A Comunicação Organizacional na Aviação

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA AVIAÇÃO

As Companhias Aéreas investem muito na comunicação organizacional, pois sabem o quanto ela é importante e influencia diretamente na produtividade da empresa como um todo.

Além da produtividade em vendas, uma boa comunicação organizacional facilita o entendimento de todos sobre os valores da empresa fazendo com que cada um se sinta parte do processo, essa sensação aumenta consideravelmente a sua motivação e prazer em trabalhar.

O profissional da aviação nas companhias aéreas, recebe diariamente todo o tipo de informação, elas têm o intuito tanto de conscientizar o profissional a respeito dos procedimentos de segurança, quanto fazer com que o mesmo se identifique cada vez mais com os valores da empresa.

A comunicação organizacional na aviação pode ser feita de diversas maneiras, vejamos algumas delas abaixo:

Comunicação interna: voltado ao público interno, essa comunicação pode ser feita de diversas formas, entre elas podemos exemplificar algumas:

  • Através de intranet (sistema interligado);
  • - Murais físicos, que buscam deixar todos atualizados quanto às metas a serem atingidas pela companhia aérea (pontualidade, vendas);
  • - Grupos de whatsapp;
  • - E-mail's;
  • - Site da empresa (com uma área exclusiva para colaboradores).

Comunicação externa: setores e comitês que têm como função realizar o controle e planejamento de ações que valorizem a ligação entre a empresa e o público, visando também o atendimento de pedidos e reclamações.

Comunicação institucional: realizada com o ambiente externo, através da assessoria de imprensa, marketing e publicidade.

As companhias aéreas possuem profissionais e equipes focadas somente nesse processo, a comunicação feita com o público externo é importantíssimo para vendas e também para situações de emergência, evitando ruídos na comunicação que, se não for bem conduzida diante de situações de acidentes e crises, podem manchar a imagem da companhia aérea permanentemente.  

Endomarketing: visa a divulgação de ações de marketing para o púbico interno, através de comitês, as empresas podem realizar campanhas relacionadas à vendas, planejamentos e estratégias em relação à operação diária, além de trabalhar também com palestras e treinamento, não somente técnicos, mas também de outras áreas que podem ajudar diretamente no setor da aviação.

Comunicação mercadológica: voltada para publicidade, propaganda, exposições e feiras. É possível ver algumas empresas que divulgam suas informações em diferentes plataformas de mídias. Nesse tipo de comunicação o intuito é divulgar e posicionar a marca.

Gestão: Realiza a gestão e coordenação de empresas que prestam serviços terceirizados como planejamento de ações de divulgação, controle de custos, entre outros.

comunicação organizacional na aviação civil
Fonte da Imagem: Google

Como as Companhias Aéreas utilizam a Comunicação Organizacional?

As companhias aéreas sabem como é importante investir nesse setor, pois são empresas que trabalham em todo o território nacional e devem estar alinhadas em relação às normas e procedimentos.

A comunicação organizacional realizada de maneira externa é requisitada, sobretudo em gerenciamentos de crise. Em casos de grandes acidentes é realizado um comitê especializado em comunicação com o público para que os passageiros e familiares possam estar sempre atualizados e amparados pela empresa.

Um caso recente foi a crise dos caminhoneiros, ocasião em que diversos serviços que influenciam diretamente nas operações diárias da aviação foram interrompidos, causando cancelamentos e atrasos. A comunicação feita com o público externo, através de notas oficiais tanto na imprensa quanto nos sites redes sociais oficiais possuem o objetivo de deixar os clientes para que estejam a par de todos os acontecimentos.

As redes sociais citadas acima são um canal constantemente utilizado pelas companhias aéreas no intuito não somente de divulgar e vender seus serviços, mas também incluir seus colaboradores para ampliar ainda mais a informação, de forma que cada perfil seja também um porta-voz dos acontecimentos relacionados à empresa.

redes sociais
Fonte da Imagem: Google

As maiores companhias aéreas do Brasil hoje possuem atividades nas redes sociais , vamos conhecer algumas ações abaixo:

Azul Linhas Aéreas:

  • Campanhas de marketing com empresas como a Avon, na qual é possível ver comissárias se maquiando com os produtos da marca;
  • Novas aeronaves que estão sendo incluídas na operação diária (Airbus A330neo);
  • Produtos como internet a bordo, snacks e outros confortos servidos a bordo;
  • A história da companhia em vídeos de pequena duração que atendem ao público atual que procura o conhecimento de maneira cada vez mais ágil e rápida.

https://www.youtube.com/user/voeazul/featured

azul linhas aéreas
Fonte da Imagem: Google

Gol Linhas Aéreas:

  • A apresentação dos novos uniformes que serão utilizados a partir de 2020 nas redes sociais e site oficial;
  • Colaboradores da empresa na entrega das premiações na final da Copa América em 2019;
  • Perfis de redes sociais como o @aeronews (Instagram) que têm como intuito divulgar procedimentos e novidades da empresa utilizando colaboradores com principais canais de comunicação;
  • Produtos como os assentos Gol+Conforto, internet e tv a bordo são divulgados também através do canaL do Youtube;
  • Além disso um dos principais garotos-propaganda da empresa é o atleta paraolímpico Fernando Fernandes, ação que demonstra a preocupação da empresa na inclusão de clientes com deficiência.

https://www.youtube.com/user/gol

gol linhas aéreas
Fonte da Imagem: Google

Latam Airlines Brasil

É possível encontrar no canal oficial da Latam no Youtube conteúdos como:

  • Videos comemorativos como o referente aos 90 anos de empresa;
  • Destinos voados pela empresa tanto  no Brasil quanto no exterior;
  • Bastidores da empresa como a apresentação do centro de manutenção e também vídeos explicativos sobre o funcionamento das aeronaves.

https://www.youtube.com/user/tam/featured

Latam Airlines Brasil
Fonte da Imagem: Google

Viu como a comunicação organizacional é constantemente utilizada na aviação?

A Faculdade de Tecnologia AEROTD disponibiliza na grade do seu Curso Superior de Tecnologia do Transporte Aéreo, ainda mais informações sobre o que é e como é feita a Comunicação Organizacional na aviação.

No Curso Superior de Tecnologia do Transporte Aéreo você vai conhecer o conceito, modelos de comunicação, história e como ela é utilizada pelas companhias aéreas atualmente com o advento das redes sociais.

No site https://www.aerotd.com.br/ você pode encontrar todas as informações! Não perca tempo!

Referências

www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-comunicacao-organizacional

https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-organizacional/

Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário