ATIVIDADE: SOBREVIVÊNCIA NA SELVA E PRIMEIROS SOCORROS APÓS ACIDENTE AÉREO
Carga Horária: 10 horas/aula

Ao final dessa atividade, o aluno deverá ser capaz de atingir os objetivos específicos do seguinte conteúdo programático:

  • Briefing sobre as ações imediatas e simultâneas;
  • Briefing sobre as ações subseqüentes;
  • Cuidados relativos à preservação da saúde;
  • Primeiros socorros após acidente aéreo;
  • Sinalização diurna;
  • Obtenção de abrigo;
  • Obtenção e utilização de fogo;
  • Obtenção e purificação de água doce;
  • Obtenção e preparo de alimentos de origem vegetal;
  • Obtenção e preparo de alimentos de origem animal;
  • Deslocamento;
  • Sinalização noturna.
curso de comissario de voo sobrevivencia no mar selva

ATIVIDADE: SOBREVIVÊNCIA NO MAR
Carga Horária: 03 horas/aula

Ao final da atividade, o aluno deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos específicos do conteúdo programático:

Equipamentos individuais de flutuação:

  • Reconhecer o assento flutuador.
  • Utilizar o assento flutuador.
  • Reconhecer o colete salva-vidas.
  • Citar a finalidade de cada um dos componentes do colete salva-vidas.
  • Utilizar o colete salva-vidas, inclusive em deslocamentos individuais e coletivos, em resgate individual de sobrevivente consciente e de sobrevivente inconsciente e aplicando a técnica de agrupamento.

 

Equipamentos coletivos de flutuação

  • Reconhecer a escorregadeira-barco (aplicável somente a escolas que dispuserem deste equipamento).
  • Citar a finalidade de cada um dos componentes da escorregadeira-barco (aplicável somente a escola que dispuser deste equipamento).
  • Descrever as fases da utilização da escorregadeira-barco (aplicável somente à escola que dispuser deste equipamento).
  • Reconhecer o barco/bote salva-vidas.
  • Citar a finalidade de cada um dos componentes do barco/bote salva-vidas.
  • Fixar na aeronave o barco/bote salva-vidas.
  • Retirar da aeronave o barco/bote salva-vidas.
  • Desconectar da aeronave o barco/bote salvavidas.
  • Descrever as fases de utilização do barco/bote salva-vidas.
  • Comandar, através de palavras e gestos, as ações de pegar os coletes salva-vidas, vesti-los, sair dos assentos, inflá-los e sair da aeronave.
  • Comandar, através de palavras e gestos, as ações de retirar os assentos, agarrá-los e sair da aeronave.
  • Realizar todos os procedimentos relativos à utilização do barco/bote salva-vidas.
  • Realizar todos os procedimentos relativos à utilização da escorregadeira-barco (aplicável somente à escola que dispuser deste equipamento).
curso de comissario de voo sobrevivência no mar

ATIVIDADE: COMBATE AO FOGO
Carga Horária: 02 horas/aula

  • Ao final da atividade, o aluno deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos específicos do conteúdo programático:
  • Reconhecer o extintor de halon portátil usado a bordo.
  • Combater o fogo em área confinada utilizando o extintor de halon portátil.
  • Reconhecer o extintor de água portátil usado a bordo.
  • Combater o fogo em área aberta utilizando o extintor de água portátil.
  • Reconhecer o capuz antifumaça usado a bordo.
  • Utilizar o capuz antifumaça (CAF ou PBE) no combate ao fogo em ambiente com fumaça.
  • Improvisar filtros.
  • Utilizar filtros improvisados em ambiente com fumaça.
  • Reconhecer o par de luvas de kevlar usado a bordo.
  • Utilizar o par de luvas de kevlar no combate ao fogo.
  • Reconhecer a machadinha usada no combate ao fogo a bordo.
  • Utilizar a machadinha no combate ao fogo.
curso de comissario de voo combate-ao-fogo