Você sabia que é uma brasileira que pilota o maior avião de passageiros do mundo?
O Airbus A380 da Emirates Airlines tem 80 metros de comprimento e 80 metros de ponta a ponta da asa. Possui cabine de 478 metros quadrados de espaço utilizável do piso, 40% a mais que o segundo maior avião de passageiros, o Boeing 747,e tem capacidade para até 853 pessoas.
A seguir, você vai conhecer melhor a história de Aline Borguetti, a brasileira que pilota este gigante dos céus.
O início dos estudos como comissária de voo
Aline Borguetti, comandante do A380, atualmente mora em Dubai, porém, começou sua jornada em Mauá, no ABC Paulista, onde nasceu e viveu a juventude.
De família simples, começou a trabalhar cedo, aos 14 anos, sem pretensões de entrar para a aviação, muito menos pilotar o maior avião de passageiros do mundo.
Ao cursar ensino médio técnico voltado para a área de turismo, conheceu uma professora que trabalhava como comissária, que a incentivou a entrar para a área, já que Aline falava muito bem o idioma espanhol.
Desistiu da ideia de cursar direito e resolveu, então, fazer curso de comissária de voo. Aline lembra que economizava ao máximo o que recebia em seus empregos para pagar o curso.
Com muito esforço, concluiu o curso e, em 2007, com 18 anos, conseguiu se tornar comissária de voo da Gol.
De comissária de voo a piloto
No primeiro dia como comissária de voo, Aline conta que sentiu um imenso nervosismo e que, mesmo assim, logo se acostumou com a função, sendo rapidamente transferida para a classe confort, por conta de sua facilidade em falar espanhol.
Agora, sendo escalada para fazer mais voos no mercosul, passava mais tempo no ar e por vezes tinha a oportunidade de frequentar a cabine.
Dia após dia seu interesse pelo cockpit crescia e sua curiosidade fez com que aprendesse bastante coisa. Logo foi incentivada a estudar mais para ser piloto.
Quando surgiu a oportunidade de fazer um voo de experiência em um pequena aeronave, juntamente com um piloto que havia conhecido no trabalho, não pensou duas vezes. Neste momento ela estava decidida que queria aprender a pilotar uma aeronave.
Só não sabia ainda que ela viria a pilotar o maior avião de passageiros do mundo.
Daí em diante passou a juntar todo o dinheiro que conseguia para pagar as aulas práticas de voo e poder tirar sua certificação para Piloto Privado. Fazia, em média, 3 a 4 horas de aula por mês com o que conseguia juntar.
Chegando ao final do curso de PP descobriu que precisaria de um inglês mais técnico para poder trabalhar como piloto de aeronaves. Como seu conhecimento na época era apenas básico, teve a arriscada ideia de pedir demissão e fazer intercâmbio para aprimorar seu inglês. Ficou 1 ano trabalhando na Austrália e aperfeiçoando seu conhecimento no idioma.
Um anos depois, voltou para o Brasil e também para o trabalho de comissária, agora na Azul, além de trabalhar como professora de inglês em um curso pra comissário de voo.
Se tornando a brasileira que pilota o maior avião de passageiros do mundo
Após concluir o curso de piloto privado, fez o de piloto comercial e, aos 24 anos, fez sua checagem.
Assim, em 2013, quando a Azul abriu processo seletivo interno, conseguiu passar e se tornar a primeira comissária da companhia a ser promovida internamente para piloto de jato.
Após alguns anos trabalhando na Azul, em 2017 fez um processo seletivo para a Hongkong Airlines e foi contrarada para pilotar um Airbuss A320.
Depois de um ano, passou a pilotar um A330 fazendo tanto voos de passageiros, como cargueiros.
Depois que a HongKong Airlines começou a enfrentar problemas, Aline fez seleção e passou a trabalhar na Emirates em 2019, uma das mais desejadas empresas de aviação do mundo.
Lá ela se tornou a brasileira que pilota o maior avião de passageiros do mundo, o Airbuss 380.
Aline se tornou um exemplo de perseverança e força de vontade. Enfrentou preconceitos e chegou a uma posição de destaque no mercado de aviação, Esta história mostra que todo mundo pode decolar seu futuro se tiver muita dedicação.
Tire suas dúvidas sobre nossos cursos entrando em contato pelo chat em nosso site www.aerotd.com.br ou com nossa equipe comercial:
Comercial 01 : (48) 9 9681 7971 – vera@aerotd.com.br
Comercial 02 : (48) 9 9655 3259) – comercial3@aerotd.com
Primeiro: essa não é a única brasileira a ter voado A380 (sim, no pretérito, pois ela não é mais funcionária da Emirates há quase 2 anos) ;
Segundo: essa pessoa nunca foi comandante, nem de A380 nem de qualquer outra aeronave.
Apurem melhor suas histórias antes de as publicarem e parem de dar espaço para devaneios e charlatonices.
Caro Egon!
Em primeiro lugar, agradecemos muito pela sua participação no Blog Decole Seu Futuro.
O intuito do blog é justamente esse, promover a troca de informações sobre o mundo da aviação e estamos sempre abertos à críticas e apreciamos muito quando recebemos tais contribuições.
Sobre a veracidade da matéria “Conheça a história da brasileira que pilota o maior avião de passageiros do mundo” que conta a história da piloto Aline Borguetti, já estamos apurando com a nossa equipe de redatores sobre a fonte, mas basta uma rápida pesquisa pelo Google para ver uma matéria com vídeo no Fala Brasil, com Mariana Godoy e Sérgio Aguiar.
Veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=E_pIUEjiak0 (Nós temos ciência de que nos dias de hoje, muito do que se publica muitas vezes não são fatos reais e nesse aspecto, reconhecemos que devíamos colocar a fonte da informação).
Esse, como muitos outros, é um case de sucesso que precisa ser bastante divulgado para ajudar a vencermos os preconceitos em relação às mulheres na sua atuação profissional.
Agradecemos a sua participação, pois assim como o blog, a AEROTD possui o canal do YouTube onde publicamos webinares com entrevistas, palestras e muitos outros assuntos relacionados ao setor.
Saiba que os seus apontamentos serão levados em consideração, inclusive foi colocado em pauta convidar a Aline Borguetti para participar de uma live em nosso canal para esclarecer melhor a história e se for o caso corrigir informações.
Caso aconteça essa entrevista online com a Aline, lhe informaremos. Mais uma vez, obrigado por sua contribuição, grande abraço!
Eu e minha mãezinha de 101 anos estamos lendo a matéria sobre a Aline Borguetti e o maravilhoso avião A 380. Que história linda. parabéns e mais sucesso.
meus amigos esse camarada parece meio fora do mundo real.será preconceito pelo fato de Aline Borguetti ser mulher,brasileira é mauaense? pesquisei muito sobre ela e só vejo histórias cheias de orgulho e vitórias na vida dessa mulher de origem humilde que chegou ao topo com muita dedicação e garra fora sua inteligência peculiar!parabéns pela reportagem aerotd.