mulheres piloto

Cenário Atual da Participação das Mulheres nos Cargos de Piloto e Copiloto nas Três Maiores Companhias Aéreas do Brasil

Sabe aquela emblemática frase “Ela tem que ser linda, recatada e do lar!” Pois bem, há uma resposta igualmente emblemática e forte: “Ela pode ser o que ela quiser!”

E a Júlia Gontijo de Oliveira Pereira Lima do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo escreve em seu TCC que a mulher pode estar inclusive inserida na aviação civil como piloto e copiloto mostrando que ao longo da história, as mulheres participam do mercado de trabalho cada vez mais de forma atuante e desempenhando papéis que antigamente eram ocupados exclusivamente por homens como, por exemplo, o mercado de pilotagem.

Fonte da Imagem: https://voenews.com.br/

Participação Feminina na Aviação Comercial Brasileira e seus avanços e desafios:

A pesquisa em questão se propõe a analisar a inserção das mulheres como pilotos e copilotos nas três principais companhias aéreas comerciais do Brasil: Azul, Latam e Gol. Apesar da crescente presença feminina em diversos setores da sociedade, a aviação ainda se configura como um campo majoritariamente masculino. A investigação visa compreender os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres nesse contexto, utilizando uma abordagem descritiva e quantitativa.

Mas há grandes desafios:

  • Predominância masculina na aviação, especialmente em cargos de comando e liderança;
  • Desigualdade salarial e disparidade de oportunidades;
  • Barreiras culturais e estereótipos de gênero que persistem na sociedade.

Júlia Gontijo de Oliveira Pereira Lima ainda afirma em seu TCC, que os papéis sociais concedidos ao feminino e ao masculino são resultados de um processo discriminatório empregado por uma sociedade patriarcal dominadora, ela ainda cita Simone de Beauvoir (1949): “a humanidade é masculina, e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a ele; ela não é considerada um ser autônomo”. Muito aconteceu de lá para cá, mas ainda parece uma afirmação aplicável para os dias de hoje.

A desigualdade de gênero ainda é explícita quando comparado os papéis sociais atribuídos aos homens e às mulheres. A representatividade que o feminino tem na sociedade, ainda é baseada nos velhos costumes, na exploração do feminino para a reprodução, diminuindo-o ao sexo frágil, enquanto aos homens ficará afiançado o direito de ser e fazer o que quiserem, descreveu a aluna.

Evolução da Participação Feminina na Aviação Civil:

Atualmente as pilotos de avião ainda parecem ser uma exceção no setor, mas estão, gradualmente, ocupando esse espaço. O espaço foi aberto por poucas mulheres que tiveram coragem de frequentar um meio que não lhes era designado e de pilotar aviões.

No Brasil, destacou-se Ada Rogato, primeira mulher da América do Sul a obter o brevê para pilotar um planador. Como piloto de avião foi a terceira do Brasil, além de ser a primeira brasileira a tirar o brevê de paraquedista e a primeira do mundo a dar um salto noturno. Ada foi a primeira piloto agrícola do país, e a estrela de inúmeros shows aéreos acrobáticos, que atraíram milhares de pessoas. Em 1942, Ada tornou-se voluntária na Base Aérea de São Paulo. Ela, assim como as demais mulheres, não podia ir para a linha de frente, portanto, participava de patrulhas com o intuito de detectar possíveis ataques no litoral brasileiro

E diante do cenário atual pode-se notar que as mulheres começam a ocupar mais, mesmo que timidamente e com limitações, os cargos de piloto no Brasil e no mundo, uma profissão comumente masculinizada pela sociedade, abrindo um espaço maior no século XXI, como mostra a seguir.

  • Aumento de 461 licenças de piloto privado de avião (PPR) entre 2015 e 2017, segundo dados da ANAC;
  • Aumento significativo nas licenças de piloto privado de helicóptero (PPH) e mecânica de voo.

A construção de um futuro igualitário exige um compromisso constante com a luta contra o patriarcado, promoção da igualdade de gênero e constatação tanto na academia quanto no mercado de trabalho. Através da educação, da conscientização e da ação conjunta, podemos construir uma sociedade onde as mulheres sejam livres para alcançar seu pleno potencial e serem quem elas quiserem ser

Para ler na íntegra este rico TCC que traz uma oportunidade de aprendizado sobre uma questão relevante para a nossa sociedade, como é a promoção da igualdade de gênero, sobretudo em contexto profissional feminino, ele estará disponível na nossa Biblioteca Virtual através do link: https://aerotd.com.br/biblioteca/

Ao clicar no endereço acima, na tela pesquise pelo Autor ou Título do TCC, depois em Pesquisar como mostra a imagem:

Clicando em Pesquisar o resultado será este:

Clicando em DOWNLOAD o TCC aparecerá na íntegra para você usufruir de todos os detalhes deste importante assunto para a aviação civil e tão atual. Veja!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário