a Azul conseguiu mais 190 aeronaves Embraer que foram utilizadas para treinamento de pilotos e comissários de bordo.
Em fevereiro de 2009 a Azul contratou a BR Aviation que se tornou a fornecedora exclusiva de combustíveis pelo período de 3 anos, essa negociação se iniciou em março de 2008, o contrato previa o fornecimento de querosene de aviação, prestação de serviços, operação de painéis e destanqueio de aeronaves.
Estabilização do mercado
Em 2011 a Azul já contava com 4500 funcionários, 14 milhões de passageiros, 35 voos diárias e 49 aeronaves que realizavam 42 destinos diferentes em uma expansão evidente.
A companhia foi premiada como “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e pela Revista Avião Revue como “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York e “Melhor Companhia Aérea Low-Cost da América Latina”, pela Skytrax World Airline Awards. E nesse mesmo ano a Companhia tornou se a terceira principal companhia aérea brasileira, ultrapassando Webjet, Varig, Trip e Avianca.
A azul chegou a atender a 49 municípios diferentes, dispondo de uma frota moderna, com 3 ônibus próprios e dezenas alugados, a companhia dispôs de alguns mimos como Wifi e bebidas, esse transporte foi denominado de “Ônibus Azul”, e realizava o percurso entre Campinas (sede) e o Interior de São Paulo.
O objetivo da Azul era ter até o final de 2012 o número de 42 aeronaves, a companhia superou essa expectativa, na cidade de Brasília assumiu o terminal 2 e trouxe ainda mais agilidade as suas operações.
Em 2012 a azul assumiu a fusão com a TRIP, acordo assinado entre David Neeleman e Renan Chieppe (Presidente do Conselho de Administração) e Jose Mario Capriolli (Presidente Executivo). Essa operação aumentou ainda mais a frota, chegando ao número de 112 aeronaves, sendo 62 da azul e 50 da Trip.
Esse acordo deu a Azul e a Trip 15% do mercado aéreo brasileiro, e foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovaram a negociação.
Mudanças
Os anos de 2013 e 2014 foram marcados por grandes mudanças, a parceria Azul/ Trip fechou o ano de 2013 com mais de 9.848 funcionários, 867 voos diárias e atendimento a 103 municípios, se tornando a empresa aérea mais capitalizada em todo o mundo.
A Azul também fechou parceria com empresa portuguesa TAP, podendo emitir bilhetes da Azul na Europa, e abrindo mais 6 novas lojas próprias.
Em 2014 a empresa ainda fecha parceria com a Companhia Norte Americana United, em, possibilitando o acumulo de pontos e milhas através dos planos TudoAzul e MileagePlus. Em junho de 2014 a companhia recebeu sua segunda aeronave utilizada para o transporte de peças, tripulação e técnicos de manutenção. Essa é a segunda aeronave utilizada para esse fim, essa ação visa a redução dos cancelamentos em até 440% garantindo também a economia de combustível me translados de manutenção.
Em julho do mesmo ano a Azul assinou uma carta de intenção com a EMBRAER para adquirir novos 50 jatos E195-E2, ainda nesse evento a Azul foi eleita pela quarta vez consecutiva a melhor empresa low cost da América do Sul pela Skytrax World Airline Awards.
Em junho de 2014 a companhia recebeu seus dois primeiros Airbus A-330 série 200, para realizar os voos para Fort Lauderdale, Miami e Orlando, logo após a companhia também recebeu aeronaves que por sua vez fariam os voos com direção ao Europa.
O programa Tudo Azul também atingiu uma marca história de cinco milhões de membros, o anúncio em outubro de 2015 da expansão do acordo com a United Airlines (primeiro acordo internacional da companhia), permitiu que os serviços das duas empresas se unificasse em emissão de bilhetes, reservas e despacho de bagagem, isso tudo se dá através do acordo codeshare que as duas possuem.
Mais tarde ainda em 2015 United e Azul anunciaram um acordo Interline e juntas puderam oferecer seis mil voos diários para mais de 350 destinos em todo o mundo.
A United também adquiriu 5% de participação nas ações da Azul, pelo valor de R$ 100 milhões.
Em 2015 o Consórcio Gateway liderado por David Neeleman e Humberto Pedrosa do Grupo Barraqueiro, venceram a privatização da empresa portuguesa TAP, tendo 61% do capital da companhia aérea.
O grupo chinês HNA que reúne diversas companhias aéreas comprou cerca de 23,70% da Azul em uma operação de r$1,7 bilhão de reais, dando direito a HNA nas decisões administrativas da empresa, essa operação também incluiu o direito a ser investidor direto da TAP Portugal.
A companhia também foi eleita como a terceira melhor do mundo pelo Trip Advisor Traverler´s Choice, sendo a única empresa a figurar no ranking. Esse levantamento pesquisa as notas e avalições do site nos últimos 12 meses.
Em seu próprio site a Azul define que seu papel é “...estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.”
Hoje a Azul possui cerca de um terço do mercado brasileiro, e é considerada a terceira maior companhia do País.
O profissional que chega ao mercado de trabalho com conhecimentos sobre a área da aviação, principalmente se for uma formação superior, sem dúvidas irá ter um diferencial em relação aos seus concorrentes no momento da contratação.
Com o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo, a AEROTD irá preparar você para exercer funções que abranjam o planejamento logístico e operacional de um sistema de transporte aéreo, sendo capaz de gerenciar assuntos relacionados à recursos humanos e materiais para o desempenho de diversas tarefas, como gerenciar, supervisionar aeroportos, empresas aéreas e também operar no atendimento aeroviário.
Ficou interessado sobre como seguir na promissora carreira da aviação? Conheça mais sobre o curso no link abaixo ou envie uma mensagem para a nossa equipe de atendimento através do whatsaap: (48) 9 9681 7971
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O CURSO
Referências
https://www.voeazul.com.br/conheca-a-azul/sobre-azul
https://www.aviacaobrasil.com.br/azul_linhas_aereas_brasileiras_brasil/
Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países
Ótima empresa a Azul
Eu sou cada vez mais fã da empresa aerea Azul,quero trabalhar,de Serviços Gerais,em breve.
Olá Leonardo! Nós acreditamos que querer é poder. Continue nos acompanhando, temos sempre muitas matérias que certamente irão inspirar você!
Grande abraço.