Carreiras do futuro para quem quer trabalhar no setor aéreo

O tempo voa e não para. O futuro já está acontecendo e a cada minuto surgem novas tecnologias, inovações, ferramentas, ideias. Quem quer trabalhar no setor aéreo precisa entender que esta é uma área extremamente dinâmica e que, assim como um avião, não dá para ficar parado, senão vai para o chão.

Por isso, além de estudar sempre, se manter ligado no que acontece no meio aéreo e cultivar um bom networking, o profissional que deseja trabalhar no setor aéreo precisa ter um olhar apurado, voltado para o futuro, ou corre o risco de perder boas oportunidades na carreira.

Para que você não fique para trás, é importante analisar o presente e projetar o futuro e, por esse motivo, trouxemos algumas tendências que prometem se tornar realidade nos próximos anos no mercado aéreo. Basta ficar de olho e se preparar.

A evolução da aviação

Há 100 anos nós mal tínhamos um avião que pudesse transportar passageiros com segurança. Em 1906, Santos Dumont voou 200 pés em Paris, na França, um feito histórico. Em 1917, Curtiss Jenny já conseguia transportar duas pessoas em seu avião por aproximadamente duas horas a uma velocidade de 75 milhas por hora. Nada perto dos mais de 300 passageiros comumente transportados por aeronaves comerciais. Mas era um feito histórico para a época.

O que fascina (e amedronta alguns) é a velocidade com que as evoluções acontecem nos dias atuais. Os smartphones chegaram em nossas vidas há uns 10 anos, mas parece que sempre estiveram com a gente.

Dados do Fórum Econômico Mundial mostraram que atualmente 71% das horas de trabalho são realizadas por pessoas e 29% pelas máquinas. No entanto, até 2025 a tendência é de que haja uma inversão e mais da metade das funções passe a ser automatizada.

Quem quer trabalhar no setor aéreo precisa se preparar. Mas como? O que pode acontecer? Será que as profissões que conhecemos hoje vão sumir? Quais habilidades serão necessárias para o aeronauta do futuro? É o que vamos tentar descobrir a seguir.

Quais as profissões do futuro na aviação?

Analisando o mercado atual e como se desenvolvem as tecnologias, tanto no setor aéreo, como em outras áreas, podemos projetar as tendências que se tornarão realidade em breve e, assim, nos preparamos para elas.

Primeiro, ao voltar nossos olhares para as inovações que estão revolucionando o setor, podemos já imaginar algumas profissões que se destacarão em breve.

Mecânico com experiência em robótica, Realidade Virtual, Nanotecnologia, etc.

Quanto mais a aviação evolui, mais tecnologia incorpora. Em breve teremos aviões, acessórios e ferramentas que auxiliam no dia a dia, repletas de inovações.

Smartphones e tablets já são realidade na rotina de pilotos, que controlam funções e ferramentas nas aeronaves com esses dispositivos.

Robôs estão auxiliando mecânicos em diagnósticos e consertos. A miniaturização de componentes é constante e a nanotecnologia promete invadir todos os ramos onde há tecnologia.

Todas estas inovações, que parecem extremamente futuristas, já estão sendo introduzidas no mercado e quem quiser trabalhar no setor aéreo precisará entender e dominar o uso delas.

Pilotos de drones

Uma tendência do setor é que seja cada vez mais fácil transportar pequenas cargas e poucos passageiros em distâncias curtas. São diversas as iniciativas de drones para entregas ou para transporte de passageiros dentro de cidades, por exemplo.

A Amazon, juntamente com a Nasa, já planeja iniciar a entrega de produtos através de drones em breve. Assim, serão necessários profissionais com habilidades específicas para pilotar esses tipos de aeronaves.

Gerenciamento de tráfego aéreo

Com drones voando por aí e cada vez mais passageiros e aeronaves na aviação comercial, gerenciar todo o tráfego aéreo será um grande desafio. Quem deseja trabalhar no setor aéreo pode ter aí uma grande oportunidade, visto que esta área será o coração de todo o ramo.

Sem um bom controle de tráfego, ninguém se entende no céu, acidentes acontecem, menos pessoas voam, mais se gasta e menos se lucra. E isso é o que ninguém quer.

Como se preparar para trabalhar no setor aéreo em um futuro próximo?

Você que deseja trabalhar no setor aéreo precisa se preparar para ingressar em uma área dinâmica, repleta de inovações tecnológicas. Por esse motivo, apenas um curso, conhecimentos básicos, que lhe mantém na zona de conforto, já não é mais suficiente.

Para se tornar um profissional completo você precisa ingressar em um curso superior de tecnologia no transporte aéreo, que poderá lhe preparar melhor para o futuro, já que é voltado para um ensino muito mais abrangente.

Este curso é especialmente pensado para formar profissionais preocupados com a segurança das aeronaves, com a gestão da aviação civil, comprometidos com um posicionamento crítico/reflexivo e com a sustentabilidade socioambiental, para que sejam capazes de atuar com qualidade e efetividade nos serviços desse segmento.

O profissional do futuro, portanto, nasce no presente, escolhendo um curso superior que possa lhe capacitar para os desafios que estão o esperando a frente.

Fontes:

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/quer-ingressar-na-area-da-aviacao-conheca-as-carreiras/

https://eusouempreendedor.com/profissoes-do-futuro-carreiras-em-alta/

https://exame.abril.com.br/carreira/estas-sao-as-10-profissoes-emergentes-para-2022-segundo-o-forum-economico/

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/por-dentro-do-aeroporto-quais-profissoes-voce-pode-seguir/

https://airway.uol.com.br/o-que-o-futuro-reserva-para-aviacao-comercial/

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/como-sera-aviacao-daqui-21-anos_2109.html

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/inovacao-no-transporte-aereo-conheca-tecnologias-que-estao-revolucionando-o-setor/

Guilherme-Santos

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário