A aviação é repleta de mistérios, lendas e muitas curiosidades que são realmente verdade. Muitos destes fatos curiosos sobre o transporte aéreo de carga e passageiros que vamos contar pra você aqui neste post só nos fazem ter certeza de uma coisa: o avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Tudo isso por conta de diversas regras, procedimentos e tecnologias que garantem isso.
Mas o foco aqui não é falar tanto sobre as partes técnicas e, sim, trazer um pouco de informação através de uma leitura bem leve e descontraída. Inclusive, não tem hora melhor pra ler este texto do que entre uma conexão e outra ou durante o voo, não é mesmo?
Então recline sua poltrona, fique confortável e embarque nessa viagem por um mundo de informação e curiosidades.
1 – Já existem aviões que fazem até a aterrissagem no piloto automático
Uma das coisas que tornam o transporte aéreo de carga e passageiros possível e seguro é a tecnologia do piloto automático. Com esse auxílio tecnológico o piloto consegue cuidar de outros processos durante o voo, deixando a pilotagem em si para o sistema computadorizado da aeronave.
Os aviões mais modernos são equipados com sensores que se comunicam com os sistemas eletrônicos e seguem as rotas pré-configuradas pelo piloto. Há ainda algumas aeronaves que conseguem se comunicar com sensores instalados na pista de pouso e podem gerenciar inclusive a sua aterrissagem.
2 – Não precisa ter medo de relâmpagos
Se o avião estiver passando por uma tempestade elétrica, olhe para a janela e curta o momento. Não precisa ter medo, pois a segurança no transporte aéreo de carga e passageiros já está em um patamar avançado e raios não são mais um perigo pra quem está nos céus.
O último avião a sofrer um acidente por conta de relâmpagos foi em 1963. De lá pra cá a tecnologia e a engenharia aeronáutica evoluíram bastante, fazendo com que aviões possam ser atingidos por descargas elétricas e toda essa energia não seja absorvida pela aeronave, sendo dissipada na fuselagem. Portanto, é bem possível que você nem note que o avião sofreu a ira de Thor.
3 – Quem falou que os aviões precisam de todos os motores funcionando pra poder voar?
Se um dos motores da aeronave em que você está, simplesmente parar, fique calmo. Pegue uma bebida e recoste em seu acento. A viagem vai poder seguir normalmente.
Sim, é possível voar mesmo se um dos motores falhar. No entanto, possivelmente a aeronave vai gastar mais combustível e não conseguirá percorrer toda a distância que estava programada e por isso um pouso de emergência pode ser necessário.
As autoridades aeronáuticas internacionais, inclusive, exigem que os aviões que fazem o transporte aéreo de carga e passageiros tenham um certificado chamado Extended Twin Engine Operations, que indica quanto tempo é possível voar com apenas um motor operacional. Os famosos Boeing 787, por exemplo, possuem ETOPS-330, que indica que eles conseguem voar até 330 minutos apenas com um motor operacional.
Também é possível voar sem nenhum motor operante, apenas planando. Mas aí já é emoção demais, né!?
4 – Se a comida do avião não tem gosto, a culpa é do seu organismo
Mas não se sinta mal. Você não tem muito controle sobre isso. Conforme alguns estudos mostraram, em altas altitudes o paladar e o olfato são bastante prejudicados e, por isso, você não consegue sentir muito bem o gosto das coisas. Então, antes de reclamar com o comissário de voo, lembre-se que o avião não possui uma cozinha de restaurante com pratos fresquinhos pra você e que, pra piorar, o nosso próprio organismo não colabora.
5 – Piloto e co-piloto não comem a mesma comida
Essa é outra medida que torna o transporte aéreo de carga e passageiros tão seguro. Afinal, já pensou se esses dois tripulantes comem a mesma comida e tem o azar de passar mal ao mesmo tempo? Pra evitar esse tipo de transtorno cada um tem sua quentinha.
6 – Um piloto nunca fica sozinho na cabine
Mais uma ideia super inteligente pra garantir a segurança do voo. Sempre que o piloto ou copiloto se ausenta da cabine, um comissário toma seu lugar. Mas não para controlar a aeronave. Só pra fazer companhia mesmo. Ou melhor, ficar vigiando o tripulante que ficou na cabine. Afinal, já pensou se um deles sai e o que ficou sozinho na cabine passa mal com a quentinha que comeu e apaga? Então é sempre bom ter dois, assim, um cuida do outro e os dois cuidam de todos nós.
Quer saber mais curiosidades sobre o transporte aéreo de carga e passageiros?
Você tem duas opções para conhecer mais sobre tudo que acontece nessa área. Pode simplesmente nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.
Ou pode ainda fazer um de nossos cursos e conhecer todas estas curiosidades do transporte aéreo de carga e passageiros na prática.