O que é necessário para seguir a carreira de um piloto internacional?
A abordagem sobre diversos aspectos da formação de piloto no exterior é um assunto que muitos aspirantes a pilotos costumam fazer.
O que deve ser considerado? Quais os recursos necessários? Qual a escola que se deve estudar? O que realmente é determinante?
Não existem receitas prontas, não há fórmulas acabadas. O Decole Seu Futuro apurou o assunto e disponibilizou aqui pra vocês leitores do blog, a história de Emanuel Dias de Moraes, que já foi professor da AERO TD – Faculdade de Tecnologia e hoje continua conquistando os céus do mundo.
Segue o relato resumido de Moraes:
Eu comecei o curso de Piloto de Planador aos 15 anos de idade, com 17 fiz o PP e aos 18 chequei a carteira de PP.
Logo depois emendei com o teórico de PC, na mesma época em que comecei a dar aulas na AERO TD – Faculdade de Tecnologia da cidade de Florianópolis – SC. Como não tinha grana pra voar eu pilotava os aviões de quem não tinha carteira, dessa forma eu acumulei muitas horas de voo.
A próxima habilitação foi a de Piloto Rebocador e Instrutor de Voo de Planadores, que também me ajudou a acumular as horas de voo.
Finalmente chequei o PC e pude começar o Curso de Instrutor de Voo de Avião, e arrumei emprego em Francisco Beltrão, no Paraná. Fiquei lá por 2 anos.
Quando voltei pra Florianópolis, arrumei um emprego como Copiloto de Citation, um jato executivo, e logo consegui a carteira de comandante nesse avião.
Após esse período, fui para Blumenau – SC, onde consegui o primeiro emprego e neste, eu efetivamente passei a ser comandante (o do jato era só a carteira). Era um bimotor PA34 Seneca.
Fiquei lá mais uns 02 anos e meio. De lá fui pra TAM – Linhas Aérea, onde atuei durante 04 anos como copiloto de A319/320/321.
Depois disso, surgiu a oportunidade de entrar na Qatar como Primeiro Oficial de A330
Quanto ao idioma inglês, eu fui meio auto didata, praticava com um amigo que também é piloto, que já foi comissário e havia trabalhado no exterior, assistia bastante filmes em inglês e principalmente, lia bastante…
Cada piloto tem a sua história e a ideia do blog é reunir o maior número delas para servir de inspiração para os novos pilotos.
E aí? Gostou da postagem?
Ficou interessado em saber mais?
Em breve o Decole Seu futuro, irá publicar uma entrevista com Enderson Rafael, piloto e autor do livro “Formação de Pilotos nos Estados Unidos, pela Editora Bianch – 167 páginas. O livro é elaborado com o formato de perguntas e respostas e é parte da série “50 Dicas de aviação”.
Não percam!
Gostaria de saber se existe mulheres na profissão de piloto?
Agradeço Lucinete
Sim Lucinete! Existem muitas mulheres que trabalham como piloto. vale a pena conferir essa matéria do G1: http://goo.gl/Fjdkiw
Entraremos em contato com você através de e-mail para enviarmos nossos informativos.
Grande abraço!
Sim existe varias mulheres comandantes de aeronaves
Para ser um piloto internacional é preciso somente do inglês ou outras línguas podem ser um diferencial ?
é vale apena investir numa carreira de piloto?
Olá Lucas! A globalização fez com que as culturas locais de uma determinada região se tornassem conhecidas em diversos outros lugares do mundo. O mesmo aconteceu com o idioma e o que mais se destacou neste processo de mundialização foi o inglês, porém ao se candidatar a uma vaga para trabalhar fora do país, quanto mais línguas você falar, maiores serão suas chances e isso irá depender muito de cada empresa. E quanto valer a pena ser piloto, podemos dizer, que nós da Aero TD somos apaixonados por aviação e sim, achamos que é uma profissão muito gratificante! E você? Tem o sonho de ser piloto? Acesse nossa página e inspire-se! http://aerotd.com.br/curso-piloto-de-aeronaves/ Grande abraço!
Ola, tenho 33 anos e estou com vontade de me tornar piloto de linha aerea, voce acha que minha idade esta muito avançada para começar o processo?
Boa materia.