trabalhos-academicos

As produções técnicas e científicas da AEROTD devem seguir as recomendações do Manual de Trabalhos Acadêmicos e das normas da ABNT (criar link de acesso ao doc anexo), os modelos de templates disponibilizados pela coordenação de trabalhos acadêmicos e as normas da Associação Brasileira

Quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), este deverá ser entregue ao setor responsável respeitando as orientações para sua entrega. (criar link de acesso ao doc anexo) Para auxiliar na gestão dos trabalhos acadêmicos, relaciona-se a seguir normativas, recursos e dicas de pesquisa.

CONSULTA AOS TCC’S:

Os trabalhos de conclusão de curso já realizados pelos alunos da AEROTD podem ser acessados no sistema de gestão do acervo da biblioteca o Biblioshop. Na tela inicial deste sistema é possível filtrar a busca por autor, ano, título ou tipo de obra. Todos trabalhos estão disponíveis em formato PDF e podem ser baixados para posterior uso.

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA AEROTD:

O manual tem como objetivo auxiliar os alunos na elaboração e apresentação do TCC. É um documento de referência para a comunidade acadêmica construído com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

NORMAS ABNT:

A biblioteca da AEROTD disponibiliza consulta as normas ABNT no sistema Biblioshop (criar link de acesso ao Biblioshop) e também no formato físico disponível no acervo da Biblioteca.

ORIENTAÇÃO ABNT:

Compreende a orientação técnica do bibliotecário no desenvolvimento das pesquisas acadêmicas na elaboração de referências bibliográficas, artigos, resumos; dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso de acordo com as normas da ABNT. Para solicitar este serviço entrar em contato pelo e-mail biblioteca@aerotd.com.br.

TEMPLATE (PROJETO DE PESQUISA E TCC):

(aguardando atualização destes documentos) aqui encontram-se modelos Word para projeto de pesquisa e TCC (criar link de acesso ao pdf em Projeto de pesquisa e TCC). Estes modelos foram criados com base nas normas técnicas ABNT e seguindo orientações do Manual de trabalhos acadêmicos da AEROTD.

OPERADORES BOOLEANOS:

Os operadores de pesquisas AND, OR, NOT, NEAR e SAME são utilizados nos buscadores como Google Acadêmico, bibliotecas digitais, repositórios institucionais, bases de dados, sistemas de revistas eletrônicas ou qualquer outro sistema de recuperação de dados.

Estes operadores tem a função de combinar termos de pesquisa possibilitando ampliar ou limitar a recuperação de documentos (artigos, revistas, livros, teses, dissertações, … etc.) sobre determinada temática. No site da Scielo encontram-se disponíveis exemplos e orientações de como usar estes operadores.

GERENCIADORES DE REFERÊNCIAS:

São softwares que permitem armazenar, gerenciar ou citar referências conforme normas ABNT ou as específicas de cada periódico. Também criam automaticamente listas de referências no final do trabalho de conclusão de curso ou outro documento. Entre os gerenciadores mais utilizados destacam-se o EndNote, Mendeley, More e Zotero.

FICHA CATALOGRÁFICA:

Este documento contém informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar os trabalhos acadêmicos e demais documentos nos acervos de bibliotecas, bases de dados, repositórios institucionais e demais sistemas de recuperação de documentos. Este produto é elaborado pelo bibliotecário graduado em Biblioteconomia com uso das normas ABNT, o Código de Catalogação Anglo Americano (AACR) e a tabela Cutter. Esta ficha poderá ser criada também com o uso do recurso MORE. Apresentamos a seguir modelo da ficha catalográfica.

...